Capítulo Trinta: Melhor que um Chef de Cozinha
— Senhor Ji, o que estamos fazendo? — perguntei, seguindo-o pelo supermercado enquanto empurrava o carrinho. De vez em quando, ele jogava algum item lá dentro. Naturalmente, a tarefa de empurrar o carrinho era minha.
— Escolha o que quiser para comer — disse ele. Após uma breve pausa, acrescentou: — Você sabe cozinhar?
— Ah? — Surpresa com a pergunta, respondi com sinceridade: — Não, não sei.
— Não sabe? — Ji Zehan parou o que estava fazendo, virou-se para mim e me olhou com uma expressão de descrença. — Você não é casada? Por que não sabe cozinhar?
Senti meu olhar baixar. Em casa, minha mãe nunca me ensinou a cozinhar, dizendo que uma garota deveria ser criada com mimos e que não havia razão para ter que cozinhar depois de se casar. Por isso, desde que entrei para a família Chen, nunca soube preparar nada, o que acabou sendo um dos motivos pelos quais fui desprezada.
— Desculpe, é que presumi que toda mulher casada soubesse cozinhar. Além disso, a comida da sua mãe é muito boa, achei que você soubesse.
Talvez ao notar que meu humor havia decaído, Ji Zehan pediu desculpas.
— Tudo bem — respondi de forma neutra. Não achava que o fato de não saber cozinhar fosse algo ruim.
— Então, o que você tem comido ultimamente no seu apartamento? — perguntou ele, voltando a caminhar.
— Miojo, comida pronta, essas coisas — respondi honestamente. Embora não fosse tão bom quanto um banquete, eu era fácil de satisfazer e comia qualquer coisa.
Ji Zehan não disse mais nada, apenas continuou a caminhar lentamente, colocando itens no carrinho.
No final, empurrei o carrinho cheio atrás dele. Somente após entrarmos no carro é que ele pegou os produtos frescos, guardou-os e partiu.
— Senhor Ji, para onde estamos indo? — Eu pretendia manter a postura de não ser curiosa, mas, diante de tantas verduras e frescos, não consegui me conter.
— Para casa.
Ji Zehan disse isso com uma naturalidade desconcertante. Fiquei paralisada por um momento com a palavra "casa". Depois, comecei a divagar: seria a casa dele ou a minha? Aliás, minha "casa" mal poderia ser chamada assim; era apenas um lugar para passar a noite.
Vendo o carro se afastar e reconhecendo o caminho, franzi a testa. Lembrei-me da primeira noite em que o conheci, quando ele me levou à sua casa: aquele condomínio de mansões isolado.
— Senhor Ji, você está indo para sua casa, mas e quanto a mim? — perguntei, olhando para ele.
— Você pode voltar a pé.
Ele se virou para mim com um sorriso brincalhão. A menção de "voltar a pé" me trouxe lembranças do ocorrido e senti meu rosto arder. Ao olhar para ele, notei que o homem não demonstrava reação alguma. Talvez ele tivesse esquecido ou simplesmente não se importasse.
— Traga as compras.
Ji Zehan estacionou o carro, transferiu os mantimentos para o carrinho e saiu com elegância, deixando-me para trás para reclamar enquanto empurrava o carrinho para dentro da mansão.
— Traga aqui.
Naquele dia, saí com tanta pressa que não tive tempo de apreciar a mansão. Hoje, pude notar como o ambiente exalava sofisticação. O estilo era europeu, com tons de preto, branco e cinza que revelavam o bom gosto do dono.
Antes que eu terminasse de observar, a voz de Ji Zehan ecoou de outro cômodo. Corri com o carrinho até lá e vi que era a cozinha. Ele estava usando um avental, agindo como se fosse a coisa mais natural do mundo.
Fiquei boquiaberta, sem saber como reagir ao vê-lo ali, tão sério, retirando os vegetais, lavando as carnes e começando a preparar a refeição com uma destreza digna de um chef profissional. Eu observava tudo, atônita, até que ele terminou e acenou com a mão diante do meu rosto.
— O quê? Ficou hipnotizada?
— Ah? Senhor Ji, você sabe cozinhar? — Até aquele momento, eu mal podia acreditar. Dos homens que conheci, raramente algum sabia cozinhar, e alguém tão bem-sucedido quanto ele parecia ainda menos provável.
— Prove primeiro, depois expresse sua surpresa e seus elogios.
Ele sorriu, um gesto que me deixou levemente inebriada. Talvez fosse a atmosfera, mas, quando recuperei a consciência, percebi que minhas mãos estavam presas ao redor do pescoço dele, e nossos rostos e lábios estavam quase colados.
— D-desculpe, Senhor Ji! Eu não fiz por querer...
Soltei-o apressadamente, baixando a cabeça com o rosto em brasas. O clima congelou.
Ji Zehan não disse nada, apenas entrou na cozinha e começou a mexer nas coisas. Quando levantei os olhos, não sei se foi uma ilusão, mas pareceu-me ver as orelhas dele avermelhadas.
Deveria ter ficado na porta da cozinha ou ajudado, mas preferi me sentar no sofá da sala, sem saber o que dizer.
Ji Zehan não saiu até que tudo estivesse pronto.
— Está... está pronto? — levantei-me, perguntando com dificuldade. — Vou ajudar a servir.
Ele murmurou um "hum" e voltou à cozinha. Levantei-me e o segui. Ao virar, nossos olhares se cruzaram. Desviamos o olhar simultaneamente, constrangidos.
— Se for beber, pegue aqueles dois copos ali.
A voz dele soava neutra, mas a atmosfera estava carregada de ambiguidade.
Quando tudo estava na mesa, ele abriu um vinho de 1982. Sentei-me em frente a ele, sem ousar dizer uma palavra.
— Vai beber?
— Não, obrigada, Senhor Ji.
Respondia apenas ao que ele perguntava.
— Tudo bem. — Ele serviu a si mesmo.
Vendo que o silêncio voltava a reinar, decidi me servir também. Levantei o copo em direção a ele: — Obrigada por preparar o jantar, Senhor Ji.
Bebi o primeiro copo e enchi o segundo. — Agradeço por tudo o que tem feito por mim. Se não fosse pelo senhor, não sei o que teria acontecido com aquele canalha. — Fiz uma pausa, observando o líquido rubro no copo. — Talvez ele tivesse acabado comigo.