Para Tempestália Capítulo Quatorze Devemos ser fortes! Fortes...
Página 1 de 3
Gegê olhou para aquela fortificação e não pôde evitar franzir a testa. Então seus olhos giraram e uma ideia lhe ocorreu.
— Cof, cof... ainda há alguém vivo aí dentro? Sou eu, Gegê! Abram logo a porta!
Depois de um bom tempo, duas cabeças finalmente surgiram por cima da fortificação.
Os dois cinocéfalos primeiro olharam cautelosamente para os arredores. Em seguida, esticaram o focinho e farejaram com força. Só depois de se certificarem de que não havia cheiro de humanos é que baixaram a cabeça para olhar Gegê, parado junto à base da muralha, com as mãos apoiadas na cintura.
— Au... Gegê? É mesmo você? Nós achamos que você...
Um dos cinocéfalos, que tinha um pequeno tufo de pelos brancos no queixo, quase pulou de alegria ao reconhecer Gegê.
— Au... é você, Pelo Branco! Abra logo a porta. Tenho informações importantes para relatar ao senhor Cauda Dourada.
Ao ver Pelo Branco, Gegê também soltou um suspiro de alívio. A mão que mantinha pousada sobre a cintura, pronta para sacar a pá de ferro a qualquer momento, moveu-se discretamente para o lado.
— Au, au! Espere aí, já vou abrir.
Dizendo isso, Pelo Branco se preparou para saltar da fortificação, mas o cinocéfalo de focinho pontudo ao seu lado o deteve com uma só mão.
Ele vira muito bem que a mão de Gegê estava encostada na pá de ferro, como se a criatura estivesse pronta para partir para a briga à menor contrariedade. Os alarmes dentro de sua cabeça começaram a soar.
— Au... — Pelo Branco franziu a testa e olhou para o companheiro.
O de focinho pontudo lançou um olhar de soslaio para Gegê, aproximou-se do ouvido de Pelo Branco e começou a sussurrar alguma coisa, apontando de tempos em tempos para Gegê, que estava embaixo da fortificação.
Pelo Branco assentiu e passou a encarar Gegê com uma ponta de desconfiança.
— Au... espere aqui. Vou voltar e relatar tudo ao senhor Cauda Dourada.
Depois disso, deixou Gegê falando sozinho. Pisou numa caixa de madeira, saltou da fortificação e, apertando a barriga, caminhou para as profundezas do acampamento.
O de focinho pontudo, por sua vez, lançou a Gegê um sorriso de desprezo. Então ergueu dois dedos diante dos próprios olhos e apontou para ele, como se dissesse: “Eu descobri o seu plano”.
Gegê, parado sob a fortificação, começou a suar frio.
“Será que ele percebeu?”
...
Cauda Dourada não estava passando nada bem. Por gulodice, comera alguns pedaços a mais de carne braseada e passara o dia inteiro correndo para a latrina, até sentir como se as nádegas estivessem em chamas.
Tinha acabado de encerrar mais uma “batalha” e agora estava deitado dentro de um carrinho de mão, massageando a barriga enquanto gemia:
— Ai, ai...
— Au! Senhor Cauda Dourada, trago um relatório!
Página 2 de 3
Pelo Branco chegou correndo, apertando as nádegas, parou diante de Cauda Dourada e então, segurando a barriga, deitou-se no chão.
Ao ouvir aquilo, Cauda Dourada virou-se depressa e saltou do carrinho de mão. Infelizmente, depois de passar o dia inteiro evacuando, estava com a cabeça pesada e os membros sem força. Assim que pousou os pés no chão, os joelhos cederam e ele caiu estatelado.
— Os humanos atacaram?
Cauda Dourada afastou de imediato os trabalhadores cinocéfalos que tentavam ajudá-lo e encarou Pelo Branco com uma expressão tensa.
— Senhor, é Gegê... Gegê...
— O quê? Gegê morreu de verdade? Ai, que dor terrível! Eu e... eu e aqueles dois bandidos somos inimigos mortais! Tragam minha arma! Vou lutar até a morte contra aqueles dois canalhas!
Ao ouvir o nome de Gegê, Cauda Dourada imediatamente visualizou aquele pequeno protegido que sempre sabia como agradá-lo e tratá-lo com cuidado. Não pôde evitar bater os pés no chão e berrar em lamentação.
É claro que não sentia dor alguma. Afinal, morrera apenas um lacaio chamado Gegê. Não havia problema: o próximo seria ainda mais obediente, ainda mais dócil.
Aquela encenação era apenas para os membros de sua tribo que estavam presentes.
Era preciso lembrar que o moral deles estava baixíssimo. Vários bandidos cinocéfalos já o encaravam de maneira estranha e, quando ele lhes distribuíra tarefas há pouco, alguns haviam feito de tudo para se esquivar.
Cauda Dourada sabia que precisava fazer algo para recuperar a reputação e reconstruir sua imagem de líder.
E nenhum método era mais eficaz para desviar o ódio do que transferi-lo para outra pessoa — sobretudo porque aquela situação desesperadora fora causada pelo careca miserável que empunhava uma espada longa.
Cauda Dourada varreu o local com o canto dos olhos. Depois daquela apresentação, os cinocéfalos que jaziam no chão ou se apoiavam nos cantos das paredes passaram a olhá-lo com muito mais ternura. Alguns até enxugavam lágrimas às escondidas.
Cauda Dourada sorriu por dentro, satisfeito.
“Seus tolos. Durante toda a vida, vocês só servirão para permanecer sob os pés do senhor Cauda Dourada.”
Como ninguém lhe ofereceu a deixa para continuar o espetáculo, Cauda Dourada praguejou em silêncio contra aquelas cabeças ocas e fingiu virar-se para pegar o machado ao lado do carrinho de mão.
Só então os dois cinocéfalos ao lado perceberam o que ele pretendia e correram para impedi-lo. Pelo Branco, ainda deitado no chão, também ergueu a cabeça e fitou Cauda Dourada com os olhos marejados.
— Senhor, sua saúde ainda está debilitada. Isso seria imprudente demais!
Só então Cauda Dourada encerrou a atuação. Sem demonstrar esforço, afastou os dois cinocéfalos que o seguravam, bateu com força no próprio joelho e soltou um longo suspiro.
— Ai... é o destino! Assim que recuperarmos as forças, apresentarei um relatório ao senhor Dente Dourado. Naquela ocasião, marcharemos juntos e arrasaremos todo o Distrito Norte. Eu mesmo cortarei a cabeça daquele desgraçado!
Enquanto falava, Cauda Dourada ajudou Pelo Branco, que ainda estava prostrado no chão, a se levantar. Depois enxugou lágrimas que não existiam e virou-se para os membros da tribo, todos cobertos de sujeira, caídos no chão ou encostados nas paredes.
— Lembrem-se: o deus Culturmarca está nos observando. Não podemos ser derrotados por um revés tão pequeno. Precisamos ser fortes! Vamos, gritem comigo: precisamos ser fortes, fortes...
Suas palavras aqueceram o coração de cada cinocéfalo presente, como se uma chama tivesse sido acesa dentro de todos eles. Bastaria erguer a cabeça para contemplar o rosto benevolente do deus Culturmarca.
Página 3 de 3
Um após outro, eles se levantaram e ergueram os braços, começando a gritar junto com Cauda Dourada.
— Precisamos ser fortes!
— Fortes, fortes, fortes!
Mas, por algum motivo, aqueles gritos começaram aos poucos a tomar um rumo estranho.
— Precisamos ser fortes, fortes... duro-fortes!
— Duro-fortes...
— Duro-fortes...
— Duro-fortes...
...
O canto da boca de Cauda Dourada começou a tremer involuntariamente. Ele ergueu depressa as duas mãos e fez um gesto para que todos baixassem a voz.
— Muito bem, crianças. O deus Culturmarca certamente já ouviu a nossa determinação. Não precisam mais gritar.
Cauda Dourada fingiu tossir duas vezes e virou-se para Pelo Branco, cujo rosto ardia de fervor.
— Continue. O que aconteceu exatamente com Gegê? Aqueles humanos inferiores arrancaram sua pele? Cortaram-lhe a cabeça? Ou o penduraram numa árvore...
Antes que Cauda Dourada terminasse, Pelo Branco sacudiu vigorosamente a cabeça.
— Respeitável senhor Cauda Dourada, Gegê está vivo! Ele está do lado de fora da fortificação e disse que tem informações importantes...
— Gegê está vivo? Ah... morreu de maneira tão trágica...
Cauda Dourada balançou a cabeça, fez um gesto displicente com a mão e preparou-se para voltar a sentar-se no carrinho de mão.
Inesperadamente, assim que se virou, seu corpo inteiro estremeceu como se tivesse levado um choque. Sem sequer se lembrar de segurar a barriga, deu dois passos apressados e agarrou o ombro de Pelo Branco.
— O quê? Ele está vivo? Depressa! Depressa, mandem-no entrar!