Por Ventobravo Capítulo quinze: Aquele humano ainda me apunhala
Página 1 de 3
Pelo Branco não se mexeu. Em vez disso, ergueu a cabeça e fitou Cauda Dourada com uma expressão devota.
— Meu excelentíssimo senhor, ainda tenho mais uma coisa a relatar.
Cauda Dourada fez um gesto com o dedo, chamando-o.
— Mais alguma coisa? Diga, quero ouvir...
Pelo Branco lançou um olhar aos dois bandidos homens-cães que estavam aos lados de Cauda Dourada. Parecia querer falar, mas não se atrevia, até que Cauda Dourada fez um sinal para os dois.
— Ah? É mesmo? — Cauda Dourada franziu a testa e bateu ritmadamente algumas vezes os dedos no cabo do carrinho de mão.
— Chame mais alguns. Vocês irão juntos buscar Gegê. Quero ver que tipo de truque ele pretende aprontar.
Depois de dizer isso, Cauda Dourada estreitou ligeiramente os olhos e acenou para Pelo Branco.
— Vá. Se ele fizer qualquer movimento suspeito, resolvam como acharem melhor.
Ao ouvir aquilo, Pelo Branco se jogou diante de Cauda Dourada, beijou-lhe os dedos dos pés e então se levantou. Caminhou até a borda da cova e fez um sinal para alguns trabalhadores homens-cães.
Eles trocaram algumas palavras em voz baixa e, em seguida, saíram da cova acompanhando Pelo Branco.
Quando chegaram à fortificação defensiva na bifurcação, Pelo Branco apontou para uma portinhola junto à parede do túnel. Depois, subiu numa caixa de madeira e assentiu para o homem-cão de focinho pontudo.
— Narigudo, como está a situação? Gegê fez algum movimento suspeito?
Narigudo pôs a cabeça para fora, olhou para Gegê, que estava agachado junto à parede, e soltou uma risada desdenhosa.
— Ele? Não passa de um inútil que só sabe bajular. Acha mesmo que ousaria se mexer na minha frente?
Pelo Branco franziu as sobrancelhas. Sabia que Narigudo e Gegê nunca haviam se dado bem. Sobretudo depois da chegada de Cauda Dourada: Gegê conseguira cair nas graças do príncipe herdeiro, enquanto Narigudo fora empurrado para a periferia.
Mas não imaginava que Narigudo odiasse tanto Gegê. Afinal, Gegê era seu amigo mais querido e íntimo — daqueles por quem até se pagaria a mais.
A princípio, Pelo Branco não queria acreditar no que Narigudo dissera, que Gegê havia se aliado aos humanos. Porém, a pá de ferro novinha presa à cintura de Gegê não deixava de despertar suas suspeitas.
Pelo Branco esticou a cabeça e viu Gegê, entediado, desenhando no chão. Então gritou:
— Gegê! O senhor Cauda Dourada mandou você entrar!
Página 1 de 3
Depois de dizer isso, fez um sinal para os três trabalhadores homens-cães que vigiavam a porta.
...
Enquanto Pelo Branco ia transmitir o recado, Gegê, entediado com a espera, pegara uma pedra e começara a desenhar no chão o rosto feio e cada vez mais asqueroso de Li Baoguo. Quando terminou, traçou um enorme X sobre a cara e cuspiu.
— Tsc, seu animal! Ainda teve a audácia de mandar o grande Gegê para a água! Se o mestre não tivesse me impedido, eu teria acabado com você!
Ainda achando que aquilo não era suficiente para aliviar sua raiva, Gegê acrescentou um corpo de tartaruga sob o retrato de Li Baoguo.
Quando se preparava para desenhar mais algumas patas de caranguejo, ouviu uma voz vinda da fortificação. Logo depois, a portinhola no canto se abriu.
Gegê levantou-se depressa, apagou o desenho com o pé, tocou a pá de ferro presa à cintura, respirou fundo e caminhou até a portinhola.
Assim que entrou, viu os três trabalhadores aproximarem-se. Um à frente e dois atrás, eles o cercaram, formando uma espécie de triângulo.
Pelo Branco saltou da caixa e estendeu a mão para Gegê.
— Companheiro, quando foi que você trocou de pá? Parece boa. Deixe-me dar uma olhada.
Gegê franziu a testa. Sentiu alguns olhares fixarem-se nele e um calafrio subir-lhe pela espinha.
Estavam desconfiando dele?
Gegê virou a cabeça. Seus olhos verdes e brilhantes cravaram-se em Pelo Branco. Ao notar que a mão deste se movia lentamente em direção à enxada presa à cintura, seu olhar se tornou frio. Então ele soltou uma risada.
Bateu na pá de ferro junto à cintura e disse:
— O quê? Não está pensando em roubá-la, está?
Enquanto falava, sacou a pá num movimento rápido e bateu-a na palma da mão.
Pelo Branco agarrou depressa a enxada junto à cintura e encarou Gegê, em estado de alerta. Os trabalhadores homens-cães ao redor também recuaram um passo, apontando suas pás para ele.
— É assim que vocês tratam um companheiro que escapou por um triz da morte? E eu aqui, preocupado com vocês! É assim que me retribuem? Desconfiando de mim?
Dizendo isso, Gegê lançou a pá com a mão direita para Pelo Branco. Depois se virou para os trabalhadores, aproximou-se de um deles e deu alguns tapinhas em seu rosto.
— Seu maldito! Criou coragem demais para apontar uma pá para o grande Gegê?
Página 2 de 3
Gegê ergueu o pé, pronto para chutá-lo, mas, antes que pudesse desferir o golpe, Pelo Branco agarrou-o por trás.
— Ei, meu bom irmão, por que está descontando sua raiva nesses trabalhadores? Você sabe que eles não são muito espertos. Vamos... O senhor Cauda Dourada ainda está esperando. Não podemos fazê-lo esperar demais.
Com um sorriso no rosto, Pelo Branco deu um tapinha na barriga avantajada de Gegê e tratou de arrastá-lo para o interior.
O coração de Gegê quase saltava pela garganta. Ele não havia perdido a cabeça sem motivo. Naquela situação, quanto mais tentasse conter o temperamento, mais suspeito pareceria.
Por fim, chegaram à parte mais profunda da mina. Gegê avistou imediatamente Cauda Dourada, sentado no carrinho de mão.
Cauda Dourada permanecia imóvel no compartimento do carrinho, apenas olhando para ele com um sorriso que não era bem um sorriso. Gegê cerrou os dentes, assumiu de imediato uma expressão de injustiça extrema, ajoelhou-se no chão e começou a rastejar em direção a Cauda Dourada, usando mãos e pés.
— Meu senhor! Meu amado senhor! Como sofri! Aquele maldito humano desgraçado não é gente! Ele tentou me afogar e ainda me furou...
— Uuuuh...
Todos os homens-cães ficaram atônitos. Em seguida, sugaram o ar entre os dentes e olharam, um após o outro, para baixo do rabo de Gegê.
Cauda Dourada também arregalou os olhos. Já ouvira dizer que havia um certo paladino humano, chamado Marcus, que gostava de amores proibidos entre raças — um sujeito que “percorria o mundo brandindo um bastão e salvava o mundo com amor”. Mas não imaginava que aquele homem careca fosse tão ousado. Nem os homens-cães ele poupava?
Gegê percebeu imediatamente que suas palavras haviam sido interpretadas de maneira errada. Quase saltou de desespero e começou a explicar, agitando as mãos:
— Não, não! Ele me cutucou no peito com um pedaço de madeira e me bateu para dentro da água, tentando me afogar! Não foi esse tipo de “furar” que vocês estão pensando...
Antes que Gegê terminasse, um suspiro após outro ecoou pela mina. Pelo som, parecia que todos lamentavam um pouco a situação.
— Bem... nós também estávamos pensando nesse tipo de “furar” — disse Cauda Dourada, constrangido, coçando o nariz. Depois fez um gesto para Gegê.
— Está bem. Já que voltou são e salvo, fico aliviado. Mas, considerando o que aconteceu, como aquele aventureiro humano não o matou? E você ainda voltou inteiro?
Enquanto falava, Cauda Dourada saltou do carrinho e caminhou até Gegê. Parou a cinco passos de distância e examinou-o de cima a baixo.
— Ou será que eles o deixaram voltar de propósito? Em outras palavras... você virou um traidor?
Página 3 de 3