Primeiro Volume — Capítulo 27: O chefe da aldeia pede grãos emprestados
Shen Zhuang observava a otimismo da mãe e sentia uma vontade imensa de chorar. Bem, as coisas já tinham chegado a esse ponto; não adiantava lamentar, o melhor era focar na comida.
Ele se aproximou, serviu uma tigela para os filhos e para a esposa, e só então começou a comer. Ao provar o mingau, lágrimas de felicidade rolaram pelo seu rosto. Era, de longe, o melhor mingau que ele já tinha provado em toda a sua vida: espesso e deliciosamente adocicado. Ele nunca imaginou que um mingau com açúcar pudesse ser tão maravilhoso. Sentia-se o homem mais feliz do mundo.
Ele espiou discretamente a esposa e os filhos e viu que eles devoravam o mingau com a mesma satisfação; os pequenos até lamberam as tigelas. Lu Yin, após comer duas tigelas, não aguentou mais. Ela acariciou o ventre, desejando que pudesse conseguir comida todos os dias daquela forma.
Justo quando ela estava satisfeita e pronta para descansar, um grupo de pessoas veio em sua direção com uma fúria tempestuosa. Ao olhar com atenção, percebeu quem eram: a velha Shen e os outros. Todos com os rostos sombrios, como se alguém tivesse profanado o túmulo de seus ancestrais.
— Mãe, a velha Wang e o pessoal dela estão vindo! — Shen Zhuang, ao ver a cena, correu para a frente de Lu Yin para protegê-la.
Liu, a esposa, também puxou as crianças para perto, pronta para o que desse e viesse. Aquilo deixou Lu Yin um tanto irritada. Será que precisavam de todo aquele drama por causa de algumas pessoas? Embora ela fosse uma senhora de idade, não tinha o menor medo daquela gente.
Ela ainda tinha uma faca grande, que poderia ser útil em um momento crítico. "Ora, o que estou pensando?", Lu Yin balançou a cabeça, tentando se concentrar.
O chefe da aldeia, sentindo-se um tanto sem jeito, deu um leve empurrão na esposa para que ela fosse à frente. Em poucos instantes, eles já estavam bem perto de Lu Yin.
Ela os encarou de soslaio, com um tom de voz ácido:
— Ora, que vento traz o nosso ocupadíssimo chefe da aldeia até aqui?
Como eles não vinham em paz, ela não pretendia ser gentil. Esse era o princípio de vida de Lu Yin: ela não intimidava ninguém, mas também não permitia que ninguém a intimidasse.
O chefe da aldeia não esperava que ela o afrontasse antes mesmo de ele abrir a boca. Como autoridade local, aquilo o deixou bastante contrariado.
— Lu, ouvi dizer que você tem mantimentos, é verdade? — perguntou ele, com o rosto rígido.
Mesmo naquela situação, ele ainda insistia em manter a pose de chefe. Aquilo causava um profundo asco em Lu Yin, que decidiu, então, divertir-se um pouco com eles.
— Tenho, sim — respondeu ela, estalando os dedos com desdém.
Ao ouvir a confirmação, os olhos do chefe brilharam e ele, instintivamente, passou a língua pelos lábios. Embora fosse o chefe, sua família era grande e os suprimentos tinham acabado. Sua mãe lhe dissera que Lu Yin tinha comida, e ele, sem vergonha alguma, viera com a intenção de "pedir emprestado". Mas, na verdade, ele não tinha a menor intenção de devolver.
— Filho, eu não disse que ela tinha comida? Você não acreditava em mim — disse a velha Shen, com rispidez.
Assim que voltara, a velha Shen contara ao filho sobre o estoque de Lu Yin. Ela não esperava que ele viesse imediatamente com aquele grupo, sem nem a deixar completar a história. Mas não importava; desde que Lu Yin entregasse a comida, ela sentiria que sua vingança estava feita.
O chefe da aldeia, sem paciência para a mãe, manteve o foco na comida de Lu Yin.
— Vocês são poucos, não precisam de tanto. Empreste-me um pouco de mantimentos. Quando voltarmos para a aldeia, eu devolvo, que tal?
Vejam só que proposta elegante. "Emprestar", ele disse. Provavelmente, seria um empréstimo sem intenção de reembolso.
Lu Yin permaneceu em silêncio. O chefe da aldeia, sem conseguir decifrar o que ela pensava, ficou inquieto.