Capítulo 21 Rebeldia: O Fervor Ardente da Juventude
Página (1/3)
Quando o esplendor se extingue, as pessoas são ainda mais solitárias que os fogos de artifício.
Nina Ipei recordava vagamente que aquela frase pertencia a algum escritor.
Ela ergueu a cabeça e observou os cachos de fogos de artifício tombarem, refletindo-se nas águas do lago em fragmentos estilhaçados.
Somente aquilo que está despedaçado e fora de alcance consegue deslumbrar.
Aquelas poucas linhas permaneceram no céu por dez minutos inteiros.
Naquela noite, as árvores da floresta pareciam ter se transformado no cenário que a emoldurava.
— No futuro, você vai se casar com João Wenjin?
Simão não sabia com que estado de espírito fazia a pergunta. Apagou o cigarro entre os dedos e, até que as marcas de sua pele fossem queimadas, manteve-se calado sobre as feridas escondidas no fundo do coração.
Ele era inseguro. Chegava a desejar escondê-la num lugar desconhecido, no canto mais escuro do mundo. Tinha medo de que aqueles fogos fossem brilhantes demais.
Cada vez mais, tornava-se insuportável para ele ver outros nomes no mundo dela.
A mão de Simão pairou suavemente junto ao rosto da jovem, mas ele não ousou tocá-la.
Por acaso, ela conseguiu vislumbrar a escrita tibetana entre os dedos do homem.
Era límpida e fria, como musgo agarrado à pele gelada e sombria.
Uma sensação súbita de destino.
Ela balançava os pés cobertos de manchas de sangue, contemplando sem cessar aquela tatuagem.
— Eu só o considero um irmão.
As palavras de Nina foram diretas; ela não gostava de mentir.
Na memória, suas lembranças de João Wenjin começavam quando tinha seis anos.
Eram amigos de infância. Desde pequenos, gostavam de brincar juntos, colher ameixas verdes e deixá-las curtindo em álcool.
João escondia o vinho e dizia:
— Este será o vinho do nosso casamento.
Quando criança, ela era extremamente tímida.
Lembrava-se muito bem: ao redor, só se ouviam as gargalhadas dos adultos.
Naquele instante, as duas famílias selaram um compromisso matrimonial entre as crianças.
João não era um menino bem-comportado. Durante as aulas de cerimônia do chá, derrubava os copos de propósito; em classe, adorava atormentar os professores; depois das aulas, perseguia os colegas.
À medida que Nina crescia, os dois foram gradualmente seguindo caminhos opostos.
Quando voltou a ter notícias dele, João já estava muito longe, defendendo as fronteiras. Em vez de aproveitar a vida despreocupada de um jovem rico, passava os dias se metendo em regiões onde o frio congelava até os ossos.
Naquele Ano-Novo, chegaram notícias de que inimigos estrangeiros haviam atacado a fronteira, provocando grande alvoroço na família João.
Ele, porém, não deu importância ao assunto. Disse que estava disposto a sacrificar a vida pelo país.
Tinha uma vida difícil de ceifar e voltou são e salvo.
Além disso, trouxe consigo várias medalhas.
Quando os dois se reencontraram, já não havia a intimidade de infância.
Ao contrário, a sensação de estranheza que Nina sentia diante dele tornou-se cada vez mais intensa.
Página (2/3)
Era muito diferente do João Wenjin que ela guardava na memória.
De rapaz mimado e rico, transformara-se num herdeiro taciturno e reservado.
— Simão, você é diferente dele.
— Em que sentido?
— Pessoas como você não conseguem crescer de maneira saudável.
Simão observou o rosto da jovem. Naquele momento, seus olhos e sobrancelhas tinham uma delicadeza semelhante à lua refletida na água, a uma beleza espiada através da névoa.
Mas ela também deixava transparecer, sem perceber, certa piedade por ele.
Era a arrogância dela.
Estava acostumada a contemplar do alto, com compaixão, os desafortunados do mundo. Nunca sofrera a miséria da fome; mesmo quando se entristecia, seu corpo continuava nutrido e pleno.
Mas Simão aceitava aquela piedade.
Preferia ser lembrado por ela a ser esquecido.
Mesmo que ela o visse apenas como um amigo, ou sentisse pena dele como se fosse um cãozinho digno de compaixão.
— Mas, Simão, às vezes é justamente a imperfeição que constitui a beleza. Às vezes, penso que... cada um de nós carrega as suas próprias faltas.
Por um instante, ele desejou acender uma cascata de fogos de artifício para ela.
Desejou também organizar uma festa de aniversário grandiosa e estrondosa.
E desejou levá-la para longe daquela festa, para sempre.
Tudo por causa daquelas poucas palavras.
As palavras ficaram presas em sua garganta, impossíveis de pronunciar.
Ele se surpreenderia ao descobrir que aquela jovem tão altiva e nobre não era uma flor de estufa.
Em suas veias corria uma dor abundante, uma dor que não conseguia extravasar.
Um segredo que ela se recusava a compartilhar.
Muitos anos depois, quando Simão se lembrasse daquele dia, pensaria que a vida dela era como uma flor-de-coral crescendo num galho: de repente, tombaria como aqueles fogos de artifício e seria esmagada, sob os pés de alguém, contra a lama imunda.
Depois do esplendor, as pessoas são ainda mais solitárias que os fogos de artifício.
Naquela noite, ela decidiu fugir com Simão para o centro da cidade.
Deixou de lado as iguarias e foi comer na rua, numa lanchonete aberta até tarde.
Enquanto via as ligações chegarem uma após outra, respondia de modo displicente, com apenas duas frases.
Sob as luzes brilhantes, em meio ao tumulto e à ostentação daquele mundo de fama e poder, chegava o momento de cortar o último bolo da meia-noite.
Mas ela não estava lá.
O episódio deu origem a muitos rumores nos círculos da elite.
Naquela noite, a mãe de Nina telefonou sem parar. Com a habitual atitude autoritária, exigiu que ela voltasse; caso contrário, mandaria a filha para o exterior.
Nina respondeu, quase de propósito, num tom provocador:
— Então leve Simão com você para o exterior.
Do outro lado da linha, uma voz entrecortada pronunciou algumas palavras:
— Você está louca. Vá morrer depressa. É nojenta, igual ao seu pai.
Página (3/3)
Nos dias que se seguiram, os dois continuaram afundando juntos. Deixaram que as emoções negativas transbordassem e se amplificassem indefinidamente, como dois náufragos que, abraçados, tentassem aliviar a agonia da morte que se aproximava.
Um bom encontro faz as pessoas se tornarem cada vez melhores, mais disciplinadas e determinadas.
Um mau encontro pode despedaçar o coração, reduzir alguém a cinzas e fazê-lo cair num abismo de ilusões.
Durante o mês seguinte, Nina levou Simão a Paris para assistir a desfiles de moda, matou aulas para comprar marcas famosas no shopping mais luxuoso, voou para a Malásia e, deitada num sofá macio e caríssimo, observou com binóculos as mulheres maduras na praia, completamente nuas.
Ela perguntava a Simão se ele gostava.
Ele permanecia sempre em silêncio, como se não se interessasse por seios fartos e quadris generosos.
Depois, Simão levava Nina para bares e lan houses. Brigavam e bebiam em vielas antigas, cheias da agitação e do calor humano da noite, passando noites inteiras sem dormir.
Ensinou-a a pilotar motos de corrida, andar de skate e lutar boxe. Levou-a, com uma selvageria indomável, a assistir a combates sangrentos num ringue clandestino, até que a polícia apareceu e interditou o local.
Sem ter para onde ir, os dois caminhavam cambaleantes pelas ruas.
Ele perguntava a Nina por que ela ansiava tanto pela liberdade.
Ela deixou de se debater com ferocidade e passou a entregar-se à melancolia.
— Quero ser musicista, mas não posso decidir nada por mim mesma.
O vento de verão agitava o ar abafado. As folhas caíam lentamente, e uma chuva repentina desabou sem aviso.
A água encharcou os cabelos de Nina, e ela se inclinou toda contra ele.
Por instinto, Simão recuou. Os dois estavam próximos demais; ele perderia o controle.
Perder o controle significava deixar que a relação se deteriorasse. Ele gostava de estar ao lado dela, como se vivesse um sonho interminável, mas sabia com uma clareza dolorosa que, embora fossem tão íntimos, jamais poderiam transformar aquilo em amor.
Talvez ela detestasse os homens.
Simão cobriu-lhe a cabeça com o casaco. Seus ombros lisos, sob o céu cinzento e a estrada enevoada pela chuva, pareciam limpos demais para pertencer àquele mundo.
Depois de hesitar, vencido pela preocupação instintiva, ele a puxou diretamente para os braços.
Em meio ao aguaceiro, chegou a carregá-la e correr com ela até um táxi.
Os relâmpagos no céu eram azul-arroxeados, fascinantes e perigosos.
Dentro do táxi, ela tirou o casaco da cabeça. Os cabelos molhados caíam sobre os ombros; seu rosto delicado parecia feito de pétalas ao amanhecer. Embora sua expressão fosse assustada e suave, aos olhos dele ela parecia perigosíssima.
— Vou para a sua casa esta noite. Minha mãe claramente começou a me pressionar, e eu me sinto sufocada. Ela sempre descarrega em mim as emoções do trabalho e os métodos de manipulação de poder, reprime meus sonhos, decide meu futuro, corta minha mesada e até me xinga, mandando que eu morra! Todos querem que eu morra! Mas foram eles que me trouxeram ao mundo!
Simão continuava sendo compreensivo. Sempre conseguia acolher as emoções dela.
E também sabia respeitar os limites.
Nunca se aproximava demais do corpo dela, exceto naquele dia de chuva.
— A maneira como sua mãe ama você é um tanto extrema.
— Você acha que sou egoísta demais?
— Você mesma disse: cada um de nós carrega as suas próprias faltas.