Capítulo 48: Luta Interna: Uma Família Despedaçada
Apenas quando o advogado deu o seu consentimento, ela largou o telemóvel, sentindo-se finalmente liberta daquela opressão sufocante.
Contava os dias, planeando entregar o seu boletim de notas ao advogado e, em seguida, retirar-se para um lugar remoto, rodear-se de amigos do mesmo estatuto social para jogar mahjong, pescar e desfrutar do chá da tarde...
Naquele dia, vestiu uma peça da Givenchy — um modelo de alta costura, discretamente luxuoso — e, ao chegar com a sua carteira de mão ao resort de verão combinado, reparou que várias amigas já a esperavam há muito tempo.
A primeira coisa de que falaram foram os mexericos sobre a família Jian.
— Ipei, ouviste a novidade? O patriarca da família Jian adoeceu subitamente e, agora, a luta interna pelo poder na família está ao rubro.
— Quem não sabe? A família Jian enriqueceu nas cidades costeiras, onde as tradições familiares são levadas ao extremo e o machismo está profundamente enraizado. Assim que o patriarca adoeceu gravemente, o segundo filho morreu num misterioso acidente de viação, e até a geração dos netos foi praticamente dizimada. Restam apenas dois netos, Jian Wenjin e Jian You.
Ning Ipei ouviu com máximo interesse, pois já tinha ouvido alguns rumores sobre a família Jian. Em particular, as histórias de lutas intestinais entre a segunda geração sucediam-se sem fim. Se não era por desentendimentos entre herdeiros, era devido a traições dos pais e filhos ilegítimos... Ela limitou-se a sentar-se no pavilhão, a beber o seu chá descontraidamente, e perguntou de forma casual:
— O estado de saúde do patriarca Jian é assim tão grave?
As raparigas ricas ali reunidas apressaram-se a comentar:
— Ipei, ouvi dizer que vais casar com alguém da família Jian no futuro? Vais ter de tomar muito cuidado. Enquanto o patriarca Jian cá estava, reinava a paz. Mas dizem que ele já foi diagnosticado com cancro no ano passado. Caso contrário, porque teria Jian Wenjin abandonado a carreira militar para regressar e assumir parte dos negócios?
— Paz? Já te esqueceste de como o pai biológico de Jian Ying morreu? Aposto que, assim que o velho falhar, a Jian Ying não passará de um peão, entregue num casamento arranjado a um velho vinte anos mais velho.
Ao ouvir toda aquela tagarelice, Ning Ipei sentiu um aperto ainda mais forte no peito.
Logo de seguida, outra amiga, que tinha chegado atrasada, comentou:
— Hã, na minha família também se valorizam mais os rapazes. O pior é que a minha mãe nem sequer tem o direito de se sentar à mesa para comer, é simplesmente revoltante. Em que século vivemos para ainda termos esta mentalidade arcaica?
As outras suspiraram em concordância.
Ning Ipei lançou um olhar rápido ao grupo: daquelas seis amigas, cada uma delas pertencia a uma família com imensa riqueza ou poder.
As que estavam em pior situação enfrentavam o favoritismo masculino em casa, sem direito a dote, presas a rivalidades encarniçadas e fratricidas entre irmãos.
As de situação intermédia tinham irmãos unidos, mas os pais mantinham uma relação gélida e exerciam um controlo sufocante sobre os filhos, tratando-os quase como meros instrumentos.
As que tinham um pouco mais de sorte viam os pais dar-se bem, mas o pai mantinha casos extraconjugais e as amantes tramavam planos pelas costas.
Ning Ipei era o caso mais peculiar de todos. Quer fossem os pais, quer fossem as amantes, qualquer um deles era capaz de lhe tirar a vida. O seu irmão mais novo tinha sido exilado para o estrangeiro, enquanto ela, deixada para trás, estava prestes a casar-se sozinha com a família Jian.
— Ipei, será que Jian Wenjin não te disse nada?
— Eu também não sei bem. À superfície, a família Jian parece sempre calma e pacífica, mas, se pensarmos bem, parece que lhes falta a bênção da descendência.
O tom enigmático de Ning Ipei deixou as restantes a adivinhar o resto.
As raparigas começaram a rodear a mesa de mahjong no pavilhão, enquanto os guarda-costas corriam a servir chá e água.
De repente, Ning Ipei sentiu uma enxaqueca lancinante. Quando perguntou ao guarda-costas pelos seus bastões de incenso de cedro, este gaguejou na resposta.
Foi então que se lembrou: tinha-se esquecido de trazer o incenso de cedro naquele dia!
E nem sequer tinha trazido as suas contas de oração budista!
Ning Ipei ergueu o olhar e desferiu uma bofetada desdenhosa no guarda-costas.
Não foi com muita força, mas a humilhação implícita era profunda.
O estalo nítido deixou as amigas à volta da mesa de jogo visivelmente surpreendidas.
Por muito arrogantes, mimadas ou autoritárias que fossem, nenhuma delas se atreveria a bater ou insultar os guarda-costas, motoristas ou empregadas domésticas... A razão era simples: quem não tem nada a perder não teme o perigo; hoje em dia, as pessoas de origem humilde têm muita revolta acumulada, e é mais fácil atingir quem está por perto.
O guarda-costas de Ning Ipei limitou-se a baixar a cabeça e murmurou timidamente duas palavras: "Peço desculpa."
Mas ela já estava habituada a aquilo.
Carregava consigo uma determinação implacável de descartar o mundo inteiro num piscar de olhos, se assim o desejasse.
Fazendo as contas aos anos passados, já tinha dado bastantes bofetadas a muita gente.
Mas apenas Shen Yu reagira de forma diferente — em vez de pedir desculpa, olhara de soslaio para a mão dela com evidente aperto no coração, contendo as palavras na ponta da língua, de rosto ruborizado.
— Põe-te a andar.
Quanto mais pensava no assunto, mais irritada ficava.
Ning Ipei dispensou todos os guarda-costas à sua volta. Terminada a partida de mahjong, aquele guarda-costas já tinha ido buscar as contas de oração e o incenso.
Virando-se de costas, acendeu o incenso na sala privada do resort onde iam almoçar, sentindo imediatamente um alívio reconfortante por todo o corpo.
— Este aroma é tão fresco e gélido. A minha família anda a desenvolver perfumes ultimamente, mas nunca tinha sentido nada assim no país.
— De que país é que o mandaste vir?
As amigas aproximaram-se curiosas, mas Ning Ipei não lhes deu resposta, pelo que acabaram por desistir e cessaram as perguntas.
Embora todas viessem de famílias ligadas aos negócios, a família Ning era a que detinha maior influência e os métodos mais impiedosos para acumular riqueza. O seu avô tinha falecido, mas o temor e o respeito que impunha sobre as outras famílias ainda perduravam.
Sentada no lugar de honra, Ning Ipei vestia um vestido azul-escuro, que parecia seda de Jiangnan despedaçada, com uma compleição frágil e desapegada esticada sobre a pele diáfana.
Enquanto acendia um cigarro, exibia um ar esgotado; de certa forma, a sua juventude tinha sido sufocada.
De que serve um banquete sumptuoso?
Será como perguntar "porque não comem bolos?" à falta de pão.
Não, não era essa a questão.
Ning Ipei levantou-se, decidida a apanhar um pouco de ar fresco lá fora. A paisagem exterior do resort era composta por colinas verdejantes e águas cristalinas; naquela zona onde cada metro quadrado valia uma fortuna, a serenidade era um luxo reservado apenas aos privilegiados.
Ela não queria ser uma privilegiada, nem possuía a frieza ou a crueldade inerentes a esse estatuto.
Gostava de sentir o vento a acariciar-lhe o rosto, pois ali conseguia saborear a ilusão momentânea da liberdade.
No fundo dos seus olhos havia um desdém profundo pelas leis seculares da selva, onde o mais forte sobrevive.
Ao virar-se, deparou-se com uma figura familiar.
Ele estava ali, a fitá-la diretamente nos olhos.
Por uma estranha coincidência, Guan Jingji vinha vestido com calças de seda azul e uma camisola branca, segurando nas mãos as chaves de um automóvel de luxo. Os seus traços faciais e a sua pele eram mais delicados do que os de muitas mulheres, mas o seu sorriso ténue irradiava mais calor do que a brisa de verão.
A sua beleza era excessiva, mas Ning Ipei desdenhou-a de imediato: não passava de uma farsa hipócrita.
— Vim almoçar com o meu tio.
— O que é que isso me importa?
Ning Ipei soltou um suspiro frio, virou-lhe as costas e afastou-se, ignorando-as por completo. A sensação de liberdade que sentira instantes antes evaporou-se, dando lugar à mesma opressão de sempre.
Recusava-se sequer a conceder um olhar a Guan Jingji.
Ela detestava os homens, mas, perante Guan Jingji, levava essa aversão ao limite absoluto.
— Hipocrisia pura.
Murmurou ela, resmungando entre dentes.
Após a partida dela, Guan Jingji permaneceu a olhar para o corredor vazio onde soprava a brisa suave, sentindo-se ligeiramente atónito. Tinha bebido um pouco de álcool e só então percebeu que não fora uma alucinação: era mesmo ela.
— Estúpida.
Sussurrou ele, sem se saber se insultava a rapariga ou a si mesmo.
Desceu as escadas e foi-se embora.
Ning Ipei recusava-se a evocar quaisquer memórias relacionadas com Guan Jingji.
Era como alguém a afogar-se, que se recusa a ouvir o som de torrentes impetuosas. Nele corriam o sangue e os genes que tanto a aterrorizavam.
Ning Ipei não era uma pessoa madura; de forma inconsciente, tendia a culpar a família Guan por todas as tragédias da sua vida.
Mas estava perfeitamente consciente de que estava apenas a fugir.
O seu corpo esguio apoiava-se contra a parede, incapaz de esconder a melancolia profunda que transparecia no seu olhar.
Acendeu mais um cigarro.
Mesmo que o fumo lhe apertasse o peito.
Enquanto observava as volutas de fumo a desvanecerem-se no ar, sentiu uma enorme saudade de Shen Yu — alguém tão singular, tão fascinante.
No fim, regressou à mesa, embriagando-se até perder os sentidos ao longo da noite, acabando por ser amparada pelas amigas até ao banco de trás de um carro.