Capítulo 47: Dependência · Ajude-me a entregar-lhe o boletim
Ning Yipei sentia-se terrivelmente sozinha, com a alma tomada por um pânico profundo.
Apesar de morar em uma das zonas mais caras e cobiçadas da cidade, o frio parecia penetrar-lhe nos ossos.
Todas as noites, tinha a nítida sensação de que as cicatrizes em seu corpo eram roídas por incontáveis insetos. Sua fraqueza constante apenas agravava essa aflição.
Desejava adormecer o mais rápido possível para sonhar com Shen Yu e aproximar-se do calor que parecia emanar dele, uma estranha e reconfortante calidez.
Contudo, a insônia implacável feria-lhe.
Sentada à beira da cama, pegava o violino, sentindo as pontas dos dedos doerem a cada nota tirada.
Seus pensamentos tornavam-se cada vez mais vulneráveis.
Com o passar dos anos, em vez de curar as feridas do passado, ela apenas se tornara mais frágil. Muitas vezes, ao recordar o pretérito, as lágrimas vinham-lhe aos olhos sem que pudesse contê-las.
Aquele lugar não parecia seu lar.
Ainda assim, faltava-lhe coragem para abandoná-lo.
Ela não era suficientemente implacável.
Se continuasse assim, acabaria por destruir a si mesma.
Ning Yipei já quisera fugir para longe, abandonar os laços familiares e vaguear pelo mundo, mas suas pernas nunca a levavam longe o bastante.
Sozinha, era incapaz de desafiar a vontade de sua família.
No fim, não sabia ao certo como adormecera, mas em seu sonho vira apenas as costas de Shen Yu. Ele vestia roupas tradicionais tibetanas, e o anelar da mão esquerda exibia um reflexo azulado sob a luz da lua.
Após apagar o cigarro, ele permaneceu em silêncio por um longo tempo. A imagem dele no sonho tornava-se cada vez mais indistinta; parecia maduro, mas ao mesmo tempo um perfeito desconhecido.
— Yipei, você me ama?
— Amo. Posso morrer por você.
Ela respondeu sem hesitar.
No sonho, Ning Yipei caminhou até a janela e prosseguiu com uma determinação intransigente:
— Vou me jogar daqui.
No pulso de Shen Yu havia um relógio de luxo, que destoava de suas vestes.
Ainda assim, a temperatura era dolorosamente familiar: a pele calejada da palma da mão dele roçou o seu pescoço.
Ele emergiu da escuridão para oferecer-lhe o mais nebuloso dos beijos.
Um beijo abrasador.
Sua resolução vacilou, reacendendo nela a esperança de viver.
Mesmo assim, ela continuava sem conseguir enxergá-lo com clareza.
Mas, em meio à respiração ofegante, ouviu-o dizer:
— Yipei, se você deseja morrer agora, não é por minha causa.
— Portanto, Yipei, você não tem permissão para morrer.
Ao despertar do sonho.
As lágrimas corriam-lhe copiosamente pelo rosto.
Abriu a janela, contemplando o pátio banhado pela luz da madrugada.
Olhando para trás, viu que o incenso na mesa lateral havia se apagado completamente, reduzido a cinzas. Sentindo uma leve pontada nas têmporas, levantou-se para acender outra vareta.
Aquilo era mais aterrorizante do que o gelo ou os entorpecentes, e ela era incapaz de viver sem aquilo.
A claridade da manhã banhou o quarto, seguida pelo som da campainha do mordomo e pela bandeja do café da manhã que ele trazia ao empurrar a porta.
Se ela não descia para tomar o café da manhã, era sinal de que algo de grave acontecia no andar de baixo.
E não deu outra.
Assim que tocou em seu sanduíche, ouviu-se o som de louças atiradas ao chão, estilhaçando-se, seguido por gritos agudos e irados.
O que outrora acreditavam ser amor havia se degenerado, no fim, em mútua exploração, repulsa e feridas abertas.
Seus pais raramente se viam, mas, quando o faziam, era sempre para brigar.
E, no entanto, aquelas duas pessoas um dia também se amaram.
Pensando bem, Ning Yipei supunha que talvez apenas sua mãe tivesse amado de verdade.
Por trás da fachada culta e polida do pai, escondia-se uma mente fria e calculista. O amor dele, corrompido pela ânsia de poder e pela opressão diária, havia apodrecido por completo! Ele desejava dinheiro e status social, mesmo que para isso precisasse mergulhar no inferno.
Sentindo-se nauseada com tudo aquilo, Ning Yipei vestiu um vestido feito sob medida, decidida a encontrar os amigos. Uma diversão desenfreada era preferível àquela solidão gélida e silenciosa.
Ignorando as reprimendas dos pais, ela abandonou a mansão da família.
Naqueles dias de folga, passava as manhãs visitando exposições com amigos, as tardes em parques de diversões e, à noite, sequer voltava para casa.
Mas, dessa vez, a mãe, tomada pela ira, enviara capangas para arrastá-la de volta para casa à força, após encontrá-la embriagada na pista de dança.
Ela limitava-se a beber e dançar, permanecendo completamente indiferente aos homens ao seu redor, sentindo o mesmo tédio de sempre. A simples visão do pai já lhe causava repulsa.
Mais um golpe estalou em seu rosto, desferido pela mãe. Mas, com tanto álcool no sangue, ela já não conseguia sentir a dor.
— Que formidável! Onde estou, o que faço, para onde vou... vocês sabem de tudo! Já que são tão poderosos, por que insistiram em destruir Shen Yu?! Vocês podiam muito bem tê-lo solto agora...
— Eu só queria provar a você que deve curvar-se à minha vontade.
Deitada no piso frio, Ning Yipei ouvia aquelas palavras ecoarem em sua mente. O desespero e a impotência a sufocavam, até que, entregando-se à prostração, permaneceu estendida no chão. Ninguém veio ajudá-la, e ela acabou adormecendo ali mesmo.
Ela era como uma criança abandonada, sem rumo nem porto seguro.
Os resultados dos exames foram divulgados três dias depois.
Era o único dia em que ela se sentia com disposição para tomar chá em casa.
Assim que as notas foram publicadas, ela abriu o grupo da turma e deparou-se com a pontuação estampada diante de si.
Uma nota surpreendentemente alta.
Ela temia que, devido ao seu estado naquele dia, o desempenho ficasse abaixo do esperado.
Ao verificar a classificação geral da série, em meio a um bando de herdeiros ricos e desinteressados pelos estudos, figurava na décima posição. Contudo, ao olhar ao redor, sentiu uma solidão lancinante por não ter com quem compartilhar a conquista, e os cantos de sua boca, antes erguidos, curvaram-se para baixo.
Ao verem as notas, seus pais não disseram uma única palavra. Nenhum sorriso, nenhum comentário, muito menos um elogio.
Só então Ning Yipei compreendeu que todo o afeto e a calidez que recebera até então vinham exclusivamente de Shen Yu.
Ele sempre a consolava com sinceridade, sem falsidade, sem qualquer interesse em dinheiro ou status profissional.
Shen Yu não era um homem ganancioso.
Ao menos ele lutava bravamente no ringue para pagar suas dívidas, ao menos tinha a coragem de devolver-lhe cada centavo, enfrentando sem medo a crueza da vida.
Faltavam quatro meses.
Sentada na sala de chá, Ning Yipei escrevia-lhe cartas, cartas que jamais poderiam ser enviadas.
Ainda que pudessem conviver por breves instantes, isso seria infinitamente melhor do que nunca mais voltar a vê-lo.
Mesmo que no futuro ela fosse obrigada a casar-se com outro, desejava que ele vivesse bem, que vivesse melhor do que ela, de forma muito mais resplandecente.
Quanto a ela, duvidava que chegasse a envelhecer.
Ela possuía um sexto sentido para as desgraças.
Como agora, em que seus pais recomeçavam a discutir sem trégua.
— A confusão que você armou por pouco deitou a perder o esforço de todos! Pretende continuar com essa teimosia cega? Como me arrependo de ter escolhido você naquele passado!
— O que você entende? Você não é nada! Neste teto, você não tem o menor direito de falar. Agora você já não serve para me ajudar em absolutamente nada...
Provocada a tal ponto, a mãe perdeu o controle, consumida por uma fúria cega.
— Você vive apegada a velhos sentimentos, mas pense na sua filha! Se for para morrer, morra sozinha, mas não arraste todos nós para o abismo com você! Aquela grande empresa de antes faliu da noite para o dia, alguém há de ter que pagar com a prisão! Não vai querer que seja a sua filha a ir para a cadeia no seu lugar, vai? Ou planeja me atirar aos lobos? Basta! Pare enquanto é tempo, quanto dinheiro é preciso acumular para que baste?!
Logo em seguida, da sala de chá, Ning Yipei viu o pai descer as escadas sem demonstrar o mínimo resquício de afeto. O assistente o esperava com a maleta, enquanto o motorista abria a porta do carro.
Atrás dele, a mãe corria em desespero, tentando impedi-lo.
Sendo uma mulher de nervos à flor da pele, sua mãe inevitavelmente cometia atos descontrolados.
Gritava, enlouquecia.
O pai não detestava as ideias dela.
O que ele desprezava era a sua instabilidade emocional.
Ning Yipei assistia a tudo de longe, como quem contempla um incêndio na outra margem do rio.
Incapaz de salvar-se a si mesma, a mãe limitava-se a pregar em vão.
Em seu coração, ela nutria uma profunda antipatia pela mãe, mas era também a ela que se sentia mais apegada.
Muitas vezes, não sabia como se referir ao pai.
Deveria chamá-lo de pai, papai, *daddy* ou diretor Ning... Nenhuma das formas parecia caber-lhe perfeitamente.
Em meados do verão, ela habituou-se a ignorar tudo ao seu redor. Em vez de vegetar em meio àquela atmosfera de intrigas e falsidades, preferia correr às lojas de grife para comprar bolsas, centenas de roupas e calçados de luxo, tentando preencher o vazio e o pavor que habitavam seu peito.
Todas as noites, além do som de objetos quebrando, restavam-lhe apenas os sonhos.
Temia profundamente que, nos sonhos, Shen Yu viesse culpá-la.
Sua dependência em relação a ele nascera de uma fonte que ela própria desconhecia.
Pegando o boletim acadêmico que repousava no criado-mudo, ao lado do travesseiro, Ning Yipei discou o número do advogado.
— Dr. Yu, o senhor poderia enviar o meu boletim para Shen Yu?
— O seu boletim?
— Sim. Apenas apague o meu nome, basta entregar o papel diretamente a ele.