Capítulo 244: O Mestre Adestrador de Cães
A tia falou daquela maneira por causa da ajuda que lhe dei da última vez, quando expulsei do vilarejo aqueles desordeiros e restabeleci o cargo do tio Wu, permitindo-lhe voltar a ser o chefe da comunidade.
Sabendo que as palavras dela vinham do fundo do coração, senti-me profundamente comovido.
Sem termos qualquer laço de parentesco, ela ainda assim guardara aquilo na memória e fizera questão de me ajudar — onde se poderia encontrar uma pessoa tão boa hoje em dia?
Tomemos como exemplo os meus chamados parentes: parecem todos obcecados por dinheiro, incapazes de passar de três frases sem mencionar notas de cem, sempre tentando extorquir alguma coisa de nós.
Mais do que parentes, parecem mendigos! E ainda assim, os mendigos ao menos têm mãos e pés, sabem procurar o próprio sustento, sendo muito mais trabalhadores do que essa corja!
Enquanto comia a comida preparada pela tia, senti as lágrimas quase transbordarem pelos olhos.
Ao notar a minha reação, o tio Wu apressou-se em dizer: — Haozi, não fique triste. Embora o túmulo do seu pai tenha sido violado, desde que consigamos reavê-lo, não será o fim do mundo. Já avisei os moradores, e todos estão a caminho da casa da Fengqin; acredito que logo trarão os culpados até aqui.
Fengqin era justamente a minha tia. Ela vivia numa mansão imensa com o meu tio e conduzia carros de luxo; se não estivesse atolada em dívidas de jogo, a sua vida seria sumarenta e invejável!
Todo o vilarejo os invejava, mas quem saberia que o segredo da fortuna deles vinha do dinheiro que me tinham pedido emprestado e que depois apropriaram para si, recusando-se a pagar?
Só de me lembrar dessa gente, o sangue fervia-me nas veias!
Embora Wang Yuan desconhecesse os pormenores dos meus problemas familiares, bastou-lhe ouvir o tio Wu trocar aquelas breves palavras para compreender tudo.
Como perdera os pais muito cedo e tinha pouquíssimos parentes, tendo rompido relações com eles logo após entrar para a escola, ele ainda era bastante ingénuo perante tais perversidades.
Contudo, a fúria que sentia não era menor do que a minha, pois fizera aquela viagem com o firme propósito de prestar homenagem ao meu falecido pai, um desejo antigo que acalentava no peito.
Já se inclinara perante a memória da minha mãe e dos meus antepassados, e naturalmente faltava a tabuleta com o nome do meu pai — mas o que valia uma mera tabuleta? Apenas ajoelhar-se diante da campa é que completava o rito!
Ora, com o túmulo violado, onde é que se iria prestar tal homenagem?
— Irmão, não te zangues ainda. Tenho a certeza de que isto se resolverá da melhor forma; desde que não tenham deitado fora as cinzas, ainda podemos prosseguir com os rituais!
— O que disseste?
— Eu disse: contanto que não tenham espalhado as cinzas...
Larguei os pauzinhos abruptamente e perguntei ao tio Wu: — Tio, quais são as regras e os propósitos habituais de quem ousa profanar uma sepultura?
O tio Wu acendeu um cigarro, tragou lentamente e começou: — É uma falta de respeito imperdoável para com os mortos. Destruir a campa já é grave, mas roubar as cinzas em simultâneo significa que pretendem trazer a desgraça sobre a vossa família de propósito!
— Explique melhor!
— Todo o túmulo está ligado ao *feng shui*. Só um bom alinhamento geomântico pode garantir proteção infinita aos descendentes, e é por essa razão que os mais velhos gastam todas as suas poupanças para contratar mestres no assunto.
— Além disso, a sua tia já nutre um rancor profundo por si. Se ela roubar as cinzas do seu pai e as enterrar num local de mau agouro, a sua família será assolada por desgraças sem fim, correndo até o risco de derramamento de sangue, caso a situação se agrave.
— No entanto, isto não passa de especulação nossa; a sua tia não deverá ter uma audácia tão monstruosa. Se ela ousasse ir tão longe, acaso não acabaria por se destruir a si própria?
Franzi o cenho e indaguei: — Ela prejudicar-se-ia a si mesma ao fazer tal coisa?
— Certamente. Afinal, ela profanou o descanso de um morto e sepultou-os num lugar nefasto; tais artes têm sempre um efeito de retorno. O mal que se deseja aos outros acaba por recair sobre quem o pratica!
Ouvir as explicações do tio Wu fez-me sentir como se estivesse a aprender mais uma lição valiosa.
Mal as últimas palavras lhe tinham saído da boca, Wang Yuan soltou um grito súbito de dor. Virei-me para ele e vi uma mancha de sangue na sua língua.
Descobriu-se que, no momento anterior, ele tinha mordido a língua por descuido.
— Que estranho, eu nunca costumo morder a língua ao comer! — exclamou Wang Yuan, levantando-se com uma expressão sofrida e dirigindo-se à pia para bochechar com água.
Aquilo deixou-me o coração sobressaltado. Wang Yuan não tinha o hábito de morder a língua, mas acabara de o fazer; seria obra das maquinações da Fengqin?
Teriam as cinzas do meu pai sido realmente sepultadas num lugar funesto?
O olhar que o tio Wu dirigiu a Wang Yuan tornou-se extremamente complexo.
Se antes ele supunha que a Fengqin não teria coragem para tanto, agora percebia que a situação era muito mais intrincada do que imaginava.
Outro ponto inquietante era a rapidez com o malefício surtira efeito, o que provava que o especialista contratado pela Fengqin não era de modo algum vulgar.
O que me intrigava profundamente era o facto de a Fengqin dever ter cumprido uma pena de três anos, mas fora libertada após apenas alguns meses, dispondo ainda de fundos para financiar semejantes artimanhas — como teria ela conseguido tal proeza?
Terminada a refeição, tomado por uma agudeza de espírito e um tédio sufocantes, saí para o exterior com a intenção de fumar um cigarro e acalmar os nervos.
Mal cheguei à encosta de terra e me preparava para me acocorar, um cãozinho amarelo irrompeu subitamente de um canto e avançou de boca aberta na direção do cigarro que eu segurava.
Consegui esquivar-me das presas do animal, mas os meus pés resvalaram e despenhei-me por um barranco escuro.
E o mais insólito nem foi isso: senti uma dor aguda na palma da mão e, ao retirá-la da água, vi um corte profundo a sangrar profusamente.
— Caramba! Tinha de ser logo com tanta precisão?!
Para que conste, desde a infância que eu ostentava a reputação de mestre na adestração de cães. Naquela época, uma família do vilarejo trouxera um cão cinzento de grande porte que, ao erguer-se, era mais alto do que um homem adulto, havendo quem dissesse tratar-se de um urso, embora os donos nos tivessem esclarecido mais tarde que era um mastim tibetano.
Sabendo da ferocidade do animal e da minha tendência para as travessuras, a minha mãe receava que eu pudesse provocar a fera e acabar gravemente ferido, razão pela qual me fizera severas ameaças.
Contudo, a minha natureza teimosa falou mais alto; aproveitando a escuridão da noite, esgueirei-me para o quintal daquela casa e logo ouvi o tinir metálico das correntes vindas da jaula.
Na altura, eu era verdadeiramente destemido; longe de sentir medo, aproximei-me passo a passo da jaula e, encarando aquele par de olhos caninos brilhantes, fiz um gesto provocatório com os dedos.
No dia seguinte, ao dar por a minha falta e suspeitando que eu tivesse ido provocar o cão, a minha mãe correu aflita à residência dos vizinhos.
Quando lá chegou, deparou-se com metade do meu corpo projetado para fora da jaula, enquanto eu chorava copiosamente.
Os donos da casa não ousavam aproximar-se, alegando que o cão fora roubado a um amigo e ainda não estava domesticado, alertando que uma aproximação imprudente poderia resultar em ferimentos graves ou até na morte.
No fim, foi preciso que um homem robusto do vilarejo interviesse, segurando à distância uma vara com gancho que lançou para a entrada da jaula, enganchando a minha calça para me puxar lentamente para fora.
Eu estava a dormir placidamente, abraçado ao cão, e fui arrancado dali com tal brusquidão que resmunguei com sono, cobrindo aquele homem de insultos.
O cão saíra da jaula logo atrás de mim, apoiando uma pata no meu ombro e fuzilando o homem com um olhar feroz.
A minha mãe, quase a desfalecer de pavor ao ver o meu ar sereno e provocador, apanhou uma pedra do chão e atirou-la diretamente contra mim.