Capítulo 26: O velho Min, um homem de princípios
"Cocoricó..."
Mal o dia amanhecia, e o grande galo criado pelo velho Min, um jovem intelectual de Xangai que já estava há alguns anos no povoado de Sanlipu, começava a cantar.
"Hora de levantar, vamos? Se atrasarmos para o relatório matinal, o secretário do comitê vai nos criticar."
O velho Min levantou-se num salto e começou a arrumar sua cama. Quando os outros finalmente se levantaram e dobraram seus cobertores, viram o velho Min com um estojo de bala na mão, cobrando a "taxa de despertar" de cada um.
"Que taxa de despertar é essa?", perguntou Wang Shuo.
Na verdade, não era apenas Wang Shuo que estava confuso; Ye Xiaochuan, Zhang Wei e Liang Shaoping estavam todos perdidos.
"Meu galo canta toda manhã para avisar que é hora de acordar. Todos se beneficiam disso, não?", o velho Min dizia com absoluta seriedade. "Vocês não sabem, mas criar um galo não dá lucro. Tenho que gastar duas onças de grãos por dia para alimentá-lo. Como vocês são os beneficiários, não posso arcar com esse custo sozinho, certo?"
Wang Shuo olhou para Hu Yong, que estava com a cabeça enfaixada. Hu Yong assentiu: "O velho Min é assim mesmo. Não é questão de um centavo... isso seria muito. Ele calcula até meio milésimo de centavo, não cobra um fio de cabelo a mais, mas não espere que ele abra mão de um milímetro sequer."
O velho Min criava duas galinhas para ovos ou para vender e trocar por grãos, mas aquele galo, responsável apenas pelo canto, não lhe trazia rendimento algum. Mas... bem! Olhando para o velho Min, que segurava o estojo de bala com uma seriedade imperturbável, todos não sabiam se riam ou choravam.
Um estojo de bala de grãos por pessoa, quanto seria isso? Era apenas um cartucho de pistola, pequeno e curto. Ainda bem que não era uma carcaça de projétil de artilharia... Sem alternativa, os rapazes abriram seus baús de armazenamento, desataram os sacos de ração e permitiram que o velho Min mergulhasse o estojo.
O velho Min era meticuloso e justo. Ao retirar o estojo cheio de farinha de trigo, ele passava o dedo pela borda para nivelar. Assim, o conteúdo não ficava nem transbordando, nem escasso. E a quantidade retirada de cada saco era exatamente igual. Realmente, muito justo!
Wang Shuo e os outros seguravam o riso enquanto acompanhavam a medição. Depois, começaram a lavar o rosto e a buscar lenha para cozinhar. O velho Min, sem pressa, pegou um pedaço de carvão e riscou a parede. Nela, já havia várias marcas de contagem.
"Isso é o que Hu Yong me deve em grãos para ração. Cada marca, uma dívida", explicou o velho Min com seriedade. "Ele não tem grãos para pagar agora, não tem problema, mas a conta precisa estar clara."
Terminado isso, ele começou a ensinar os outros a cozinhar. O café da manhã dos jovens intelectuais era simples — mesmo que quisessem luxo, não tinham recursos. Duas conchas de água foram para a panela de ferro. Cada um tirou um punhado de painço de seus próprios sacos.
Teoricamente, o painço deveria ser lavado algumas vezes para que o caldo ficasse límpido, mas o velho Min não permitia, alegando que se perdia muita nutrição. Pensando bem, cada um recebia pouco mais de um quilo de painço por mês. Com tanta economia, mal tinham o que comer; quem ousaria exigir sabor?
Depois de colocar o painço, o velho Min, com destreza, posicionou uma tampa de vapor sobre a panela. Pediu que cada um colocasse sua própria batata ali; assim, enquanto o mingau cozinhava embaixo, as batatas cozinhavam no vapor acima, economizando lenha.
Após organizar as batatas, ele advertiu: "Lembrem-se da posição e do tamanho da batata de cada um. Não se confundam, ou teremos brigas." As batatas não eram produzidas de forma padronizada; havia grandes, pequenas, algumas com brotos ou furadas por insetos. O velho Min temia que, se alguém pegasse a batata errada, o prejuízo causaria discórdia.
Diante de alguém tão detalhista, todos apenas sorriam, sem saber o que dizer. Enquanto se ocupavam, Hu Yong saiu silenciosamente, sem participar do preparo.
"Deixem-no, ele foi se esconder na adega para beber", disse o velho Min, acostumado com o comportamento de Hu Yong. "Ele tem um defeito: se não beber, as mãos tremem. Se bebe, não tem grãos para comer... É um ciclo vicioso, sem cura."
Ouvindo isso, entenderam: o jovem Hu Yong sofria de alcoolismo severo. Quase todos os seus grãos eram transformados em bebida, por isso ele comia de forma irregular. Ele ia para a adega para evitar o constrangimento de ter que oferecer bebida aos outros. Se oferecesse e alguém aceitasse, o coração do viciado em álcool não aguentaria.
Após colocar o mingau e as batatas no fogo, o velho Min foi para a cozinha comunitária vizinha preparar sua própria refeição. Pouco depois, o vapor subiu. Hu Yong voltou com o rosto vermelho e o pescoço inchado de bebida. Ao ver que o velho Min não estava, explicou: "Ele não quer tirar vantagem de ninguém e não quer sair no prejuízo, por isso cozinha separado."
"Tsc! Será mesmo necessário? Esse jeito mesquinho não combina com um homem!", resmungou Wang Shuo. As pessoas da capital costumavam ser grandiosas, audaciosas e um pouco esbanjadoras. Não dava para ser diferente; na capital, é preciso manter a pose, mesmo que à custa de sacrifícios, ou não se faz amigos. Por isso, Wang Shuo detestava o estilo calculista do velho Min.
Mas, no fundo, Ye Xiaochuan pensou: embora meticuloso, o velho Min tem princípios rígidos e não cede. Se um dia precisar de alguém para gerir contas ou bens, ele seria perfeito.
Quando a comida ficou pronta, viram que não havia acompanhamentos. No alojamento, nem sequer um rabanete em conserva restara. Felizmente, havia um pouco de sal e pimenta em pó. Cada um tomou sua tigela de mingau e comeu a batata mergulhando-a no tempero.
A água de Sanlipu era muito salgada. O mingau tinha um gosto amargo e salobro. Não era nada apetitoso. Mas, ao pensar nos camponeses locais, que mal podiam pagar pelo café da manhã, os jovens engoliram tudo, até a última gota.
Hu Yong teve sorte e ganhou uma pequena porção extra. Mas Wang Shuo avisou antes: só desta vez. Não era mesquinhez; a ração era escassa e precisariam usar os cupons e o dinheiro trazidos de casa para sobreviver ao inverno. Ninguém tinha condições de sustentar o outro.
Mal terminaram de comer, ouviram o som de um sino ao longe.
"Trabalho na equipe de produção tão cedo?", estranhou Ye Xiaochuan. "O dia nem clareou direito e está tão frio, como vamos trabalhar?"
"Três badaladas não significam início de trabalho", disse Huang Min, entrando com um sorriso. "É o aviso para a reunião matinal e o relatório. Lavem as tigelas, temos que partir agora."
Rapidamente, lavaram as tigelas e correram para a sede da brigada. Fora do vilarejo, corria o famoso Rio Wuding. Ao se aproximarem, notaram mais de uma dezena de tochas acesas no leito do rio. Olhando com atenção, podiam ver várias bandeiras coloridas tremulando.
O grupo ficou estupefato.
Meu Deus! No frio cortante, tão cedo, já haviam levado os membros da equipe para trabalhar nas obras de irrigação no rio? Isso... nem o burro da equipe de produção aguentaria tanto!