Capítulo vinte e oito: Perder a amante e ainda sofrer a derrota
Crianças choronas não costumam ser muito queridas.
Dong Xiaoliu não sentia a menor culpa por ter assustado a criança; afinal, embora a menina fosse pequena, seu coração era terrivelmente maldoso.
— Irmã Qiuyue, elas não querem brincar comigo, então eu também não vou brincar com elas.
Xiaoliu ergueu a cabeça com uma expressão de mágoa, piscando seus grandes olhos como se tentasse forçar algumas lágrimas. No entanto, ela não estava disposta a desperdiçar seu talento para a dramatização por causa de duas pirralhas detestáveis; uma expressão convincente já era o suficiente.
— Está bem — respondeu Qiuyue com ternura.
— Não vá embora! Eu vim me desculpar e trouxe até pãezinhos de carne. Coma, por favor.
Zhang Baozhu ainda falava com voz de choro e um tom de urgência que qualquer tolo perceberia ser suspeito.
A Vovó Dong aproximou-se batendo palmas, mas antes que pudesse dizer algo, Xiaoliu exclamou:
— Uau, que cheiro bom de pão de carne! E é de farinha branca!
— Pois é, nem tente comparar com o status do meu patrão. Na mansão Zhang, pães de farinha branca são comuns; é só porque a senhorita é bondosa que ela trouxe para você — disse Dong Xinyue com arrogância.
Xiaoliu lançou-lhe um olhar de desprezo. O que uma serva tinha para se orgulhar? Além disso, ela viu claramente Xinyue engolir em seco. Xiaoliu não acreditava que o latifundiário Zhang fosse generoso o suficiente para alimentar seus servos com grãos refinados e carne, especialmente nas circunstâncias atuais.
— Isso mesmo, coma logo! — "Que morra logo!", pensou Zhang Baozhu, olhando para Xiaoliu com malícia enquanto entregava os pães.
— Xiaoliu, ouça a vovó. Não podemos comer as coisas dos outros sem mais nem menos. Se quiser pãezinhos, eu farei para você mais tarde — interveio a Vovó Dong, temendo que a neta cedesse à tentação.
— São pães de carne de farinha branca! Se você não vai comer, eu vou levar embora — disse Baozhu, impaciente, embora fosse apenas um blefe.
Xiaoliu abaixou a cabeça e abriu o embrulho, tateando os pães um por um, antes de olhar para Baozhu com inocência:
— Só vou acreditar que você não está me enganando se me der aquele cadeado de ouro e a sua pulseira de pérolas.
Baozhu recuou, sentindo o peso da perda. Xinyue sussurrou apressada:
— Senhorita, você não quer se vingar?
Pensando nos maus-tratos que sofrera e nas coisas que sua família dera àqueles camponeses, Baozhu cerrou os dentes, arrancou as joias e as empurrou para as mãos de Xiaoliu.
— Toma! Fique com tudo, serve para o seu enterro! — A última frase foi sussurrada, mas Xiaoliu ouviu perfeitamente.
Guardando as joias no peito, Xiaoliu abriu um sorriso, pegou dois pães e os enfiou nas mãos de Xinyue e Baozhu.
— Se vocês comerem, eu acreditarei ainda mais — disse Xiaoliu, fingindo salivar de vontade.
— Eu não vou comer isso! — Zhang Baozhu jogou o pão longe por reflexo, mas ao ver Xiaoliu prestes a abrir a boca, empurrou Xinyue: — Não gosto de pão frio. Deixe que ela coma, serve?
O rosto de Xinyue empalideceu instantaneamente:
— Senhorita, eu... — Ela não ousava comer.
— Se não quer ser punida pela minha mãe, coma logo. Eu te dou uma pulseira de prata depois — ameaçou Baozhu, beliscando-a.
Pela pulseira e pelo medo da punição, Xinyue fechou os olhos e engoliu o pão, que fora recheado com laxante. O aroma da carne era tão tentador que até os adultos no pátio começaram a salivar, olhando na direção delas.
— Ela comeu, agora é a sua vez — ordenou Baozhu, apontando o dedo para o nariz de Xiaoliu.
Xiaoliu deu um tapa na mão gorda e escura da menina e fez um bico:
— Que coincidência, eu também não gosto de pão frio. Vou pedir para minha avó aquecer mais tarde e comeremos com todos.
Xiaoliu não sabia que tipo de veneno Baozhu colocara no pão, mas ela mesma havia adicionado uma dose reforçada de laxante. A quantidade não era letal, mas seria o suficiente para causar diarreia por vários dias. Ela se perguntava se a perna manca de Xinyue resistiria.
— Não! Você tem que comer agora! — insistiu Baozhu.
— É assim que a senhorita Zhang trata quem salvou a sua vida? Não queremos esses pães, leve-os embora. Caso contrário, pedirei ao chefe da aldeia que vá falar com o senhor Zhang para saber se a compensação de ontem foi insuficiente!
A Vovó Dong, sempre protetora com a neta, não se importou com a idade da outra. Enfiou o embrulho nos braços de Baozhu e puxou Xiaoliu, virando as costas. Qiuyue soltou um suspiro de alívio; ela queria ter feito o mesmo, mas hesitou por medo de trazer problemas para a família Dong.
— Vovó, vamos mesmo comer pães de carne à noite? De farinha branca também? — perguntou Xiaoliu, levando o dedo à boca e mudando de assunto. Ela tinha suprimentos de sobra em seu espaço dimensional, ainda quentes; sem aquele embrulho de Baozhu, ela não teria como fazer a troca.
— Vamos! — A Vovó Dong, percebendo que todos no pátio a observavam, respondeu com firmeza. Se o Zhang deu farinha e carne, era melhor comer antes que outros cobiçassem. Além disso, era justo fortalecer a neta; afinal, fora ela quem descobrira a comida.
— Ei, não vá embora! Eu trouxe os pães, coma como quiser! — Baozhu correu atrás, forçando o embrulho nos braços de Xiaoliu: — Você tem que comer, ouviu?
— Com certeza! — "Só que não", pensou Xiaoliu.
Ao ver Baozhu suspirar de alívio e sair puxando a manca Xinyue, Xiaoliu cobriu a boca para esconder o riso. Ela tinha visto Xinyue segurando a barriga; esperava que ela conseguisse chegar até o latifundiário Zhang antes que o desastre acontecesse no caminho. Baozhu perdera as joias e os pães, uma pena que não tivesse comido nenhum.
— Vovó, vou guardar os pães na casa e ficar de olho. Lembre-se de fazer os pães, todos vamos comer carne, estou tão feliz! — Xiaoliu levantou a cabecinha, com um sorriso radiante e suave como a luz do sol.
— Está bem, sua pequena gulosa. Vou fazer vários para que possamos comer amanhã de manhã também.
A Vovó Dong levou a neta para dentro e pediu às noras que preparassem a refeição. Com tantas bocas para alimentar, usar apenas farinha branca era impossível; a avó reservava o melhor para Xiaoliu, com um pouco para as crianças menores para que não definhassem. Havia bastante carne salgada, que foi usada generosamente, mas a maior parte do recheio eram vegetais silvestres secos. Mesmo assim, ter um pouco de gordura já era um luxo.
Naquela noite, o aroma dos pães de carne da família Dong espalhou-se por toda parte. Felizmente, todos na aldeia haviam recebido sua parte, senão muitas crianças teriam chorado de desejo. Quanto aos pães que Xiaoliu trocara, os jovens da família comeram um cada, quase mordendo a própria língua de tão saborosos, acreditando ainda mais que sua pequena irmã era uma portadora de sorte.
Naquela noite, todos dormiram cedo. Antes do amanhecer, as mulheres já estavam de pé preparando a comida para retomar a jornada de fuga. Caminharam por dias sem ver sinal de vida, nem sequer uma lâmina de grama, testemunhando o rastro de destruição deixado pelos gafanhotos.
— Xiaoliu, vamos brincar de cavar buracos? Ver quem faz mais rápido — sugeriu o quarto irmão, Dong Silang, entediado enquanto a caravana parava nas montanhas.
Xiaoliu olhou para a montanha árida e assentiu, cavando com um graveto. De repente, uma surpresa a atingiu ao ver algo na terra.
— Ué? O que é isso? Por que cresce na terra?
O quarto irmão esticou a mão e quebrou um pedaço de inhame grosso como um dedo, sujando-se com a seiva. Xiaoliu apenas suspirou; será que esse irmão não tinha cérebro?
— Ai! Minha mão está coçando demais! Pronto, será que fui envenenado? — O rapaz entrou em pânico e correu chorando para a mãe, como se estivesse prestes a morrer, atraindo todos ao redor.
A Vovó Dong, preocupada com Xiaoliu, aproximou-se:
— Minha neta, você está bem? Deixe a vovó ver.
Xiaoliu balançou a cabeça, abraçou o pescoço da avó e sussurrou em seu ouvido:
— Vovó, encontrei o que minha mãe me mostrou nos sonhos. Não vamos mais passar fome.