Capítulo 18: A Casa Segura que Não é Segura
Embora a frente do metrô fosse um monstruoso volume, o espaço interno era apertado. O compartimento era projetado para um único condutor, mal acomodando três pessoas. Dan Long estava na cabine dirigindo; To Tu permanecia atrás dele, observando nervosamente vários instrumentos; Lan Ling sentou-se sobre um tubo grosso ao lado da cabine. O túnel estava completamente escuro, iluminado apenas pela fraca luz dianteira do trem.
Quando Lan Ling e Dan Long chegaram, embora o túnel fosse escuro, havia luzes tênues nas bifurcações e nas estações. Porém, naquele túnel não havia nenhuma luz, nem qualquer desvio. Sob o estrondo, a locomotiva avançava rumo à escuridão infinita.
Após mais de uma hora de viagem, Dan Long percebeu que os trilhos não eram os mesmos do trajeto anterior; não havia sinais de raízes ou folhas de lótus, apenas poeira e escuridão. Após cerca de duas horas adicionais, Dan Long freou bruscamente. Não muito adiante, uma queda de terra bloqueava os trilhos com enormes pedras. Os três desceram para avaliar a situação. Mesmo que removessem as pedras, não seria possível atravessar os trilhos quebrados. Assim, tiveram que continuar a pé. Felizmente, após algumas horas de descanso, não estavam muito cansados.
“Só que estou com um pouco de fome”, disse Dan Long. “Se soubesse, teria trazido algo para comer da prisão.”
“Você comeu o suficiente antes, até comeu os bolos todos”, respondeu To Tu.
Antes de partir, To Tu desmontou a luz da frente do trem, enrolou os fios na mão para iluminar o caminho.
“Isso não vai consumir muita da sua energia, né?” perguntou Dan Long.
“Essa pequena carga não é nada. Além disso, sinto que a lâmina da espada armazena a energia que me foi sugada antes; só preciso segurá-la um pouco para me recuperar.”
“Que ótimo, isso valeu a pena! Sua viagem não foi em vão”, disse Dan Long.
“Só que minha cabeça ainda dói um pouco depois da pancada, mas valeu a vingança, haha.” Apesar de estarem presos naquele túnel escuro, To Tu sentia uma satisfação indescritível. Ele puxou a longa espada capturada e examinou-a cuidadosamente. A espada media mais de um metro, com lâmina estreita e dorso um pouco grosso, a lâmina reluzia prateada e emitia um brilho branco na penumbra da caverna. A lâmina estava coberta por inscrições negras que iam densamente do cabo até a ponta.
“Deixe-me ver”, disse Lan Ling, aproximando-se e lendo as inscrições. “Esta é a escrita Ximu.”
“Você conhece? O que está escrito?” perguntou To Tu ansioso.
Com a luz fraca, Lan Ling decifrou o texto, que era um poema em louvor a um rei chamado ‘Senhor do Trovão’. As inscrições mencionavam que a espada se chamava ‘Lâmina do Relâmpago’.
“‘Lâmina do Relâmpago’, que nome ótimo!” To Tu admirava cada vez mais a espada.
“Você sabe muito! Aliás... quantas escritas existem no mundo?” perguntou Dan Long, que só conhecia o idioma comum e o do Nove Continentes, invejando a erudição de Lan Ling.
“No mundo, do passado até hoje, existem pelo menos algumas centenas de escritas. Eu só conheço algumas poucas. Essa escrita Ximu é bastante obscura. Aprendi para entender um livro antigo importante”, respondeu Lan Ling, sem revelar que esse livro antigo, sobre o ritual de ‘sacrifício’, estava em sua estante no apartamento.
(Os relatos antigos nem sempre são confiáveis. Muitos são histórias distorcidas. Os Ximu nunca viram elfos; o ritual de sacrifício vem de lendas ainda mais antigas. Por exemplo, o ‘Senhor do Trovão’ não foi um grande governante, apenas alguém que encontrou uma espada quebrada no túmulo dos ancestrais e matou muitas pessoas com ela, ganhando fama repentina. Quando a espada foi reconstituída, ele mesmo escreveu o poema para perpetuar seu nome. Na verdade, ninguém se importa quem ele foi.)
Enquanto caminhavam e conversavam, a escuridão não era entediante. Após um tempo, Lan Ling avistou de relance uma porta enferrujada na lateral do túnel. Sua visão aguçada captou o detalhe, enquanto To Tu iluminava a frente do túnel; os outros dois não notaram a porta semi-enterrada.
Lan Ling guiou To Tu para iluminar a porta. A ferrugem marrom-avermelhada da porta confundia-se com a cor da terra ao redor, tornando-a quase imperceptível. A moldura estava enterrada sob terra e pedras, restando apenas o puxador circular no centro. Dan Long tentou girar com força e quebrou o puxador.
Aquela porta poderia ser a esperança de fuga. Juntos, abriram-na à força, quebrando o trinco completamente corroído. Havia outra porta atrás, idêntica, mas menos enferrujada. Dan Long girou o puxador e abriu a segunda porta. Entraram cautelosamente e encontraram um corredor construído com pedras verde-escuras, impregnado por um odor estranho de remédio queimado, como plástico derretido.
No fim do corredor, havia uma porta de madeira sem tranca. Ao abrirem, viram um complexo aparelho de destilação em funcionamento, com líquidos coloridos fluindo por vários tubos de vidro, fervendo, condensando e desidratando. Atrás do equipamento, uma longa mesa de madeira repleta de frascos e potes; uma figura masculina estava ali moendo algo. Seu rosto estava oculto por um balão de vidro, dificultando a identificação. Ele não usava o uniforme da família Sako, mas uma roupa curta roxo e preta, sem parecer um soldado.
“Com licença, posso perguntar...” O ruído do aparelho era alto, e o homem não percebeu a entrada até Dan Long falar. Ao olhar para cima, ele ficou surpreso por um instante, depois saltou rapidamente, arremessando o pilão que usava para moer.
O golpe foi rápido como um relâmpago, atingindo To Tu no rosto e deixando-o inconsciente. Em seguida, o homem lançou o almofariz como arma. Lan Ling, transformando-se em uma perna de ave, saltou para o lado. Dan Long concentrou sua energia para proteger o To Tu desmaiado. O almofariz quebrou na parede, mas os fragmentos não feriram ninguém.
Lan Ling correu pela parede lateral, puxando o arco e disparando rapidamente. O adversário era ágil e esquivava-se dos tiros à queima-roupa. Ele voltou-se e pegou uma garrafa de porcelana branca na mesa, arremessando-a contra Lan Ling. Ela reagiu com rapidez e desviou. A garrafa quebrou na parede, mas um líquido verde pegajoso espirrou, difícil de evitar. Uma gota caiu na roupa de Lan Ling; o líquido rapidamente se expandiu como vinhas, envolvendo seu corpo inteiro, depois escureceu e endureceu, prendendo-a firmemente.
Dan Long ajudou To Tu a sentar-se e avançou contra o inimigo. O homem pegou outro frasco e o esmagou no chão; uma fumaça roxa densa encheu a sala, tornando tudo invisível. Dan Long não sabia se a fumaça era venenosa; prendeu a respiração e se preparou para um ataque surpresa. De repente, sentiu uma dor aguda no abdômen e foi chutado com força, batendo contra a parede. Ainda atordoado, foi agarrado pelo pescoço, erguido e pressionado contra a parede.
“Quem enviou vocês? Como encontraram este lugar?” perguntou o homem com raiva.
Dan Long sentiu a pressão no pescoço, querendo dizer que estavam ali por acaso, mas não conseguiu falar.
To Tu começou a recuperar a consciência, viu Dan Long sendo sufocado e, em desespero, tentou agarrar a perna do agressor. O homem pisou na mão estendida, mas To Tu segurou firme o pé, ainda que sem força para causar dano. O homem ficou surpreso e, de repente, foi derrubado por uma forte descarga elétrica.
Dan Long tossiu várias vezes até recuperar o fôlego e ajudou To Tu, ainda meio zonzo. “Maldito, bateu na minha cabeça de novo...” resmungou To Tu.
Com esforço, quebraram o líquido endurecido que prendia Lan Ling e amarraram bem o homem com uma corda encontrada no quarto.
“Esse cara é forte mesmo”, comentou Lan Ling.
“E muito perigoso, tem muitos frascos estranhos aqui”, disse Dan Long, apontando para a longa fileira de potes na mesa — eram pelo menos cem. O quarto era maior que a cela do pântano de lótus, muito escuro, com paredes verde-escuras e algumas partes danificadas.
“To Tu abriu uma porta e disse: ‘Olhem isso’.”
Atrás da porta havia um grande depósito, com pilhas de comida e água suficientes para anos. Em uma das paredes, uma grande estante cheia de livros. Lan Ling deu uma olhada e disse: “Parece que esse cara era um farmacêutico.”
“Farmacêutico?” perguntou Dan Long.
“Não o da farmácia comum, mas um farmacêutico de combate. Eles usam medicamentos para ajudar em batalhas, é uma profissão antiga”, explicou Lan Ling.
Os três estavam famintos, especialmente Dan Long, que devorava a comida do depósito.
“Ah... apesar de estarmos bem alimentados, não sei como voltar à superfície”, disse To Tu, andando de um lado para o outro, sem encontrar outra saída além da porta por onde entraram.
“Vamos esperar ele acordar e perguntar. Aliás, você não matou ele com o choque, né?” perguntou Dan Long.
“Não creio... Ele é forte demais para morrer assim tão fácil”, respondeu To Tu.
“A porta por onde entramos parece não ter sido aberta há muito tempo; deve haver outra saída”, disse Lan Ling.
Depois de comer, Dan Long tentou acordar o homem, mas ele não se mexia. Lan Ling checou o pulso e o batimento cardíaco, e percebeu que ele estava morto: pupilas dilatadas, nenhum sinal vital. To Tu ficou chocado e triste. “Quando vocês caíram, eu precisava garantir que o choque seria fatal; talvez exagerei na força...” Dan Long sentiu-se desconfortável. “Entramos de repente, ele nos atacou, foi compreensível. É uma pena...”
To Tu e Dan Long tinham lutado contra a máfia muitas vezes, mas era a primeira vez que matavam um inocente por engano. Eles haviam caminhado pelo túnel por pelo menos dez horas, provavelmente já fora do controle da família Sako, e a roupa do homem não tinha bordado de lótus, indicando que era um recluso inocente.
“Vamos enterrá-lo direito”, disse To Tu, suspirando.
Voltaramm ao túnel, cavaram uma cova e colocaram o corpo para enterrá-lo. To Tu disse: “Esperem, ele ainda está amarrado, não podemos enterrá-lo assim.” Desamarrou o corpo e o jogou de lado, quando sentiu um arrepio nas costas. O “corpo” pulou de repente e fugiu rapidamente pelo túnel escuro. O homem era tão rápido que nem Lan Ling percebeu a tempo. Ele fingira estar morto e aproveitou a oportunidade para escapar.
To Tu e Dan Long, vendo ele fugir e desaparecer na escuridão, sentiram o peso da culpa se dissipar e até respiraram aliviados; o homem era muito forte e talvez não tivessem conseguido derrotá-lo. Lan Ling ficou surpresa com a habilidade dele de fingir a morte tão bem, enganando até mesmo ela.
Os três voltaram à sala para procurar a saída para a superfície. Lan Ling encontrou um folheto na estante, que continha registros de missões do assassino, detalhando suas vítimas, habilidades e recompensas.
“Então ele era um assassino! Matou muita gente”, disse Lan Ling.
“Isso explica, era um bandido, mereceu morrer eletrocutado”, comentou To Tu, arrependido por não ter sido mais rigoroso.
“Por que um assassino viveria em um lugar tão estranho? Não deveriam ficar em hotéis cinco estrelas?” perguntou Dan Long.
“Isso é coisa de filme. Assassinos reais vivem em esconderijos remotos para evitar retaliações”, explicou To Tu.
“Sim, eu li sobre isso. Esses esconderijos são chamados de ‘casas seguras’. Cada assassino tem várias delas”, acrescentou Lan Ling.
Após uma busca minuciosa, Lan Ling descobriu um mecanismo oculto atrás de um livro falso na estante. Ao acioná-lo, uma tampa retangular de ferro caiu do teto, revelando uma escada. Subiram por um corredor inclinado que obrigava a curvar-se, até um lance de escada vertical com um puxador circular no topo. Giraram o puxador e o espaço no topo da escada rodou para cima, até que uma tampa foi aberta. Saíram pelo buraco e encontraram um esgoto, úmido e com forte cheiro de mofo.
“Ótimo, é o esgoto, estamos perto da superfície”, disse Dan Long, animado.
Lan Ling olhou para o túnel por onde haviam saído; o disfarce era perfeito. Se não fosse pelo movimento rotativo, a tampa estaria submersa. A superfície externa era de tijolos cimentados, mesclando-se com a parede, sem puxadores visíveis, impossível abrir por fora.
“Para qual lado vamos?” perguntou Lan Ling, momento de confiar na intuição. Entre eles, Dan Long era considerado o mais intuitivo.
“Para este lado”, disse Dan Long, cheio de confiança sem razão aparente.
Continuaram andando pelo esgoto. Curiosamente, apesar do forte cheiro de mofo, a água não estava suja.
Após algum tempo, encontraram uma tampa de bueiro.
“Finalmente podemos ver a luz do dia!” exclamou To Tu.
“Yeah!” Dan Long comemorou.
Subiram e abriram a tampa, sentindo o ar fresco no rosto.
Embora fosse dia, era noite. O céu estava limpo, estrelado, e a luz suave da lua cheia iluminava a terra. Ao redor, havia várias casas arruinadas cobertas por arbustos e trepadeiras.
“Parece uma cidade abandonada pós-guerra”, disse To Tu.
“Que guerra?” perguntou Dan Long.
“Onda Federal e a vizinha República de Tuun lutaram por muitos anos. Muitas cidades fronteiriças foram destruídas. Podemos estar do outro lado do Estreito de Unus, em Tuun”, explicou Lan Ling. Ela já suspeitava disso durante a viagem no metrô, pois o trecho frio após a descida indicava a travessia do estreito.
Lan Ling tinha seus pertences e tirou o celular, que não captava sinal. Observando as estrelas, estimou que estavam a oeste do estreito, na direção sudoeste da cidade de Audy.
“Entendi. Vou subir naquela torre para ver se encontro alguma estrada próxima.” Apontou para um campanário em ruínas iluminado pela lua. Mal deu dois passos, Lan Ling o puxou.
“Tem carro vindo.” Lan Ling ouviu o barulho do motor, e não era apenas um carro. Os três se esconderam rapidamente entre as ruínas. Em um lugar tão desolado, carros à noite provavelmente significavam caçadores atrás deles. Após tanta fuga, ainda não tinham saído da influência da família Sako?