Capítulo 35 — O Altar do Destino
O prazo de cinco dias chegou ao fim. Dite enviou um grupo de mercenários para se passar pelo comboio da Raposa Prateada em direção ao "Altar do Destino". O líder desses mercenários chamava-se Pires, um homem na casa dos quarenta anos, robusto como um touro, com dois dentes de ouro na boca. Ele era um veterano no submundo dos mercenários, alguém que aceitava qualquer serviço sujo, contanto que o pagamento fosse justo. Naquele momento, vestindo uma peruca vermelha para se passar por Dite e trajado de forma elegante, ele estava sentado no carro oficial de Dite, cantarolando uma melodia.
Ele sabia que aquela missão era servir de isca e que os riscos eram altíssimos. Contudo, a recompensa era generosa demais para ser recusada. Sua profissão consistia em lamber o fio da navalha e tirar as castanhas do fogo; desde que houvesse dinheiro, nada mais importava. Pires acomodou-se no banco traseiro do veículo blindado de luxo, cruzando as pernas e aproveitando o tratamento de um figurão do submundo.
"Que desperdício! Estar sozinho em um carro tão confortável; se houvesse duas garotas aqui, seria perfeito", pensou Pires, com um toque de frustração. Mas ele também estava cheio de expectativas: ao terminar aquele serviço, ele poderia sustentar cem garotas!
Embora o comboio fosse uma farsa, os soldados eram reais. Eram veteranos sob o comando de Pires, com uma capacidade de combate famosa no meio mercenário. Por sinal, Pires fora colega de turma de Hausa, mas fora expulso e preso por ter estraçalhado um instrutor da academia militar. Foi assim que ganhou o apelido de "Pires, o Estripador". Ele nunca serviu no exército regular; desde que saiu da prisão, dedicou-se ao mercenarismo. Vendo agora, ele estava muito melhor do que Hausa, que se formara em primeiro lugar. Pelo menos ele ainda estava vivo e sentado em um carro tão confortável.
O comboio de Pires seguiu imponente até a localização das ruínas. Tratava-se de um monte de topo plano, não muito alto, com três faces bastante íngremes e apenas um caminho de acesso. No topo, jaziam espalhadas as pedras gigantescas de um antigo altar. Não se sabia ao certo a que era pertenciam; eram, em sua maioria, pilares de pedra quadrada que exigiam mais de quatro homens para serem abraçados.
O carro blindado parou. Pires ajeitou a peruca e desceu para representar Dite. Sua compleição física era robusta, totalmente diferente da de Dite, tornando o teatro algo inútil, na visão de Pires. Ele avistou alguns vultos entre as pedras e ordenou que o comboio se espalhasse. Os soldados formaram posições, escondendo-se atrás dos veículos e apontando as armas para os vultos.
"É o senhor Mongo?", perguntou Pires ao descer, confiante na própria habilidade. Ele sabia que o homem à frente certamente não era Mongo Sako; na verdade, era bem provável que fosse um impostor como ele mesmo, o que lhe trouxe uma estranha sensação de camaradagem.
Pires observou atentamente o vulto central: parecia ser uma mulher, ladeada por dois homens, um alto e outro baixo. Um pouco mais distante, havia mais uma figura, segurando um arco e flechas.
"O senhor Mongo poderia vir aqui para conversarmos?", pediu Pires, imitando o tom de voz de Dite de forma deliberadamente cômica. Embora achasse a encenação desnecessária, ele a via como um entretenimento, uma espécie de "preliminar" para o combate. Ele permaneceu junto à porta do carro blindado de Dite, sem se aproximar do amontoado de pedras, onde quase certamente haveria uma emboscada.
De repente, inúmeros canos de armas surgiram de trás das pedras, e as balas caíram como uma tempestade. Pires, preparado, protegeu-se atrás da porta blindada e ordenou a contraofensiva. Enquanto ambos os lados trocavam tiros, explosões começaram a ecoar. Era evidente que o inimigo havia plantado minas terrestres com antecedência. As explosões sucediam-se com tamanha violência que tingiram o céu de vermelho. À distância, o topo do monte parecia envolto em fumaça e chamas, um cenário onde não se sabia quantos haviam morrido.
"Droga!", pensou Pires. "O poder de fogo deles é intenso demais; se não recuarmos, morreremos aqui." Ele lutou por um longo tempo, percebendo que os pontos de fogo inimigos eram impossíveis de neutralizar. "Será que quem opera aquelas metralhadoras é invencível?", questionou-se, sentindo um frio na espinha ao lembrar que o exército da família Sako possuía equipamentos de alta tecnologia.
"Já cumpri meu papel de isca, preciso sobreviver para gastar o pagamento." Pires tentou usar o rádio para avisar Dite de que recuaria, mas percebeu que tanto o rádio quanto o celular estavam mudos; o sinal fora bloqueado. "Que se dane, vou cair fora." Ele ordenou a retirada. Antes de partir, seus homens verificaram as baixas e ele ficou surpreso ao constatar que os danos eram mínimos.
Diante de um tiroteio tão intenso e explosões tão estrondosas, seus homens estavam praticamente ilesos. "Isso é estranho." Ele observou o lado inimigo e percebeu que os vultos que via antes, cujas cabeças haviam sido estilhaçadas, continuavam de pé; eram manequins. As metralhadoras atrás das pedras não miravam, nem giravam; apenas disparavam continuamente na mesma direção. E as crateras das explosões estavam todas do lado inimigo, como se as minas tivessem detonado sozinhas sem ninguém pisar. "Caramba! Em tantos anos de profissão, nunca vi uma emboscada tão mal feita. Esse dinheiro está fácil demais!"
Pires enviou um subordinado ágil para verificar o amontoado de pedras. De fato, não havia ninguém ali. Muitas metralhadoras estavam fixadas nas pedras, atirando automaticamente até ficarem sem munição. Pires revistou o altar de ponta a ponta: não havia inimigos.
"Muito bem, hoje a sorte está ao nosso lado. Vamos embora!", ordenou. Pires esperava enfrentar a elite da família Sako e ficaria satisfeito se metade dos seus homens sobrevivesse. Ele não se importava com o conflito entre a Raposa Prateada e os Sako; só queria cumprir a missão e ficar rico.
Assim que deu a ordem de retirada, um sinalizador subiu da floresta ao pé do monte. Uma luz verde iluminou o céu noturno como um belo fogo de artifício. Para Pires, aquilo era mais aterrorizante do que qualquer coisa. "Droga! Essa é a verdadeira emboscada! Procurem abrigo nas pedras, o inimigo está vindo!", gritou, pressentindo que aquele poderia ser o seu fim.
Geralmente, quem arma uma emboscada busca o ponto mais alto. O fato de a família Sako ter abandonado o monte mostrava que eles não se importavam com a vantagem tática. Pires, usando binóculos de visão noturna, viu uma multidão de pessoas convergindo de longe, formando um cerco. "Não atirem ainda, economizem munição, esperem que cheguem perto", instruiu, enquanto analisava o terreno. Não havia como defender aquela posição; era preciso encontrar uma brecha para romper o cerco. O inimigo era pelo menos dez vezes mais numeroso e continuava chegando. Não parecia haver saída.
"Isso é uma briga de gangues? Que tamanho de operação! Que se dane, acho que vou me render logo." Enquanto hesitava entre o dinheiro e a vida, o barulho de intensos disparos ecoou na floresta. O som cercava todo o monte; balas voavam por toda parte. Explosões surgiam das profundezas da mata, derrubando árvores e causando incêndios. Os inimigos que cercavam o monte começaram a retornar para a floresta para lutar.
"Hehe, é aquele garoto, Dite! Ele sabe das coisas", Pires suspirou aliviado e disse aos seus homens: "Vamos ficar aqui no alto assistindo ao espetáculo, só garantam que ninguém suba." Ele encontrou um lugar confortável, sentou-se, retirou um cantil de bebida do casaco e começou a bebericar, observando o desenrolar do combate.
***
A noite era escura, sem lua. O brilho das árvores em chamas tingia as nuvens de vermelho. Balas saltavam entre as árvores. Na escuridão, era impossível identificar alguém, mas ouvia-se o lamento dos feridos, os gritos de guerra e o silêncio daqueles que haviam partido. Sem que percebessem, começou a chover; água e fogo encontraram-se na floresta. Ali, a vida chegava ao fim.
Dite sabia que Mongo armaria uma emboscada. Ele enviou Pires como isca para o monte enquanto, com todas as suas forças, cercava o Altar do Destino por fora, criando um contra-cerco em torno das forças Sako. Embora as comunicações estivessem bloqueadas, ele adivinhou que o sinalizador luminoso era o sinal de ataque dos Sako. Ele também disparou um sinalizador, ordenando que suas tropas fechassem o cerco, mas deixando uma fresta.
Devido à interferência nas comunicações, tanto as tropas de Timo Sako quanto as de Dite avançavam tateando na escuridão. Sem contato, as unidades precisavam identificar-se por uniformes a curta distância. Ao ver um sinalizador desconhecido, Timo desconfiou, mas não entendeu a situação. As tropas de Dite logo alcançaram a retaguarda dos Sako, e o combate começou. Assim que os tiros soaram, as outras unidades de Dite aceleraram o passo para o cerco total.
Ao perceberem ataques na retaguarda, as tropas de Timo Sako entenderam que haviam caído em uma armadilha. Mas, sem comunicação, Timo não conseguia reunir suas forças. Algumas unidades estavam engajadas em combate, enquanto outras continuavam a avançar para o altar, seguindo o plano original.
A elite de Timo, equipada com os mais modernos exoesqueletos militares da família Sako, poderia ter rompido o cerco se ele tivesse fugido. Mas um comandante que foge condena o exército ao fracasso, e ele não teria como prestar contas ao patriarca.
Timo finalmente percebeu um erro terrível. Ao planejar a operação com Mongo, não incluíram um plano de retirada. Ambos acreditavam que, com uma vantagem numérica de cinco para um e superioridade bélica, o sucesso era garantido. Não concebiam a possibilidade de falha.
"O topo do monte parou de atirar e surgiram emboscadas na retaguarda. Como? Dite se uniu a Yuvia? Isso é impossível." Sem tempo para pensar, Timo decidiu contornar a área com sua elite, reagrupar seus homens e tentar romper o cerco.
Ele ordenou que um sinalizador laranja fosse disparado: era a ordem para usar gás tóxico. Timo estimou que, com o auxílio do gás, conseguiria romper o cerco e até aniquilar o inimigo.
Na escuridão, o uso do gás dificilmente seria notado. Soldados da Raposa Prateada começaram a cair sem entender o motivo. Porém, o destino salvou Dite: a chuva tornou-se um temporal. A água dissipou o gás, tornando-o ineficaz. Timo, furioso, jogou sua máscara de gás no chão. Os pesados cilindros acabaram sendo descartados.
Na base em Lotus, Mongo, sem contato com a frente de batalha, estava desesperado. Enviou duas equipes de batedores, que desapareceram sem deixar vestígios. Por fim, despachou dois helicópteros armados. Depois de muito tempo, apenas um retornou, em chamas e gravemente avariado.
O piloto relatou intenso combate, comunicações bloqueadas e a presença de mísseis terra-ar portáteis. Mongo mergulhou em pensamentos, buscando uma solução. Estava diante de um dilema: a base não tinha muitas tropas para reforço; se enviasse tudo, ficaria vulnerável. Se fosse pessoalmente, poderia ser emboscado.
Após refletir, decidiu não agir. Primeiro, confiava no poder de fogo de Timo. Segundo, ainda desconfiava de Hemich e queria manter uma reserva de segurança. Ele desejava matar Hemich, mas, no fundo, esperava estar errado e que este fosse um subordinado leal.
Na escuridão, a chuva aumentava e o fogo crescia. Árvores em chamas eram apagadas pela chuva, mas novas explosões incendiavam outras. Pires, no monte, sentia-se inquieto. A batalha lá embaixo durava horas, e ninguém o atacava.
Ele só ouvia o tiroteio, a chuva e as explosões. O pequeno monte parecia o olho de um furacão, estranhamente calmo, enquanto milhares morriam ao seu redor. Um relâmpago cortou o céu, revelando o que parecia ser um rio de sangue na floresta.
"Terrível! Isso é realmente o 'Altar do Destino'! Nunca mais farei um serviço desses", murmurou Pires.
Timo Sako finalmente conseguiu reagrupar parte de seus soldados. Procurando brechas, encontraram uma falha no cerco, causada pela falta de coordenação das tropas de Dite sob a tempestade.
Aproveitando a oportunidade, Timo abandonou o resto das tropas e iniciou a fuga com os sobreviventes. A resistência foi mínima. À medida que se afastavam, os tiros diminuíam; parecia que haviam conseguido.
De repente, uma linha de defesa formada pelo exército de Tuon bloqueou o caminho. A família Sako sempre tivera boas relações com o exército. Timo pensou: "O combate deve ter chamado a atenção dos militares, mas o padrinho os proibiu de intervir, então estão apenas monitorando."
"Não atirem! Somos da família Sako! Sou Timo Sako!", gritou enquanto corria em direção à barreira. "Eles estão bem equipados, têm tanques e blindados. Será que posso pedir que nos ajudem a contra-atacar?", ponderou.
"Trratratratra!" Uma rajada de tiros veio da barreira. "Não atirem!", Timo deitou-se imediatamente, levantando a arma horizontalmente para sinalizar rendição. "Somos nós! Sou Timo, da família Sako!", gritou, enquanto seus homens faziam o mesmo, temendo o fogo amigo na escuridão.
Em seguida, soldados da "Brigada de Armas Longas" cercaram Timo e seus homens.
"Eu sou Ti..."
"Trratratratra..."
Antes que Timo terminasse, o inimigo abriu fogo contra os soldados rendidos. Ele compreendeu, enfim: "Isso também é uma emboscada!"
O Coronel Kas, em seu veículo de comando, observava pelo visor noturno o massacre. Ele acabara de ordenar via rádio: "Segundo informações, estes são do grupo terrorista Master. Ordens do Presidente: executem todos no local, não deixem ninguém vivo!"
Após a partida da elite de Timo, a luta na floresta tornou-se um massacre unilateral. As últimas forças dos Sako recuaram para o sopé do monte, lutando até o fim. Quando tentaram subir o monte, foram repelidos pelos mercenários de Pires. A elite, outrora orgulho de Mongo Sako, rendeu-se em desespero.
As tropas de Dite convergiram. Após horas de combate, as baixas foram elevadas. A família Sako lutara apenas com suas forças centrais, sem reforços, enquanto Dite mobilizara tudo o que tinha e gastara fortunas com mercenários, vencendo por pura superioridade numérica.
Os tiros cessaram. Dite, cercado por guarda-costas, caminhou até a frente, observando os prisioneiros ajoelhados.
"Onde está Mongo?", perguntou Dite a um oficial Sako.
"Na base de Lotus. Timo Sako nos liderou aqui", respondeu.
"Hum, esse velho covarde", Dite sorriu com desdém, embora lamentasse não ter capturado Mongo.
"Matem todos", ordenou, virando as costas.
Um tiroteio intenso seguiu-se, e os prisioneiros desarmados tombaram em poças de sangue. Nem o temporal foi capaz de lavar aquela matança.
Pires, observando tudo do alto, sentiu um calafrio. Ele já matara muitos em batalha, inclusive prisioneiros, mas nunca presenciara um massacre de milhares. "Crueldade! As grandes famílias do submundo são diabólicas! Juro que nunca mais farei isso." Ele bebeu o restante do licor, temendo que aquele Dite, tão impiedoso, pudesse eliminá-lo para economizar o pagamento.
A rebelião de Dite era conhecida por todos. Pires jamais imaginara que uma família de prestígio como a Raposa Prateada quebraria sua palavra e cometeria tal atrocidade. Agora, não tinha mais certeza de nada. Aquele ruivo era um demônio, e demônios são capazes de qualquer coisa.
Logo, Dite e suas tropas subiram o monte. O coração de Pires disparou.
Dite, vendo que os mercenários de Pires estavam em grande parte intactos, disse com indiferença: "Bom trabalho, vou indo." Ele passou por Pires e entrou em seu carro. O comboio da Raposa Prateada partiu, e os mercenários dispersaram-se.
"Vamos embora também! Não quero ficar aqui nem mais um minuto", ordenou Pires aos seus homens. Por muitos anos, ele jamais ousou contar a ninguém sobre a noite que passou no Altar do Destino. Na verdade, ele quase não lutou; o único horror daquela noite foi ter cruzado o caminho do demônio.