Capítulo 22: Quando o carro chega à montanha, o barco alcança a ponte
Matar é fácil, forçar alguém a morrer também não é difícil, mas obrigar uma pessoa sem desejo de viver a continuar é quase impossível. No caso de Yúvia, qualquer palavra de incentivo soava vazia e impotente. Era como sopa de galinha que talvez cure um resfriado, mas diante de uma fratura exposta, não tem efeito algum. Até mesmo Lanling, tão inteligente, não conseguia encontrar uma solução. Totu, ansioso, não podia fazer nada além de se desesperar. Danlong não era muito brilhante, mas sua mente tinha muitas lacunas — os chamados “buracos criativos”.
Segundo o plano de Danlong, no dia seguinte, após Totu terminar de tocar saxofone, ele se aproximaria da cama de Yúvia e puxaria sua longa faca, a Lâmina Relâmpago. Yúvia ouviu o som da lâmina sendo desembainhada, abriu os olhos e viu Totu segurando a faca com uma expressão séria. “Obrigado”, disse Yúvia, seus olhos fixos na lâmina, calmos, mas com um leve toque de expectativa.
“Eu vou te matar com minhas próprias mãos”, disse Totu lentamente, “mas não agora, e sim daqui a vinte dias. Durante esses vinte dias, você deve obedecer a tudo que eu mandar; se resistir, eu não te matarei, mas entregarei você aos cuidados dos médicos.” Totu olhou firmemente nos olhos de Yúvia, segurando a faca com determinação, esforçando-se para interpretar o papel mais importante de sua vida.
Yúvia fechou os olhos e respondeu: “Eu concordo, faça o que quiser… Por favor, cumpra sua promessa quando chegar a hora.”
“Minha primeira ordem: termine tudo o que está no prato!” disse Totu. Mal terminara de falar, Danlong entrou segurando uma tigela, sorrindo: “Sopa de galinha cozida lentamente. Se você não comer carne, pelo menos tome toda a sopa. Eu a cozinhei a noite toda.” Danlong abriu a tampa da tigela, e logo o aroma se espalhou pelo quarto. Lanling entrou em seguida, empurrando uma mesa móvel e disse: “Você está fraco, eu vou te alimentar.”
Yúvia abriu os olhos para olhar os três, depois os fechou novamente. Contudo, ela não recusou a sopa que Lanling levou até sua boca. Apesar de engasgar várias vezes, Yúvia conseguiu terminar quase uma tigela pequena de sopa de galinha e depois adormeceu exausta.
Os três ficaram emocionados na sala. Totu jogou Danlong para o alto com alegria. O plano estava muito bom, excelente… embora ele não soubesse o que faria depois dos vinte dias.
Na semana seguinte, Lanling trouxe uma receita especial para pacientes com anorexia. Danlong cozinhava cuidadosamente segundo a receita. Totu não conseguia mais tocar melodias tristes no sax. Com o esforço dos três, a aparência de Yúvia começou a melhorar, suas bochechas adquiriram um tom rosado, embora ela ainda mantivesse uma expressão vazia e olhos sem brilho.
Numa tarde, Yúvia adormeceu. Danlong e Totu conversavam na sala.
“Ela ficar deitada o dia todo não ajuda na recuperação,” disse Danlong.
“Fácil falar, mas do jeito que ela está agora, como poderia se mover?” perguntou Totu.
“Próteses, ela precisa de próteses. Se conseguir se levantar e se mover, não só o corpo melhora, mas o humor também,” explicou Danlong.
Totu concordou profundamente.
Lanling voltou das compras. Eles perguntaram se havia alguma loja de próteses por perto.
“Essas coisas não têm loja na rua, provavelmente é preciso contactar hospitais ou fabricantes,” respondeu Lanling. “Vocês dois, humanos, parecem não conhecer muito da sociedade humana.”
“É verdade. Às vezes até me pergunto se sou mesmo humano,” disse Totu.
“Eu talvez seja filho de um espírito da montanha. Nossa terra natal se chama ‘Fadas’,” comentou Danlong.
Lanling revirou os olhos. Esses dois eram realmente raros no mundo humano, não só pelas habilidades, mas também pelo modo de pensar.
Danlong e Totu decidiram arriscar e ir direto a um fabricante de próteses. Eles mal saíam de casa por medo de serem rastreados pela família Sako. Saíam para fazer compras apenas com Lanling, que podia alterar sua aparência. Agora, após um mês escondidos, achavam que Sako já desistira da perseguição.
Lanling ficou para cuidar de Yúvia. Danlong e Totu saíram usando máscara e óculos escuros. Através do hospital central, foram até uma conhecida empresa de próteses chamada “Ciência Nova Membro”, no ponto de venda em Dovanihe. O representante de vendas, Vega, os recebeu calorosamente e explicou detalhadamente os vários tipos e funcionalidades das próteses. Ao saber que eles se interessavam apenas pelas próteses mais avançadas (e caras), seus olhos brilharam, recomendando com entusiasmo o mais recente modelo top de linha da empresa.
O experiente vendedor Vega, enquanto falava incessantemente, observava atentamente as reações dos clientes. Seu sorriso começou a congelar ao perceber a decepção deles. Como poderia ser? Os produtos da empresa eram líderes no setor!
“Vocês têm alguma dúvida sobre o modelo XZ-24?” perguntou Vega.
“Está bom, mas… queremos algo que funcione como membros verdadeiros, com motor, capazes de se mover,” disse Totu.
“Sim, algo que possa se conectar ao sistema nervoso e ser controlado pela mente,” acrescentou Danlong.
O sorriso de Vega desapareceu por completo.
(Danlong e Totu nunca haviam tido contato com próteses reais. Tudo que sabiam vinha de quadrinhos no estilo cyberpunk, onde as próteses são melhores que membros naturais e até têm funções de combate.)
Vega percebeu que a venda estava perdida, um esforço em vão. Esses dois jovens provavelmente eram fãs exagerados de ficção científica, confundindo realidade com fantasia. Ele brincou: “Ah, esse tipo que vocês querem existe! Nos filmes de ficção científica. Na vida real, até existe, mas…”
“Mas o quê?” Totu perguntou ansioso.
Vega abaixou a voz, como se revelasse um grande segredo: “Mas você tem que ser como o Marechal Ta, rico como um país inteiro, para contratar centenas de cientistas gênios para construir uma dessas para você. E aí? Acredito que vocês podem conseguir!”
“Quem é esse Marechal Ta?” perguntou Danlong. Vega ficou surpreso que eles não o conhecessem, e explicou: “É o Marechal Takmaan, conhecido como ‘Martelo de Ferro’, um personagem imponente.”
Danlong e Totu pesquisaram no celular e encontraram várias informações. Takmaan não era fictício, mas um ditador militar real da República de Lhia, que governou por mais de vinte anos após um golpe militar. Invadiu vários países, controlou territórios de três nações. Perdeu a perna direita e a mão esquerda em guerra. Após assumir o poder, usou recursos estatais para fabricar próteses avançadas, quase idênticas a membros naturais. Foi assassinado por rivais políticos há quatro anos, seu governo caiu e o país está em guerra civil.
Takmaan sempre manteve segredo sobre a origem das próteses, alegando que cientistas nacionais as desenvolveram. Porém, especula-se que, dada a tecnologia do país, não seria possível fabricar algo assim. Após sua morte, o corpo foi queimado pelos adversários e os restos das próteses descartados. Alguém encontrou indícios nas peças que provavam que o verdadeiro fabricante era da Federação de Domont.
Totu encontrou uma notícia de que o Dr. Dupin, famoso cientista e engenheiro da Federação de Domont, foi recentemente acusado pelo Ministério Público local por violar o embargo comercial com a República de Lhia, fornecendo ilegalmente próteses para Takmaan. Ele também enfrenta processos por uso indevido de patentes de várias empresas tecnológicas.
“Federação de Domont, Dupin Tech,” resumiram os dois após muita pesquisa.
A brincadeira do vendedor deu a Totu e Danlong uma direção. Se essas próteses realmente existiam, deveriam procurar o fabricante. Que lógica simples e direta! Eles ignoraram todos os detalhes, que apontavam para uma verdade: o mundo é grande, há milhares que precisam de próteses, por que somente Takmaan possuía uma tão perfeita?
Sem perder tempo, naquela mesma noite pegaram um avião para a Federação de Domont, não importando se ainda eram rastreados pela família Sako (viajar de avião requer documentos e é fácil ser monitorado).
Sediada em local conhecido, a “Dupin Tech” estava fechada quando chegaram. Logo acharam o endereço residencial do Dr. Dupin, que já estava cercado por jornalistas. Ele estava em prisão domiciliar, preocupado com os altos custos do advogado.
Segundo o advogado Joey, o regulamento de embargo da Domont tem muitas brechas; a vitória no processo não seria difícil. As acusações de infração de patentes dependiam da decisão do juiz. Se não fosse provado que as próteses de Takmaan vieram da Dupin Tech, as acusações seriam retiradas automaticamente.
Mas o honorário de Joey era de 4 milhões de moedas de prata, um verdadeiro assalto! A empresa de Dupin vinha acumulando prejuízos; a fiança foi paga com empréstimo e ele não podia arcar com os honorários do advogado. Dupin, antes considerado prodígio — entrou na universidade aos 12 anos, doutor aos 16, tido como futuro astro da ciência — não entrou em instituições de pesquisa, preferiu empreender e fazer dinheiro, o que gerou críticas públicas. Agora, ele estava falido, infringira a lei e se tornara um pária.
Dupin quase sucumbiu ao desespero: “Se for condenado… só me resta acabar com tudo.” Sua empresa já valera 2 bilhões, agora mal podia pagar um advogado.
Um suspiro foi tudo o que ele pôde dar.
De repente, com um estrondo, a porta trancada foi aberta junto com o batente. “Desculpe! Não percebi que a porta estava trancada.” Danlong cuidadosamente fechou a porta. “Com licença… o senhor é o Dr. Dupin?” perguntou Totu.
Cansados e sujos, passaram por um grupo de jornalistas e entraram na casa onde um homem de cerca de quarenta anos, cabelo bagunçado, barba por fazer, estava sentado no sofá, olhando para a parede.
Dupin estremeceu, achando que era a polícia para prendê-lo; depois ficou irritado, pensando que eram jornalistas invadindo para um escândalo; mas quando eles explicaram o motivo, percebeu que eram dois malucos.
Quis expulsá-los, mas viu sinceridade em seus rostos. “Eles não estão falando sério, né?” pensou Dupin, surpreso por ter clientes justamente naquele momento. “Não, esses dois são armadilhas do Ministério Público!” Ele suspeitou que, se aceitasse fabricar as próteses, provaria que podia produzi-las (formalmente sua empresa não fabricava produtos médicos). Assim, o Ministério poderia pedir um mandado de busca para encontrar provas no laboratório da empresa.
“Hum, acham que me enganam? Será que não percebem essa conspiração?” pensou Dupin. Prestes a desmascará-los, uma ideia brilhou em sua mente. Disse: “Minha empresa nunca fabricou próteses. Mas, se eu quiser, posso facilmente fazer próteses como as do Marechal Takmaan, até melhores.”
Ao ouvir isso, Totu se animou e disse: “Ótimo, encontramos a pessoa certa!”
“Mas…” Dupin mudou o tom, “essas próteses são muito caras. Vocês têm dinheiro para isso?”
“Quanto custa?”
“Uma unidade custa um bilhão, sem impostos. Manutenção é cobrada à parte.”
“Sem problema.” Totu nem ouviu o preço (mesmo não podendo pagar).
“É preciso pagar um sinal primeiro. Uma semana depois, assinamos o contrato.”
“Quanto é o sinal?”
“Quatrocentos mil.” (Justamente o valor que Dupin precisava para o advogado.)
Dupin queria o sinal antes de contratar. Se fossem armadilhas do Ministério, não seriam tão tolos para pagar sem contrato. Se realmente fossem clientes, ele receberia o sinal, resolveria o processo e poderia adiar a fabricação por vinte anos.
Dupin falou o preço de um bilhão sem intenção de realmente fabricar as próteses. O negócio com Takmaan o arruinou; para alcançar as especificações, usou patentes roubadas. Se tivesse pago as licenças, o custo seria muito maior. Takmaan, rico, pagou apenas vinte milhões e não negociou (em situações de ameaça, não se negocia).
Eles não sabiam das manobras de Dupin. Só se alegravam por terem encontrado o lugar e começavam a se preocupar com como reunir o dinheiro. Quando se está muito pobre, a noção de dinheiro fica confusa. Para eles, um milhão era muito dinheiro, um bilhão também. A diferença entre esses “muito” parecia pequena.
Totu e Danlong conversaram baixinho e disseram: “Hoje pagamos duzentos mil, o restante do sinal será pago quando apresentar o projeto.”
“O sinal deve ser pago em até dez dias. Quando o dinheiro estiver na conta, mostro o projeto.” (O julgamento de Dupin seria em quatorze dias.)
“Tudo bem, sem problema.” disse Totu.
Entraram em acordo, Danlong e Totu contaram rapidamente a situação de Yúvia e o que esperavam das próteses. Após transferirem os duzentos mil, saíram sem assinar nenhum documento. Para eles, o progresso era ótimo. A única questão restante era conseguir o bilhão e trezentos e oitenta mil.
“Não esperava que fosse tão fácil,” disse Danlong.
“Sim, fácil, mas não sei se conseguiremos o dinheiro,” Totu finalmente percebeu a gravidade e ficou preocupado.
Zhuo Wen, dono do restaurante Fumanlou, deixou 1,2 milhão para Danlong. Devido à pressão da máfia, o negócio ia mal, e após um ano só restavam cerca de vinte mil. Basicamente, todo o dinheiro foi para Dupin. De onde viriam os demais? Danlong ligou para Lanling, que disse ter cerca de um milhão em poupança, insuficiente para o sinal.
Os três discutiram por telefone como enriquecer rapidamente. Muitos já tentaram isso, mas raramente com prazo inferior a dez dias. Talvez Dupin estivesse certo no início: esses dois eram realmente malucos.