Capítulo 42: Chuva de Sangue e Raposa de Prata
Com o sistema de controle central e o sistema elétrico totalmente colapsados, apenas armas leves podiam ser utilizadas na Base Folha de Lótus. Quaisquer torres de artilharia pesada ou lançadores de mísseis que dependiam de impulso auxiliar tornaram-se inúteis; os lança-chamas, embora capazes de expelir fogo, perderam a capacidade de rotação, tendo seu poder de destruição drasticamente reduzido.
Do lado de fora da base, Uvia trouxera mais de uma dezena de mísseis antitanque portáteis. Ela quase não tinha contatos úteis nos círculos militares de Murray, tendo recorrido a subornos vultosos apenas para conseguir emprestada essa escassa quantidade de armamento, sem mencionar qualquer tipo de canhão eletromagnético. Felizmente, os explosivos da equipe de operações especiais cumpriram seu papel, abrindo os portões principais a partir do interior. As forças aliadas da Raposa Prateada e de Axl invadiram com sucesso a Base Folha de Lótus, travando combates urbanos andar por andar contra os soldados da família Sacco.
Conforme o planejado, Irmã Mei, Danlong, Totu e o restante do grupo retornaram aos túneis subterrâneos para impedir que Timo fugisse por vias subterrâneas.
Após deixarem a sala de controle central, Timo e o Apóstolo das Trevas dirigiram-se a uma pequena sala de comando no outro extremo da base. Ambos nutriram a mais absoluta convicção de que a guarda de honra imperial seria capaz de eliminar os inimigos. O apóstolo chegou mesmo a exigir que Timo ordenasse aos soldados que não interferissem nem perturbassem Thales e os demais, permitindo-lhes divertir-se à vontade. Apenas quando o sistema de controle falhou e a família da Raposa Prateada iniciou a ofensiva é que Timo começou a demonstrar alguma apreensão.
— Os dois lordes estarão bem, não é? — perguntou Timo, cauteloso, ao apóstolo. Seu coração batia acelerado, temendo ofender os emissários do Rei dos Cães.
— Como poderiam os guardas de honra do Rei ter qualquer problema? Devem estar apenas a divertir-se tanto que não querem voltar tão cedo — retruocou o apóstolo. — Basta que encarregues os teus homens de defender adequadamente o perímetro exterior.
Pouco depois, Timo soube que um contingente maciço de soldados da Raposa Prateada havia irrompido na base. Concluindo que, mesmo que Thales e os seus companheiros conseguissem salvar a própria pele, dificilmente conseguiriam conter todos os inimigos, ele julgou mais prudente recuar para a Raiz de Lótus, cujas fortificações subterrâneas eram igualmente impenetráveis. Timo gastou muita lábia antes de convencer o Apóstolo das Trevas a acompanhá-lo em busca de refúgio na Raiz de Lótus. Conduzindo o apóstolo através de uma fuga precipitada pelas profundezas, ele dirigiu-se ao seu metropolitano privativo. Contudo, devido à comunicação precária e à falha total dos sistemas de monitorização no interior da base, ele ignorava completamente que alguém já o aguardava ali.
Enquanto caminhava, o Apóstolo das Trevas remoía em silêncio o seu rancor contra Thales e Monsour: «O Rei vos enviou para proteger Timo, e vós outros apenas pensais em vos divertir! Que comportamento deplorável!»
Acompanhado pelo Apóstolo das Trevas e escoltado por uma dúzia de guarda-costas, Timo irrompeu pelo túnel subterrâneo e deparou-se com Rose, Danlong e Totu sentados ociosamente no seu metropolitano privativo, o que o deixou estupefato de horror: «Thales e Monsour foram aniquilados!»
Timo virou-se e fugiu a toda a velocidade, como se tivesse visto um espectro. O atirador furtivo da pequena unidade da Raposa Prateada atingiu a perna de Timo, e os seus guarda-costas foram rapidamente neutralizados. Apenas o Apóstolo das Trevas, demonstrando reflexos felizes, pôs-se em sarilhos e bateu em retirada com uma rapidez espantosa.
Nesse momento, embora os combates urbanos na base fossem ferozes, os soldados da família Sacco perdiam progressivamente o ânimo de luta. O chefão Timo havia desaparecido sem deixar rasto; ou estava morto, ou os tinha abandonado para salvar a própria pele. Sabendo que a queda da base era apenas uma questão de tempo, por que razão sacrificariam as suas vidas para atrasar o inevitável por uma ou duas horas? Independentemente da qualidade do armamento, a fibra moral dos soldados de famílias mafiosas beirava o zero.
Os soldados da família Sacco começaram a render-se em bandos. A Base Folha de Lótus desmoronou-se rapidamente após Timo ser ferido e feito prisioneiro. Uvia enviou subordinados para cercar e capturar o inimigo andar por andar, acuando o Apóstolo das Trevas — que desconhecia o labirinto de corredores — dentro de uma divisão.
Uvia e Lanling entraram no aposento.
— Sou um apóstolo do Rei! Ousais cometer traição? — O Apóstolo das Trevas ainda repreendeu Uvia com altivez, embora soubesse que as suas probabilidades de sobrevivência nesse dia eram mínimas; afinal, ajoelhar-se e suplicar por clemência tampouco lhe traria um final auspicioso.
— O Rei dos Cães é porventura um verdadeiro rei? Não passa de um regente, e para mais um impostor! — retorquiu Uvia, aproximando-se do apóstolo. — Pretendo matá-lo, bem como a cada um dos seus cães. Ousas tentar impedir-me?
Vendo Uvia aproximar-se, o apóstolo desferiu um golpe súbito, pretendendo capturá-la como refém para escapar. No entanto, mal levantara o braço, um dardo de água disparado com precisão estilhaçou-lhe imediatamente o antebraço direito. Em seguida, a garganta do apóstolo foi agarrada com firmeza por Uvia, que o ergueu lentamente do chão, deixando-o suspenso no ar.
Sem conseguir respirar, o apóstolo debateu-se desesperadamente, cravando os dedos com força nas mãos de Uvia, mas em vão. Como poderia ele afastar uma prótese mecânica? Aquela força era capaz de esmagar o seu pescoço a qualquer instante. Contudo, Uvia não exerceu força letal imediata; em vez disso, foi apertando o aperto com extrema lentidão, condenando-o a uma asfixia gradual e a uma morte dominada pelo pavor.
Os membros do apóstolo foram perdendo as forças, e os seus olhos reviraram-se. O seu último vislumbre encontrou os olhos de Uvia — os olhos da própria morte. Aquele olhar, que passara do azul ao negro, turvou-se gradualmente até fundir-se nas trevas. Com um baque seco, o cadáver do apóstolo desabou no solo. Sendo ele o representante do Rei, ali morrera simbolicamente em nome do seu soberano.
Concluídos todos os combates, as duas fações reuniram-se. Timo foi trazido do subsolo por Rose e apresentado a Uvia. Ajoelhado no chão, Timo suplicou em prantos:
— Suplico à Jovem Senhora que me poupe a vida! Estou disposto a liderar toda a família Sacco na submissão à sua autoridade. Não tenho qualquer inimizade pessoal consigo; os ataques contra a família da Raposa Prateada foram planeados exclusivamente por Mongor e Hermich. Jamais participei de nada disso, e sempre me opus às ofensivas contra a Raposa Prateada!
Vendo que Uvia permanecia impassível, Timo apressou-se a acrescentar:
— Cheguei a combater o traidor Dieter da família da Raposa Prateada, quase perdendo a vida por isso. Eu... eu detesto acima de tudo os traidores que mordem a mão que os alimenta. Se me afiliar à Jovem Senhora, juro que jamais a trairei!
Ele fitava Uvia com uma expressão lastimável, assemelhando-se a um cão abandonado que implorava por acolhimento.
— Quando há oportunidade, exterminam a minha família inteira; quando não há, abanam a cauda e imploram compaixão. Uma estratégia verdadeiramente admirável. Sendo tu tão arguto, como pôde Mongor suportar separar-se de ti? — Uvia baixou o olhar para Timo. Nas pupilas dela residia a morte; ao aperceber-se disso, Timo emudeceu, esvaindo-se-lhe toda a esperança.
Uvia estendeu a mão e recebeu uma metralhadora leve de um dos seus subordinados.
*Rat-tat-tat, rat-tat-tat...*
Timo foi acribilado, transformando-se num retalho de carne e sangue; o seu cadáver convulsionou e desfez-se no pavimento, perdendo rapidamente qualquer semelhança com a forma humana.
Lanling e Danlong sentiram-se profundamente nauseados perante aquela cena sangrenta. Se aquilo era a vingança, decerto não desejavam voltar a auxiliar Uvia em empreendimentos semelhantes. Totu fechara os olhos no preciso momento em que Uvia empunhara a arma, embora as imagens que a sua mente concebia ao som dos disparos fossem ainda mais macabras. Ele esforçava-se por «compreender» os métodos cruéis de Uvia, repetindo a si mesmo que tais medidas eram inevitáveis, mas simplesmente era incapaz de abrir os olhos e encarar essa faceta sombria da jovem.
Apenas Irmã Mei permanecia perfeitamente indiferente; enquanto assistia à execução perpetrada por Uvia, redigia mensagens no telemóvel e retocava ocasionalmente a sua maquilhagem.
— O assunto por aqui está encerrado, vou indo. O Rei dos Cães é extremamente pérfido, e não estou inteiramente tranquila quanto à segurança em casa — declarou Rose.
— Certo, viaja com cuidado — despediu-se Uvia.
Após a partida do contingente liderado por Rose, Uvia ordenou a destruição dos pontos nevrálgicos da Base Folha de Lótus. Mandou reunir todos os prisioneiros na praça central, onde foram sumariamente executados a tiro e enterrados no próprio local. O nome «Uvia» significava originalmente «chuva». A partir de então, passou a ser alcunhada de «Raposa Prateada da Chuva de Sangue». Aquela tormenta escarlate estava prestes a purificar todo o submundo, e não apenas a família Sacco.
As tropas da Raposa Prateada regressaram vitoriosas sob coros de júbilo. Durante todo o percurso, Danlong, Lanling e Totu mantiveram-se em silêncio. Semelhante vitória provocava-lhes uma sensação de sufoco. No entanto, compreendiam igualmente que, se Uvia não tivesse agido, os chacinados seriam aqueles mesmos soldados que agora celebravam exultantes. No chamado submundo, o banho de sangue parecia predestinado; a efusão de sangue era inevitável, restando apenas saber de quem seria derramado.
Uvia também não proferiu palavra. Durante o trajeto, ponderava sobre os próximos passos da sua estratégia. Embora a facção dos Sacco houvesse tombado, o bloco do Rei dos Cães permanecia praticamente intacto, tendo sofrido a perda de apenas dois guardas. O inimigo mais formidável ainda aguardava, não havendo motivos para festejos.
A coluna de veículos da Raposa Prateada passou ao longe do edifício do Grupo Lótus, um imponente e elegante arranha-céus revestido por cortinas de vidro azul-escuro. No topo da torre erguia-se o emblemático logótipo da flor de lótus. Danlong contemplou o edifício à distância, recordando-se do lótus bordado no fato branco de Hermich. Entre eles outrora não existira qualquer laço; como se tinham transformado em inimigos mortais? Por que razão a aniquilação mútua tornara-se imperativa? Após vivenciar tantas provações, Danlong já não conseguia recordar a génese de tal inimizade. Apenas sentia que muitas daquelas vidas não precisavam de ter perecido, e muito menos de se terem convertido em adversárias.
Originalmente, Uvia não planeava atacar a sede do Grupo Lótus. Tratava-se de um empreendimento legítimo da família Sacco, desprovido de soldados ou capangas, não justificando uma ofensiva militar. Uma vez aniquiladas a Raiz e a Folha, o lótus no topo certamente murcharia, por mais sumptuoso que aparentasse no presente. Contudo, Uvia recebeu subitamente informações de que vários dos herdeiros de Mongor estariam reunidos no edifício Lótus nesse exato dia. Guardando o telemóvel, desviou o olhar para o distante arranha-céus.
«Em vez de despender fundos contratando assassinos no futuro, mais vale liquidar esta corja aproveitando o caminho», pensou Uvia, ordenando imediatamente que desviassem a marcha em direção ao Edifício Lótus.
As tropas da Raposa Prateada cercaram o arranha-céus. Acompanhada por um pequeno grupo de elite, Uvia penetrou no edifício. Danlong e Lanling declinaram segui-la. Totu hesitou longamente, mas acabou por correr atrás de Uvia após esta entrar. «Afinal, este é o território dos Sacco, convém precaver contra eventuais emboscadas», pensou consigo.
O pessoal de segurança do edifício, deparando-se com soldados fortemente armados, não ousou opor a mínima resistência; nem sequer tiveram coragem de se aproximar para interrogar o grupo. Uvia guiou a marcha diretamente até à sala de reuniões reservada ao conselho de administração do Grupo Lótus. Segundo as informações obtidas, três dos filhos de Mongor encontravam-se ali a negociar a partilha da herança.
No interior da sala de reuniões, uma multidão debatia acaloradamente, com um homem e uma mulher a trocarem insultos com tal fervor que quase vinham a vias de facto. Com um estrondo metálico, a porta foi violentamente empurrada por um soldado que a golpeou com a coronha da espingarda. Os ocupantes da sala voltaram-se para observar o grupo de soldados que escoltava uma jovem no seu interior.
— Quem aqui pertence à família Sacco? — questionou Uvia.
— Quem és tu para invadir este lugar?! Sabes a quem pertence este negócio?! — rugiu um homem, exibindo absoluto destemor.
O som seco de um disparo ecoou. Dillon Sacco tombou com um impacto de bala na testa. Sendo o filho mais velho de Mongor, dedicava-se exclusivamente aos vícios e ao prazer, ignorando por completo os negócios do submundo, razão pela qual manifestamente desconhecia a identidade da jovem à sua frente.
Uvia desviou o olhar para a mulher sentada em frente a Dillon. Tratava-se, muito provavelmente, da filha mais nova de Mongor, Angie.
— Qual é o teu nome? — apontou Uvia com a arma.
— Eu nunca participei de assuntos do submundo, eu...
Outro disparo estalou. Angie Sacco foi igualmente atingida na cabeça.
— Deve haver mais um. Aquele que disser quem é, poupar-lhe-ei a vida.
— A-Apei Sacco não veio hoje. Ele... ele é alcoólico e falta frequentemente aos compromissos — gaguejou um advogado, apressando-se a intervir.
Uvia fixou aquele indivíduo com um olhar tão gélido que parecia perfurar a alma, metendo-lhe tanto medo que o homem urinou-se nas calças.
— Fora! — Disparou um tiro para o teto e ordenou: — Caiam daqui para fora, isto não vos diz respeito.
Apanhados pelo pânico, os homens de fato escuro precipitaram-se em desordem, rastejando para fora da sala de reuniões.
Uvia decidira executar pessoalmente ambos os herdeiros com o único propósito de poupar nas comissões de assassinos. Quem não gere uma casa ignora o custo da lenha e do arroz; recém-coroada no controlo da Raposa Prateada, Uvia compreendera finalmente o quão dispendiosa era a guerra. Os soldos dos combatentes, o armamento, as pensões de bravura, a inteligência, os subornos e as comissões de toda espécie — nenhum destes encargos era módico. A colossal fortuna da família Sacco fora quase inteiramente consumida por Dieter nos combates em torno do Altar do Destino, obrigando Uvia a exercer uma rigorosa parcimónia financeira.
Contudo, aquela mesma operação não planeada, concebida para conter despesas, acabou por acarretar imensos dissabores a Uvia. Na qualidade de nova soberana do submundo, para além de economizar fundos, ainda tinha um infindável cabaz de lições por aprender.