Capítulo 28: Construção

Era das Bestas, Eu Cultivo com Check-In Torre do Pardal 2615 palavras 2026-08-05 05:09:51

Yao arrastou a ave letal para um terreno baldio a fim de acomodá-la. Após a morte da criatura, sua pele logo apodreceria, restando apenas o esqueleto. Em poucos dias, ele poderia começar a fabricar facas de osso, mas a prioridade atual era erguer a casa de pedra. Pensando nisso, Yao chamou os homens-fera das redondezas.

A construção exigia uma grande quantidade de pedras; restara um bom estoque de quando escavaram a caverna, mas ele não sabia onde tinham sido deixadas. Agora, precisariam recuperar essas pedras e extrair outras tantas. Com cinco fêmeas, seria impossível terminar uma casa para cada uma antes da chegada do inverno. Por ora, teriam de construir apenas duas, onde elas se acomodariam de forma improvisada, deixando as demais para a primavera.

Yao chamou Ling para pedir sua opinião.
— Eu... não tenho problemas com isso — respondeu Ling, corando e falando de forma hesitante.

Como não havia objeções, Yao ordenou que os homens-fera iniciassem a extração. As fêmeas também não ficaram paradas; embora não conseguissem carregar as pedras maiores, podiam lidar com as menores. Ling tentou imitá-las, mas sua força era tão pequena que, após várias tentativas, não conseguiu levantar nem uma única pedra.

— Por que você não vai descansar? — Qing, sem rodeios, disparou: — De qualquer forma, você não ajuda em nada ficando aqui.
As outras fêmeas não disseram nada, mas o silêncio era uma concordância clara. Ling mordeu os lábios, sentindo os olhos arderem. Naquele momento, porém, ninguém percebeu seu desconforto; a tribo precisava de cada par de mãos e todos estavam ocupados demais.

Gong Que também não estava ociosa; ela foi sozinha à floresta buscar vinhas. A seiva que elas secretavam podia servir como uma espécie de cola para as pedras, facilitando o trabalho. Ao ver que ninguém lhe dava atenção, Ling apertou as palmas das mãos, sentindo-se injustiçada enquanto permanecia ali parada.

— O que houve? — Tu, que acabara de voltar após carregar pedras, perguntou ao vê-la daquele jeito, sem entender nada.
— Não... é nada — Ling levantou a cabeça e olhou timidamente para Qing. — É que minha força é pouca e não consigo ajudar em nada.
— Ah, isso! Não tem problema — disse Tu, sem notar a pausa calculada dela, com um tom despreocupado. — Vocês, fêmeas, podem ficar sem fazer nada se quiserem.
Em qualquer tribo, as fêmeas frágeis eram seres protegidos.
— Hum — Ling sorriu para ele. — Obrigada.

— Tu! — Antes que ele pudesse responder, Qing aproximou-se furiosa e puxou-lhe a orelha sem cerimônia. — O chefe mandou você trabalhar, por que está aí vadiando?
— Já vou! — Tu, com o rosto franzido, pediu: — Solte-me primeiro.
Assim que Qing soltou, Tu saiu em disparada e, em pouco tempo, desapareceu de vista.

— Eu... — Ling tentou dizer algo, mas Qing nem sequer olhou para ela e continuou seu trabalho.
Gong Que voltou no momento certo com um grande feixe de vinhas. Ling apressou-se para ajudar, mas, antes que pudesse tocar nelas, foi afastada pela outra. Com a mão suspensa no ar, Ling recolheu-a, sentindo-se deslocada. Ela não entendia por que Gong Que a rejeitava. Podia compreender que os outros evitassem contato devido à maldição do Deus-Fera, mas Gong Que, que também fora abandonada pela tribo, por que agia assim?

— Gong Que — ao vê-la chegar, Qing aproximou-se com um sorriso. — Estava procurando por você.
Gong Que, confusa, perguntou o que ela queria.
— Os filhotes de lobo estão muito agitados. Preciso de alguém para vigiá-los, e pensei que você seria a pessoa certa.
Qing puxou Gong Que antes que pudesse dar qualquer explicação. Ao ver a cena, um lampejo de sombra passou pelos olhos de Ling.

Qing levou Gong Que para um canto isolado e disse, irritada:
— Ela é esperta demais.
Sendo ambas resgatadas pela tribo, as outras fêmeas não tinham as segundas intenções de Ling e trabalhavam com afinco. Mesmo quando não conseguiam carregar pedras, corriam para buscar frutas para saciar a sede dos trabalhadores. Ling, por outro lado, ficava parada com um ar de quem estava prestes a chorar, como se alguém a estivesse maltratando.

Gong Que olhou para trás e não viu Ling. Qing deu-lhe um empurrão, indicando que olhasse à frente. Ao virar-se, Gong Que viu que Ling estava diante de Yao, com o rosto levemente corado.
— Maldita — Qing rangeu os dentes.
Todos na tribo sabiam que o chefe e Gong Que eram um par consolidado; o chefe até a presenteara com uma faca de osso. Mesmo que Ling fosse recém-chegada, ela sabia que eles viviam juntos, e ainda assim insistia em se aproximar de Yao.
— Se soubéssemos, não teríamos salvado — pensou Qing. Era como ter trazido uma "ancestral" para casa. No primeiro dia, prometeu se esforçar, mas em poucos dias mostrou sua verdadeira face, sem fazer nada.

Gong Que não disse nada e saiu com as vinhas. Ela não ignorava a malícia de Ling em sua direção, mas, já que a salvara, não se arrependeria. Quanto a Yao... o futuro era incerto. Qing, ao ver as costas de Gong Que, percebeu que agira errado. Gong Que já tinha sentimentos pelo chefe, e ela acabara de fazê-la presenciar aquela cena. O remorso tomou conta dela.

Do outro lado, Yao olhava para a fêmea à sua frente, surpreso, duvidando do que ouvira.
— Chefe — Ling mordeu os lábios. — Sinto que não sou adequada para esta tribo. Acho melhor eu ir embora.
— Por quê? — Yao estava confuso. Fora ela quem insistira em ficar e, agora, quem queria partir.
— Eu... sou inútil demais — Ling não se segurou e começou a chorar. — Não sei fazer nada.

Nos últimos dias, ela acompanhou Shu na coleta de ervas, mas, por mais que se esforçasse, sempre as identificava errado. Embora Shu não a culpasse, ela sentia que ele devia estar reclamando pelas costas; caso contrário, Qing, que era próxima a Shu, não estaria agindo de forma tão hostil contra ela hoje.
— Tudo bem — Yao pensou por um momento e não recusou. — Pedirei aos homens-fera da tribo que a escoltem para fora.
Dito isso, sem se importar com a reação de Ling, ele seguiu seu caminho a passos largos.
— Chefe! — Ling ficou pálida, sentindo-se desfalecer. Aquilo era totalmente diferente do que imaginara; ela esperava que ele, pelo menos, tentasse convencê-la a ficar, já que ela era uma fêmea.

Gong Que estava sentada sob uma árvore, limpando silenciosamente sua faca de osso. Yao aproximou-se e sentou-se ao lado dela, perguntando de repente:
— Você ainda precisa de uma faca de osso, não precisa?
Caso contrário, ela não teria perguntado quantas facas a ave letal poderia render.
— Sim — Gong Que não negou. — Mas o que preciso não é de uma faca, é de uma espada.
Ela já pensara em usar a faca que tinha como sua espada espiritual de destino, mas, analisando bem, não parecia adequado. Espada era espada, faca era faca; eram coisas completamente diferentes e não deveriam ser confundidas.
— Então, vou lhe dar uma — Yao disse com o olhar suave. — Se não fosse pela sua ajuda, eu não teria caçado a ave letal tão facilmente. Este osso deve ter uma parte sua.

Gong Que olhou para a faca em suas mãos. Desde que perdera sua espada espiritual de destino, ela vinha usando aquela faca de osso e já se acostumara à sua presença. Mudar de repente parecia um pouco estranho.
— Fique com esta faca também — disse Yao com seriedade.
Ele não tinha o hábito de retomar o que já havia entregue.