Capítulo 31: Inverno

Era das Bestas, Eu Cultivo com Check-In Torre do Pardal 2776 palavras 2026-08-05 05:09:54

Página 1 de 3

O céu e a terra se estendiam indistintos, cobertos por uma imensidão branca. Do lado de fora, as árvores balançavam sem cessar sob o vento gélido, produzindo um sussurro contínuo. Sobre as casas de pedra, dispostas de maneira irregular, a neve restante formava manchas desiguais.

O vento frio, carregado de flocos finos, invadia a casa pela porta, e fios de ar gelado penetravam pelas frestas.

— Que frio...

Mesmo com várias peles de animais estendidas sobre as camas de pedra, as fêmeas ainda sentiam frio.

Naquela época, nenhuma delas queria sair de casa.

Comiam, resignadas, a porção diária trazida pelos homens-fera. Quando se cansavam daquele alimento, recorriam às frutas que haviam sobrado antes da chegada do inverno para matar a fome.

— Toc, toc, toc.

O homem-fera que trazia a carne havia chegado.

Verde abriu a porta tremendo, mas deparou-se com alguém inesperado.

— Pardal?

— Vim trazer comida.

Pardal foi direta e sucinta.

Ultimamente, cada um dos homens-fera estava ocupado até não poder mais. Sem outra opção, Pardal assumira aquela tarefa.

— Quer entrar?

Ao ver as roupas finas que Pardal usava, Verde sentiu o coração apertar de preocupação.

— Não é preciso.

Pardal balançou a cabeça. Ainda precisava entregar comida às outras fêmeas.

Aquele pouco de frio não significava nada para ela. Afinal, uma cultivadora já estava acostumada a treinar em todos os tipos de ambiente.

A alguns quilômetros da tribo...

Em meio à neve alva, os lobos gigantes já haviam corrido o dia inteiro.

— Auuuu.

Era difícil encontrar alguma coisa.

Naquele período, os animais selvagens estavam todos hibernando.

Se não fosse pela sorte que tiveram alguns dias antes, quando encontraram um urso-negro, talvez a comida da tribo já não fosse suficiente.

O lobo cinzento que liderava o grupo parou de repente. Soltou um rosnado baixo na direção da frente e então disparou.

Era o sinal de que havia encontrado uma presa.

Os lobos gigantes atrás dele pararam de reclamar. Com as patas, afastaram a neve acumulada e correram a toda velocidade.

Era um javali solitário.

Sua aparência era lastimável, como se tivesse acabado de escapar por pouco das presas de outro animal selvagem.

Mal havia saído da boca do tigre e já caíra na toca do lobo.

Clarão olhou ao redor e, depois de confirmar que não havia sinais de outros animais nas proximidades, avançou sem hesitar. Os lobos gigantes vieram logo atrás.

— Auuuu!

O javali estava exausto, mas ainda assim cerrou os dentes e investiu contra eles.

Com as patas traseiras cavando desesperadamente o chão, avançou de modo desgovernado.

No entanto, os homens-fera já haviam previsto seus movimentos. Cercaram-no por todos os lados e se lançaram sobre ele.

Depois de uma luta feroz, as duas patas traseiras do javali foram mordidas, e ele tombou pesadamente.

Clarão acabou com ele de um golpe limpo. O cheiro de sangue espalhou-se pelo ar.

— Isso vai dar para algum tempo.

Clarão sacudiu a neve do corpo e assumiu a forma humana.

Mas aquela quantidade de comida ainda era insuficiente para o inverno.

Página 1 de 3

Página 2 de 3

Eles passavam quase todos os dias procurando presas. O lago havia congelado, os peixes tinham desaparecido, e só podiam depositar suas esperanças nos animais selvagens do vale.

— Auu!

O lobo gigante soltou um grito de alegria.

Agora poderiam descansar por algum tempo.

Haviam corrido pela neve durante vários dias, e suas patas estavam quase congeladas.

— Vamos voltar.

Clarão chamou alguns homens-fera para carregar o javali e iniciou o caminho de volta para a tribo.

Durante todo o trajeto, as portas das casas permaneciam firmemente fechadas. A neve cobria a estrada, tornando cada passo extremamente difícil.

Pardal, parada no meio do caminho, destacava-se de maneira particularmente evidente.

Clarão diminuiu o passo e perguntou em tom grave:

— Aonde pretende ir?

— Ao rio.

Pardal olhou para os flocos de neve sobre o corpo dele e soltou um suspiro.

A comida era escassa no inverno, e todos estavam sofrendo. Ela queria abrir um buraco no gelo para ver se ainda havia peixes.

— Nesta época, não há peixes.

Clarão balançou a cabeça.

Além disso, a camada de gelo era espessa demais. Nem mesmo os homens-fera conseguiriam quebrá-la com facilidade.

— Vou dar uma olhada.

Pardal não se deixou convencer.

Mesmo que não houvesse peixes, ela poderia aproveitar a oportunidade para testar o poder da espada de osso.

— Então vou com você.

Clarão deixou algumas instruções aos homens-fera que vinham atrás dele e, sob seus olhares compreensivos, afastou-se com Pardal.

A superfície do rio era vasta, e a camada de gelo, extremamente espessa.

Clarão golpeou o gelo com a garra, mas não conseguiu rompê-lo por completo. Ainda havia outra camada cobrindo a parte inferior.

Sem se dar por vencido, Clarão tirou uma faca de osso e tentou abrir o gelo seguindo as marcas deixadas pelo golpe, mas Pardal o deteve.

— Não é necessário.

Pardal segurou a espada de osso. Com um simples movimento de sua mente, a energia espiritual se concentrou e ela desferiu um golpe poderoso contra a superfície do rio.

A água revolveu-se, e os peixes fugiram em todas as direções.

Havia peixes!

Ao ver aquilo, Pardal fez um gesto com os dedos e lançou uma técnica.

— Chuááá!

Um peixe grande após outro saltou para fora da água, empilhando-se na margem como uma pequena montanha.

Era a primeira vez que Clarão via Pardal pescando. Por um instante, ficou atônito.

— É suficiente?

Pardal parou e perguntou a Clarão, que ainda permanecia imóvel ao lado dela.

Clarão despertou de seu estupor. Ao ver a montanha de peixes, limitou-se a assentir em silêncio.

Aquela quantidade daria para alimentá-los por muito tempo. Além disso, naquela estação, os peixes não estragariam mesmo se ficassem expostos.

A noite era nebulosa, e as estrelas cintilavam.

Dentro de uma caverna na montanha...

As fêmeas, que haviam permanecido escondidas em casa até então, estavam enroladas em grossas peles de animais, sentadas ao redor da fogueira para se aquecer. Os homens-fera, organizadamente, retiravam as escamas, as espinhas e as vísceras dos peixes, colocando tudo para cozinhar em uma panela de pedra.

Era a primeira refeição comunitária da tribo desde o início do inverno.

Página 2 de 3

Página 3 de 3

A pesada panela de pedra era aquecida pelo fogo intenso e emitia um borbulhar contínuo.

O aroma espalhou-se pelo ambiente, deixando ainda mais famintos aqueles que já estavam de estômago vazio.

Verde aspirou o cheiro e perguntou, impaciente:

— Quanto tempo ainda falta?

Naquele frio, beber uma tigela de sopa de peixe fumegante certamente seria muito reconfortante.

— Está quase pronto.

Clarão espalhou um pouco de sal na panela e acrescentou pimentas, além de vários temperos cujos nomes ninguém conhecia.

Com exceção do sal, tudo havia sido dado por Pardal.

Quanto à utilidade de cada ingrediente, Pardal também não sabia explicar. Apenas dissera que podiam ser acrescentados à sopa.

Afinal, as explicações complicadas do sistema eram difíceis até para ela compreender.

As fêmeas olhavam para Pardal com inveja.

Apesar do frio intenso, ela continuava usando aquela roupa branca, como se não sentisse a temperatura.

Quando olhavam para si mesmas, porém, viam-se envoltas em várias camadas de pele e ainda assim continuavam sentindo frio.

Como poderiam deixar de sentir frio como Pardal?

As fêmeas apenas pensavam nisso; não pretendiam perguntar. Sabiam muito bem quais eram seus próprios limites.

Antes, ao perceber que todos estavam curiosos sobre seu método de cultivo, Pardal ensinara casualmente algumas fórmulas de respiração.

Mas eles não tinham talento para aquilo. Por mais que tentassem, não conseguiam compreender o princípio contido nas fórmulas.

Sem alternativa, Pardal ensinara alguns movimentos e ordenara que praticassem todas as manhãs, antes mesmo do amanhecer.

Os homens-fera ainda conseguiam persistir, mas as fêmeas logo desistiram.

Lá fora fazia frio demais, e elas preferiam permanecer em casa.

Verde era uma das poucas fêmeas que haviam perseverado por mais tempo, mas no fim também não conseguiu continuar.

Afinal, o corpo das fêmeas era naturalmente inferior ao dos homens-fera. Em todos aqueles anos, elas só haviam conhecido uma fêmea mais forte que os próprios homens-fera: Pardal.

— Pronto.

Clarão usou uma concha de pedra para servir uma tigela cheia de caldo com carne para cada pessoa.

A carne do peixe era macia e fresca. Com a adição daqueles temperos estranhos, ficara ainda mais saborosa.

As fêmeas beberam sem sequer levantar a cabeça, enquanto os homens-fera tomaram várias tigelas de uma só vez.

Somente depois que todos comeram e beberam até se fartar Clarão revelou seu plano.

— Caçar um grupo de javalis? — Verde balançou a cabeça. — Não. É perigoso demais.

Um único javali já era tão poderoso quanto vários homens-fera.

Se dezenas deles se reunissem, até as grandes tribos precisariam evitar um confronto direto. Quanto mais a pequena tribo deles.

— Se a comida não for suficiente, também podemos sair para caçar — disse Árvore.

Não podiam depender para sempre dos homens-fera para fazer todo o trabalho por elas.

— Não é necessário.

Clarão balançou a cabeça. Dessa vez, nem todos os homens-fera precisariam participar.

Ele tivera uma ideia e queria testá-la.

Se cavassem um buraco no caminho por onde o grupo de javalis costumava passar, talvez algum javali solitário acabasse caindo nele.

Se a ideia desse certo, não precisariam sair para caçar todos os dias.

Página 3 de 3