Capítulo 18: Um propósito oculto
Naquela noite, Cain bebeu uma garrafa inteira de rum na casa do homem com rosto manchado. Embriagado, ele vangloriava-se de como fora glorioso sob o comando do senhor Rowan, nunca perdendo uma luta, sempre na linha de frente quando Rowan disputava territórios e minas de ouro.
Os outros mineradores ouviam encantados, olhos brilhando, soltando exclamações de admiração e lançando-lhe elogios aos montes, fazendo Cain sentir-se invencível.
— Cain, irmão — disseram —, daqui pra frente vamos seguir você. Quando esta mina fechar e voltarmos para São Francisco, não esqueça dos seus irmãos!
Cain, cheio de si, concordou com um gesto largo. Depois de esvaziar a garrafa e gastar todo seu discurso, cambaleou para seu quarto para dormir.
À noite, a mina era uns dez graus mais fria que durante o dia. Nas montanhas costeiras, lobos, raposas e javalis apareciam de vez em quando, e os uivos dos lobos ecoavam ao longe.
Caminhando sozinho pela estrada de cascalho, Cain ouviu um uivo baixo vindo de um lado.
— Uuu... — era o som de um filhote de lobo ferido, fraco e abafado.
— Hm? Um filhote ferido? Hehehe, bênção de Deus, amanhã teremos carne de lobo para comer. Pena que não guardei esta garrafa para beber junto com a carne, deve ficar ainda melhor — disse Cain, puxando uma faca curta da bolsa de couro na lateral da perna, andando em direção ao som.
Era um arbusto denso, o som vinha de trás dele.
Cain cortou os galhos com a faca, separando-os para os lados, revelando o que estava atrás.
Mas, naquele momento, ele ficou confuso. Não havia filhote algum, apenas um homem de terno, chapéu alto, sorrindo — um chinês.
— V-você é um fantasma? — Cain mal terminou a frase quando sentiu um brilho frio e sua voz falhou. Ao tocar o pescoço, sentiu o calor do sangue.
— Uuu... — incrédulo, ele apertou o pescoço com as mãos, mas o sangue escapava pelos dedos. Caiu de joelhos, sem acreditar que quem tirou sua vida fora aquele chinês que sempre menosprezara.
— Aba... aba... — soou seu último gemido.
Atrás de Lin Si, um homem mudo, alto e curvado, murmurou algo baixo.
— Entendo o que você quer dizer, mudo. Agora que expulsamos todos da Miles, se aparecer um corpo, Conard vai suspeitar de mim. Mas não me importo, suspeite. Acabei de ouvir a conversa deles. Esse Cain foi enviado de propósito pelo chefe Conard para o campo de mineração, para reprimir os trabalhadores chineses — na verdade, expulsá-los com violência, pois eles já não lhe eram úteis.
— Aba, aba, aba — murmurou o mudo novamente.
Lin Si sorriu:
— Expulsar a gente é fácil, só dinheiro basta. Mas se eles não quiserem pagar, nós tomamos o que é nosso.
Desta vez, Lin Si não mexeu no corpo de Cain, deixando-o meio enterrado no arbusto, com as nádegas para fora.
Na manhã seguinte, o corpo foi encontrado por outros mineradores, causando alvoroço.
Conard chegou pessoalmente, cobrindo boca e nariz com um lenço, relutante, dando instruções:
— Vocês beberam com ele ontem à noite? Notaram algo suspeito?
O homem com rosto manchado e seus companheiros balançaram a cabeça, confusos:
— Senhor, nada suspeito. Cain estava como sempre, bebeu e foi dormir. Todos aqui o respeitam, ninguém teve conflito com ele.
O homem hesitou, acrescentando incrédulo:
— Mas anteontem ele bateu num garoto chinês... será que tem relação?
Ele mesmo achava absurdo. Aqueles chineses eram tão submissos que nem sequer olhavam nos olhos quando eram agredidos, nunca os ligaria a um assassinato.
— Bateu num garoto chinês?
Conard mordeu o cachimbo, pensando no garoto que sempre acompanhava Lin Si. Na colônia chinesa da mina, havia só um menino — Ma Qian’er.
— Ok, vou cuidar disso, investigarei. Vocês, alguns de vocês, enterrem o corpo.
Morrer na mina era comum, mas corpos com o pescoço cortado eram estranhos.
Depois que Conard prometeu investigar e saiu, um homem de cabelo e barba negros, olhar sombrio, emergiu do grupo de mineradores brancos.
Seu nome era Kate, um dos enviados para a mina junto com Cain, e o responsável por dispersar os trabalhadores chineses.
O senhor Rowan, seu chefe, lhe dera duas opções: pagar uma pequena compensação para que os chineses fossem embora, ou expulsá-los com violência, decidindo o método.
Embora possuísse dinheiro, Kate não queria dividir um centavo com os chineses.
Assim, ao chegar à mina, uniu os mineradores brancos, colocando na linha de frente seu irmão mais novo, Cain, o careca com cicatriz no rosto.
Olhando para o corpo do irmão, com os olhos abertos até a morte, Kate fechou os punhos, mas controlou a raiva, sem gritar ou sair atrás do assassino, apenas suportando silenciosamente.
Se Lin Si estivesse ali, com certeza levantaria o polegar para ele.
Diante disso, a reação comum seria raiva. Quem não demonstra irritação, nem deixa os outros perceberem, é o tipo mais perigoso e difícil de enfrentar.
Enquanto Lin Si esperava os brancos virem provocá-lo, surpreendeu-se por ninguém aparecer, nem mesmo Conard.
Os homens armados com paus e tijolos, como o cachorro fino, estavam atrás de Lin Si, sussurrando:
— Senhor Si, parece que os brancos não vão aparecer. Isso é raro.
Lin Si semicerrou os olhos e acenou:
— Podem ir. Cada um cuide do que precisa. Parece que tem gente influente do lado deles vigiando. Fiquem atentos a rostos suspeitos na mina.
— Certo, vamos voltar ao trabalho. Está tudo tranquilo agora.
Lin Si coçou o queixo e riu baixinho.
Afú, de olhos fundos e nariz alto, curioso, perguntou:
— Senhor Si, por que rir?
Lin Si parou e olhou distante:
— Riu porque finalmente eles enviaram um adversário decente. Espero que ele se mova rápido, esse desgaste não interessa para nenhum dos lados.
— Ah? Senhor Si, não entendi.
Afú coçou seus cachos naturais, confuso.
— Você não precisa entender. Agora vamos intensificar a propaganda. Quem puder cortar o cabelo, que corte as tranças. Veja quantos de nós ficaram feridos por causa das tranças puxadas pelos brancos na última briga. Digam a eles: quem quiser manter a cabeça, que corte as tranças. A menos que queiram que os brancos arranquem tranças e couro cabeludo juntos.