Capítulo 41: O Inimigo do Meu Inimigo
“Você... Você realmente quer nos ajudar?”
Amitah perguntou, quase sem conseguir acreditar.
“Claro, meu amigo. Meu nome é Lin, Joker Lin. Eu e meus compatriotas sofremos muito com a discriminação dos rostos-pálidos, e acho que você está coberto de razão.”
Amitah acalmou-se um pouco e assentiu: “Na verdade, eu observo vocês há muito tempo. O treino de vocês é muito interessante, e vocês andam com armas. Eu vi aqueles brancos tratarem vocês com muito respeito; nunca antes eu os tinha visto serem tão educados com pessoas de pele amarela.”
“Respeito? Ah, não, eles não me respeitam em nada. Apenas veem valor em mim. Se eu não conseguir cavar ouro e voltar, a primeira coisa que me receberá provavelmente será uma bala.”
Lin Si deu de ombros com um sorriso irônico e olhou para os companheiros, que cavavam suados por todos os lados. Ele sabia que continuar procurando daquela forma não daria em nada; nativos nascidos ali podiam muito bem trazer-lhes uma boa surpresa.
“Pessoal, guardem as ferramentas. Vamos conhecer nosso novo amigo.”
Lin Si levou Amitah até o grupo e lhe ofereceu um pouco de comida e água.
Amitah engoliu em seco com dificuldade, antes de enfiar o pão e a água de uma vez só na boca, quase sufocando com a comida a ponto de perder a vida.
“Novo amigo? Mestre Si, nós não vamos mais cavar ouro? O novo amigo de que o senhor falou é este pequeno selvagem?”
Cachorrinho olhou curioso para Amitah, que usava penas na cabeça e o rosto pintado com tinta, e tentou estender a mão para tocá-lo, mas este desviou com agilidade.
“Ele não é um selvagem, mas sim o habitante original deste continente, o dono legítimo de tudo isto. E agora, ele também está sendo intimidado pelos rostos-pálidos a ponto de não ter para onde ir, numa situação ainda pior que a nossa.”
Lin Si mudou o tom ao continuar: “O mais importante é... Amitah já viu ouro, e o local exato da mina de ouro deve ser por lá. Ajudar a eles é nos ajudar a nós mesmos. Além disso, o inimigo do meu inimigo é meu amigo; vale a pena fazermos esta viagem.”
“Ouro?”
A princípio, os rapazes ainda mantinham certa desconfiança em relação aos novos amigos, mas, quando Lin Si mencionou a palavra “ouro”, o olhar de todos ao encararem Amitah suavizou-se consideravelmente.
Momentos depois.
“Ouvi o Mestre Si dizer que seu nome é Amitah? Eu me chamo Mo Qian, tenho 14 anos. E você, quantos anos tem?”
“Meu nome é Amitah. Não entendo o que você diz, está falando da minha idade? Eu tenho 13 anos.”
“Você tem 13 anos? Ha! Sou um ano mais velho que você, garoto. Perder para mim não é vergonha, afinal de contas, eu já treinei artes marciais.”
“Quer dizer que é um ano mais velho do que eu? Com razão você é tão forte. Ah, aquela técnica de luta que você usou agorinha pareceu muito poderosa, pode me ensinar?”
“Está perguntando sobre o golpe que usei quando lutamos agora há pouco? Hehe, posso te ensinar. Olha, esta é uma chave de estrangulamento. O Mestre Si chama esse golpe de ‘guilhotina’, o nome já soa formidável.”
Mo Qian e Amitah estavam sentados no teto da carroça. Embora não falassem a mesma língua, afinal eram da mesma faixa etária, comunicavam-se apenas gesticulando e adivinhando os significados.
Conversavam animadamente, trocando frases e soltando gargalhadas de vez em quando, sem que ninguém soubesse ao certo como conseguiam se entender.
“Mestre Si, a gente pode mesmo confiar nesse pequeno selvagem?”
Cachorrinho olhou para Amitah no alto da carroça e, apressando o passo para alcançar Lin Si, perguntou:
Lin Si disse em voz baixa: “Confiar? Por que não confiar? O que nós temos para nos roubarem? Além do mais, nós temos armas, do que teríamos medo? Em vez de ficar com receio de cair em um golpe, é melhor se preocupar em como dar satisfações ao Jason caso não encontremos a mina de ouro. Por isso... eu não vou deixar escapar nenhuma pista que tenha a menor possibilidade de nos levar ao ouro.”
Como a carroça de Lin Si e seu grupo ainda levava provisões e água potável preparadas com antecedência, eles precisavam encontrar os parentes de Amitah o mais rápido possível para socorrê-los em sua urgência e, em seguida, localizar a mina de ouro no menor tempo possível, o que pouparia muitos aborrecimentos.
Seguindo as orientações de Amitah, o grupo avançou para o leste, aproximando-se gradualmente de uma área florestal mais primitiva.
O terreno ali era irregular, repleto de pedras e troncos de árvores cortados. A carroça já não conseguia prosseguir e teve de ficar estacionada na periferia.
“Meus parentes estão lá dentro. Vou chamar algumas pessoas para ajudá-los a carregar as coisas.”
Amitah apoiou as mãos nas bordas e saltou do teto da carroça, correndo alegremente para dentro da mata.
Lin Si não estava totalmente tranquilo e deu um olhar discreto para o Mudo. Os dois o seguiram furtivamente, um de cada lado, enquanto os demais permaneceram de prontidão para vigiar a carroça.
Na floresta, podiam-se ver claramente vestígios de pegadas humanas, provando que havia moradores ali. A julgar pela quantidade de marcas no chão, o grupo devia contar com cerca de cem pessoas.
No entanto, à medida que avançavam, Lin Si percebeu que algo estava errado: as pegadas ali eram excessivamente caóticas, e algumas marcas distintas sobressaíam das demais — afinal, os índios não tinham condições de usar botas de couro.
“Amitah, shh...”
De repente, Lin Si estendeu o braço para segurar Amitah, tapando-lhe a boca com a outra mão para impedi-lo de fazer barulho.
Pouco depois, uma silhueta surgiu em uma clareza logo adiante: era um jovem índio de aproximadamente dezoito ou dezenove anos.
Logo atrás dele, dois caubóis brancos a cavalo o perseguiam. Um deles erguia uma arma, enquanto o outro girava um laço, mirando antes de arremessá-lo com precisão, laçando o pescoço do jovem nativo.
“Ugh... Não... Não... Me ajudem...”
O jovem índio foi estrangulado pelo laço e perdeu a voz, mas os caubóis sobre os cavalos riam às gargalhadas, esporaando os flancos das montarias para arrastar a “presa” recém-capturada logo atrás dos animais em disparada, sumindo rapidamente ao longe.
“Ah?!”
Amitah soltou um grito abafado: “É o Connor! O... O nosso refúgio foi descoberto por esses invasores! Malditos!”
Amitah lutava para correr e ajudar, mas Lin Si o pressionava contra o chão, impedindo-o de se mover.
“Fique quieto aqui esperando. Deixe aquelas pessoas conosco; considere isso como meu presente de boas-vindas para a sua tribo.”
Os olhos de Lin Si estreitaram-se levemente. Ele sacou o revólver debaixo do braço e curvou as costas, parecendo uma fera prestes a caçar.
“Mudo!”
Lin Si soltou um comando em voz baixa, e ambos avançaram rapidamente em direção à frente.
Ao atravessarem os arbustos baixos, uma tribo indígena repleta de tendas de palha apareceu diante de seus olhos.
Naquele momento, os nativos indígenas estavam sendo impiedosamente massacrados pelos caubóis brancos. Algumas mulheres choravam desesperadas, abraçadas aos corpos de seus filhos; idosos caíam ao chão sem conseguir se levantar; e uma minoria de homens resistia em uma situação extremamente desfavorável de inferioridade numérica.
A maioria das tendas de palha estava em ruínas e em chamas; sangue e cadáveres podiam ser vistos por toda parte. Os invasores brancos galopavam por cima de tudo, e as gargalhadas que ecoavam soavam assustadoramente estridentes.
Eles empunhavam espingardas, facas longas e laços, maltratando implacavelmente aqueles nativos como se fossem apenas caça para entretenimento e não seres humanos.
Enquanto se aproximava em disparada, Lin Si examinou a cena num relance e já havia traçado seu alvo.
“Bang, bang, bang!”
Ainda antes de chegar, Lin Si abriu fogo, atingindo dois caubóis montados a cavalo.
“Bang, bang, bang!”
Lin Si continuou a apertar o gatilho sem parar, esvaziando de uma só vez o tambor da arma.
Como recarregar revólveres naquela época era um processo trabalhoso, ele não quis perder tempo e simplesmente atirou o revólver, atingindo o rosto de um dos caubóis brancos, enquanto com um giro de pulso sacava duas facas curtas, entrando no modo de combate corpo a corpo.
“Puff, puff, puff!”
Do outro lado, o Mudo, com o porte físico de um gigante, empunhava uma espada longa. Seus golpes eram amplos e desprovidos de floreios, mas cada estocada trazia uma força tremenda, capaz até mesmo de cortar um oponente ao meio.
O surgimento repentino desses dois deuses da morte desorganizou os caubóis brancos, que, tomados pelo pânico, cometeram brechas e acabaram feridos por vários dos nativos que reagiam.
“Droga, que diabruras são essas duas? Acabem com eles!”
O caubói que liderava o grupo apontou o chicote de montaria na direção de Lin Si, ordenando em voz alta.
Nesse instante, um caubói a cavalo avançou velozmente contra Lin Si, levantando a espingarda para atirar ao mesmo tempo.
Contudo, as armas de fogo daquela época já careciam de precisão, e somando-se a isso o balanço do cavalo, o tiro acabou acertando apenas o ar.
Bem quando ele se preparava para efetuar o segundo disparo, percebeu que aquele indivíduo surgido do nada vinha correndo diretamente ao seu encontro, face a face.
“Hã? Quer morrer!”
O caubói desferiu uma chicotada violenta na garupa do cavalo, decidido a atropelar e esmagar o oponente.
Lin Si, contudo, não diminuiu o ritmo; durante a corrida, ergueu o braço e arremessou uma faca curta.
A lâmina cravou-se profundamente na pata dianteira esquerda do animal, arrancando um relincho de dor do corcel castanho, que desabou desgovernado para a frente.
O caubói no dorso foi lançado ao solo pela forte inércia, prestes a ter um encontro íntimo e doloroso com o chão.
Nesse exato momento, porém, Lin Si já havia chegado. Apontando para o rosto do caubói que despencava, ele ergueu o joelho com força.