Capítulo 5: Há Sempre Um Jeito
Acompanhados pelo cheiro de queimado que ainda não havia se dissipado por completo, os trabalhadores chineses dormiram até o amanhecer. O incêndio de ontem resultou em consequências gravíssimas: dos quatrocentos e vinte e sete trabalhadores originais, restaram apenas sessenta e dois.
Ainda assim, como se nada tivesse ocorrido, os capatazes os acordaram logo cedo, agitando chicotes e apressando-os para o trabalho.
— Seus porcos imundos, pretendem dormir até quando? Sabem muito bem como escolher um lugar para descansar.
— Montaram um acampamento novo em menos de um dia, até sinto inveja deles.
— Inveja? Então troque de lugar com eles, talvez você consiga se tornar o rei dos porquinhos entre eles! Hahaha!
O grupo de capatazes os ridicularizava e insultava sem qualquer pudor, mas os chineses, sem entender o que diziam, continuavam a responder com sorrisos servis. Lin Si também sorria, embora tenha gravado silenciosamente o rosto de cada um daqueles homens em sua mente.
— Vocês, vermes, como os novos reforços ainda não chegaram, terão de terminar todo o trabalho antes de poderem comer, entenderam?
O homem que falava chamava-se Lynn, encarregado de substituir Billy na supervisão dos trabalhadores. Ele vestia um macacão de lona que parecia não ter sido lavado desde o dia em que nasceu, e dois tufos de pelos teimosos brotavam de suas narinas, exibindo uma vitalidade irritante.
— Senhor Lynn, somos apenas cerca de sessenta agora, muitos ainda sofrem com queimaduras, devemos mesmo fazer o trabalho de quatrocentos? — Lin Si, representando os trabalhadores, levantou a questão.
— Diabos, desde quando vocês têm o direito de questionar? Então você é o porquinho que fala inglês? Diga aos seus homens que, se o trabalho de hoje for concluído no prazo, o senhor Conrad pagará 1 dólar a mais para cada um. Isso é uma oportunidade de ouro, entendeu?
— Pagar 1 dólar a mais? Oh, agradecemos a benevolência do senhor Conrad. Que Deus o abençoe.
Lin Si baixou a cabeça com uma devoção que deixou Lynn levemente surpreso.
— Hum... muito bem. Agora reúna seu pessoal e comecem a trabalhar o quanto antes.
— Sim, senhor.
Após a saída de Lynn, Xigou aproximou-se discretamente e murmurou:
— Mestre Si, não precisava ser tão cortês com aquele demônio branco. Viu a arrogância dele? Com certeza não disse nada de bom.
— De fato, não disse. Ele quer que nós, sessenta, terminemos o trabalho de quatrocentos, ou não comeremos.
— O... o quê?
Ao ouvir a tradução de Lin Si, não apenas Xigou, mas todos os outros começaram a se desesperar.
— Mestre Si, esse branco não quer nos deixar viver? Como vamos conseguir terminar isso?
— É verdade, Xiao Lin, por que não fala com o gerente? Ele parece ser mais razoável. — sugeriu Sai Huatuo.
Lin Si levantou a mão para pedir calma e soltou um riso frio:
— Falar com ele? Foi ele quem deu a ordem. Não se preocupem, sigam as ordens por enquanto, eu tenho um plano.
O trabalho do novo dia começou normalmente. Diante das exigências absurdas da gestão da mina, os chineses mostraram uma obediência inesperada.
Lin Si observava seus compatriotas de tranças em silêncio. Sentia pena por sua passividade e raiva por sua falta de resistência, mas, ao se acalmar, via apenas seres humanos miseráveis, tão miseráveis que se degradavam por conta própria.
— Mestre Si, aqui está o que pediu.
Nesse momento, o gordo aproximou-se como se nada houvesse acontecido e passou-lhe um pacote. Lin Si guardou-o no peito, murmurou um "hum" e ambos se separaram, voltando aos seus afazeres.
Como os chineses não tinham permissão para entrar na mina para garimpar ouro, ficavam no acampamento externo, quebrando as grandes rochas trazidas da mina para que, depois, os mineiros brancos fizessem a lavagem. Além disso, tinham de lidar com pilhas de roupas e meias fétidas, e consertar as peneiras de garimpo danificadas.
Os chineses já eram minoria, e a redução drástica de mais de trezentos homens sobrecarregava a todos. Lin Si trabalhava enquanto observava os arredores, notando as posições dos capatazes, suas rotas de patrulha e os horários de troca de turno.
Ele não era um bruto; não faria nada sem ter certeza. Mesmo detestando aqueles capatazes arrogantes, não seria tolo o suficiente para enfrentá-los de frente sem estratégia. Com quinze anos de experiência como mercenário, Lin Si sabia que, ao enfrentar um ambiente desconhecido, o mais importante era "esconder-se", observar a situação e só então elaborar planos e contramedidas.
Claro, ele poderia usar suas habilidades de combate para escapar sozinho, mas o que isso ganharia? Naquela época, com seu rosto oriental, ele seria perseguido onde quer que fosse. Era melhor observar e, eventualmente, formar seu próprio grupo para facilitar as coisas no futuro.
— Ei, você, o sujeito que fala inglês, venha aqui!
Um capataz com um chicote de couro gritou para Lin Si, fazendo sinal para que ele se aproximasse.
— Senhor, o que deseja?
Lin Si manteve a humildade, o que agradou aos capatazes brancos, que, no fundo, também não tinham status algum.
— Hum, boa atitude. Vou lhe fazer algumas perguntas e você responderá com sinceridade. Se mentir ou esconder algo... sabe quais serão as consequências?
Ao ver o homem tocar o punhal na cintura como ameaça, Lin Si teve vontade de rir, mas conteve-se e continuou a encenação.
— Sei. Ficarei sem comida, sem pagamento e talvez perca a vida.
— Você é sensato, é quem mais me agrada entre esses porquinhos. A propósito, onde está sua trança?
— Ah, atrapalhava, então cortei.
— Muito bem... — O homem examinou Lin Si de cima a baixo e perguntou: — Diga-me, onde você viu Billy e os outros dois ontem?
— Lá atrás, perto da montanha, não muito longe do acampamento — respondeu Lin Si.
— Oh... entendo... E você encontrou mais alguma coisa? Como... ouro? Pentes? Facas? Ou talvez... uma pistola?
Lin Si sabia que aquele idiota estava testando-o, mas um interrogatório tão rudimentar não servia para nada.
— Não vi nada, senhor. Apenas olhei de longe.
— Oh... é mesmo...
Antes que o homem pudesse continuar, Lin Si pareceu se lembrar de algo.
— Ah, verdade, acho que vi o senhor Conrad. Pareciam estar discutindo algo, mas eu estava longe demais para ouvir... desculpe, senhor, minha cabeça dói... não sei onde bati ontem...
Lin Si agachou-se, com uma expressão de dor intensa.
— O quê? O senhor Conrad? Você... deixe-me ver a parte de trás da sua cabeça.
O capataz, suspeitando de algo, virou a cabeça de Lin Si e viu uma cicatriz sangrenta. Apenas pelo tamanho, parecia um ferimento grave.
— Diabos... será que alguém deu uma pancada nele? Por que o Conrad estaria envolvido? Tenho que contar isso ao chefe imediatamente!
Acreditando ter obtido uma informação valiosa, o capataz deixou Lin Si para trás e saiu correndo.
— Hum. — Lin Si deu um sorriso de canto, murmurou "idiota" e fixou o olhar na residência do gerente da mina.
O gerente Conrad, em sua cabana de madeira, ajeitava a barba e o chapéu, preparando-se para inspecionar seu território, quando ouviu uma confusão lá fora.
— Diabos! Seus vermes malditos, voltem! Não se aproximem daqui!
Conrad saiu e viu alguns trabalhadores chineses de cabeça raspada sendo chicoteados por seus subordinados. Eles pareciam agitados, gesticulando freneticamente, e os seguranças já mal conseguiam contê-los.
— O que está acontecendo aqui? Não é a primeira vez que digo para serem benevolentes com nossos trabalhadores! Olhem para eles, são tão frágeis quanto filhotes! Larguem esses chicotes!
Percebendo que a situação fugia do controle, Conrad repreendeu seus seguranças em voz alta. Contudo, sem entender o que os chineses gritavam, baixou o tom e ordenou:
— Rápido, tragam aquele chinês que fala inglês! Aquele que se chama... isso, Joker, o palhaço!
— Sim, senhor Conrad, vou buscá-lo agora mesmo.
O que Conrad mais temia estava prestes a acontecer. Desde o início, ele achava que o salário oferecido pelo seu patrão aos chineses era baixo demais e as condições, rigorosas demais. Além disso, a equipe de capatazes não respondia a ele, mas a Miles. Em tal cenário, se os trabalhadores se revoltassem e Miles apenas observasse, ele, o gerente, seria o maior prejudicado.
Felizmente, os chineses sempre foram dóceis; nem mesmo o incêndio de ontem os irritara. O que teria acontecido hoje? Bruno não disse que estava tudo bem ontem à noite? Aquele pobre diabo feio!
Embora estivesse nervoso, Conrad esforçou-se para manter uma postura de cavalheiro. Diante dele, liderando a confusão, estavam Xigou e Shitou. Seguindo as instruções de Lin Si, eles haviam levado alguns dos arruaceiros que costumavam cometer pequenos furtos com eles para protestar bem em frente ao escritório do gerente.