Capítulo 149: A Luz do Desejo
A Grande Biblioteca das Fadas.
A biblioteca elevava-se a alturas imensas, dividida em andares sobre andares, e, naquele exato momento, a fada encontrava-se em um dos enormes compartimentos de uma camada intermediária.
Cada compartimento da biblioteca tinha mais de dez metros de largura e comprimento, com pilhas e pilhas de livros amontoados como montanhas, incluindo manuscritos em seda, ossos gravados, tabuletas de pedra e várias outras formas.
Geralmente, em cada compartimento havia também uma mesa e uma cadeira, permitindo que as pessoas permanecessem ali.
No entanto, aquele lugar não contava com escadas; quem não soubesse voar nem sequer pensaria em subir.
A fada estava sentada diante da mesa, com a pena pairando no vazio à sua frente, descendo de vez em quando para escrever algumas palavras.
As fadas organizaram muitos livros a partir das memórias dos tríflios; bastava utilizar o poder dos milagres para decalcar as memórias dos sonhos dos tríflios e colocá-las dentro da Grande Biblioteca.
Desta vez, porém, era a própria fada quem estava escrevendo o livro.
Era difícil.
Mais difícil do que se podia imaginar.
Só para redigir a introdução, ela quebrou a cabeça e reescreveu várias vezes.
Os três elementos essenciais da autoridade dos sonhos eram: o sonho, a memória e o sangue divino.
O sangue divino era a origem da soberania divina concedida pelos deuses, a base de toda a existência possuída pelas fadas, o alicerce do poder e da sabedoria.
O sonho era a prerrogativa das fadas, enquanto a memória servia como o sustento delas.
O sonho da fada Hila já havia se transformado na Terra Consagrada pelos Deuses, que abrigava a Ilha Divina, o Mar de Girassóis, a Cidade Consagrada e o Templo da Pirâmide. Um colosso daqueles não era uma entidade espiritual como o espírito das marcas de maldição; era impossível para ela enfiar diretamente a Terra Consagrada em seu próprio sangue divino.
O método utilizado pelos tríflios era algo que ela simplesmente não tinha como replicar.
Ela então concebeu outra abordagem: utilizar as particularidades do poder das fadas para fundir primeiro o sangue divino e a memória.
— Que tipo de memória devo incorporar? — pensava ela.
— Que espécie de memória seria a mais bela de todas? —
A fada Hila de repente se lembrou de algo.
Seus olhos brilharam; em seguida, flutuou para fora e correu em direção ao Templo da Pirâmide, fazendo com que o bibliotecário sentado à entrada da Grande Biblioteca erguesse levemente o olhar para encará-la por um instante.
No entanto, assim que saiu da biblioteca, ela imediatamente exibiu uma expressão de quem havia se lembrado de algo e estacou.
A fada ergueu a cabeça para contemplar a Lua dos Sonhos, cuja luz no céu parecia enevoada e etérea, transmitindo um ar de abatimento.
Aquele clarão banhava seu corpo, induzindo a uma sensação de sonolência.
Mas a fada Hila sabia que aquilo era o reflexo da presença divina, e um sorriso floresceu em seu rosto.
Ela correu para o interior do Salão Divino, mas não encontrou o deus.
Atravessou o mar de flores e as ruínas da cidade, sem avistar o menor vestígio do deus.
Nesse momento, a voz do deus ressoou pelo mar de flores, carregada pelo vento.
— Estás à minha procura? —
A fada Hila ergueu a cabeça e só então percebeu que o deus não estava dentro do templo, mas sim de pé no corredor lateral.
— Meu deus! —
— Estáveis aí! —
As vestes douradas de fada ondularam no ar, erguendo-se como uma pétala levada pelo vento em direção às alturas, até pousarem junto ao deus.
Ela perguntou ao deus, tomada de emoção:
— Meu deus! —
— Tendes algum desejo? Hila pode realizá-lo por Vossa Mercê! —
O deus olhou para Hila, os cantos de seus lábios curvando-se levemente em um sorriso:
— Ainda que tu sejas a fada dos sonhos, imagino que o meu desejo esteja além das tuas capacidades. —
A fada Hila sentiu-se um pouco sem graça e reformulou a pergunta:
— Acaso não há nenhum desejo menor? Daqueles bem simples! —
Ela então expôs a sua ideia.
A fada pretendia incorporar a memória de um desejo no sangue divino, juntamente com a marca de uma arte divina, tentando assim fazer com que o sangue mítico da autoridade dos sonhos sofresse uma metamorfose.
Assim que todo o sangue mítico passasse por essa transformação, ela procederia à assimilação do domínio dos sonhos.
O deus caminhou para o interior do templo, com a fada a segui-lo de perto.
O deus sentou-se e lembrou-se do seu próprio desejo.
— Eu gostaria de um copo de água gelada. —
A fada estendeu a mão, e um cálice de prata requintado materializou-se em meio ao entrelaçamento de luzes; do fundo do cálice, a água brotou como de uma nascente, emanando uma suave aragem gélida.
— Meu deus! —
— Esta é a oferenda que vos trago. —
O deus tomou o cálice de prata e bebeu. A sensação de frescor evocou lembranças de um passado longínquo.
O deus abriu lentamente os olhos:
— Muito bom. —
Entre as sobrancelhas, uma pequena bolha que irradiava um brilho infinito flutuou lentamente para cima, e a memória referente àquele recém-pedido desejo emergiu.
A memória do desejo fundiu-se na gota de sangue divino da fada.
Simultaneamente, a silhueta do Cálice Divino sobressaiu por trás da fada, e um glifo semelhante a um floco de neve cristalizado integrou-se ao sangue divino.
A essência daquele sangue divino começou a se transformar, deixando de parecer sangue para se converter em um feixe de luz.
Enquanto a autoridade da sabedoria condensava-se em cristais, a autoridade dos sonhos culminava em luz, representando também as distintas vias e naturezas essenciais de ambas.
Lembrando-se da pergunta que a fada lhe fizera instantes antes, o deus murmurou casualmente:
— Luz do Desejo. —
E assim, aquilo adquiriu um nome próprio.
A fada ergueu o feixe de luz nas mãos e disse, radiante:
— Meu deus! —
— Acaso consegui mais um dos vossos belos sonhos? —
O deus limitou-se a sorrir, sem lhe dar demasiada importância.
Esse feixe de luz pousou sobre as vestes da fada, cuja indumentária mudou instantaneamente de aspecto.
Todos os outros padrões de sonhos anteriormente impressos desapareceram por completo, restando apenas um único vestígio de flor de gelo gravado no peito, assemelhando-se a um broche peculiar.
Contudo, irradiava um poder extraordinário e inimaginável.
A fada havia encontrado o método almejado para romper rumo ao quarto estágio, mas aquilo era apenas o começo, e não o fim.
A fada disse ao deus:
— Desejo partir para recolher os desejos dos mortais e, com eles, provocar a metamorfose de todo o sangue mítico dos sonhos. —
— Meu deus! —
— Gostaria de dar uma olhada em Xhinsai? —
O deus apanhou novamente um livro e sentou-se junto à janela:
— Eu não irei. —
Diante dos portões do Reino Divino.
A fada trazia a tiracolo uma bolsa de tecido requintada, que guardava alguns manuscritos em seda, obra inacabada de sua própria autoria.
Seguindo o exemplo de Lan, ela havia compilado em livro a sua metodologia sobre como romper a autoridade dos sonhos para o quarto estágio, tornando-se a primeira escritora entre as fadas.
O início do manuscrito trazia o título *Arte da Súplica*, formando um par perfeito com a *Graça Divina* escrita pelo sacerdote do alimento, Lan.
No entanto, enquanto a *Graça Divina* de Lan já havia sido concluída há muito tempo, o livro dela não passava de um rascunho inicial.
Dada a sua velocidade de atualização digna de um peixe moribundo e a atitude despreocupada típica das fadas,
o término da obra parecia distante e incerto.
A fada deteve-se diante do imenso portão e olhou para trás, balançando o corpo de um lado para o outro enquanto fitava a direção da Terra Consagrada pelos Deuses, como se aguardasse algo.
O deus não viera despedir-se dela, o que deixou a fada ligeiramente desapontada.
Em contrapartida, as fadas que vieram vê-la formavam grupos barulhentos, cercando-a efusivamente no centro.
Algumas das fadas travessas que costumavam pregar peças carregavam juntas um enorme presente, exibindo-o orgulhosamente diante de Hila.
— Lady Hila! —
— Este é o artefato de voo que preparamos para Vossa Senhoria! —
— Com isto, poderá voar pelos céus e contemplar o mundo dos tríflios. —
Apesar de ser chamado de artefato de voo, tratava-se, na prática, de uma cesta de balão de ar quente.
O material era macio ao toque, lembrando a textura das vestes das fadas.
Antigamente, as fadinhas sempre gostavam de agarrar balões para se deixarem flutuar no ar, e agora elas haviam aprimorado o próprio brinquedo.
— Lady Hila, o tempo lá fora tem esfriado ultimamente. — Algumas fadinhas trouxeram também o seu próprio gorro e cachecol para agasalhar Hila.
— Traga-nos presentes quando voltar, Lady Hila! — exclamavam outras fadinhas, rindo com expectativa.
A fada Hila, cercada pelos presentes oferecidos por suas companheiras, finalmente exibiu um semblante alegre.
De pé na cesta do balão de ar quente, ela afastou-se dos portões do Reino Divino, acenando para as fadas que a despediam.
As fadas amontoavam-se, alvoroçadas e saltitantes.
Os gigantes barqueiros e o barqueiro que guardavam os portões do Reino Divino coçaram a cabeça ao presenciar aquela cena, com gestos perfeitamente sincronizados.