Capítulo 132: Turbulência na Empresa
O dia passou rapidamente. O caminhão deixou o parque logístico em direção à cidade de Xiaowan, que Cui Jian conhecia bem. Ao sair da área urbana, Duanmu demonstrou inquietação: "Ligue o radar."
O radar foi ativado e começou a girar em 360 graus. Hai Lan observou a tela e informou: "Há alguns veículos comuns, nenhuma aeronave." O radar era capaz de captar alvos dinâmicos.
A voz do motorista surgiu pelo rádio: "Faltam cinco quilômetros, nada de anormal detectado."
Duanmu consultou o mapa e ordenou: "Vamos parar para abastecer."
Cui Jian aproximou-se e perguntou: "Algo está errado?"
Duanmu respondeu: "Recebi dezessete telefonemas antes do jantar, mas, depois dele, não recebi absolutamente nenhum."
O caminhão percorreu dois quilômetros e virou à direita em um posto de gasolina. O motorista desceu para se informar, deu uma volta para verificar as câmeras e o perímetro e, após completar o tanque, o veículo seguiu lentamente de volta para a estrada.
Às 22h59, o caminhão chegou ao cais de pesca de Xiaowan. O pequeno píer tinha formato de "T", com barcos atracados em ambos os lados da haste vertical. Havia poucas embarcações, quase todas de pescadores locais. Dada a hora, não se via uma alma viva no local. No entanto, três SUVs estavam estacionados à beira da estrada e, quando Lemon e os outros desceram, os faróis dos carros foram acesos diretamente contra eles.
Em seguida, o som de tiros. Haila puxou Lemon para trás rapidamente. Um dos carros avançou velozmente, bloqueando o caminho do caminhão, enquanto os atiradores avançavam. Eles não notaram que, na direção oposta, um carro de passeio se aproximava com os faróis apagados. O veículo parou bem ao lado dos três SUVs, e os dois atiradores que faziam a guarda foram nocauteados instantaneamente por Duanmu.
Nesse momento, os quatro carros estavam a cinquenta metros do caminhão. Os dez atiradores, que por acaso haviam chegado a uma área totalmente aberta, entraram em pânico ao ouvir os disparos vindo de trás. Ao se virarem, foram cegados pelas luzes intensas dos faróis, e, ao tentarem avançar, deram de cara com o contêiner blindado do caminhão.
Duanmu e Cui Jian, escondidos na escuridão ao lado do carro, dispararam como se estivessem em um estande de tiro, esvaziando seus carregadores nos atiradores que estavam no meio do caminho.
Anteriormente, quando o caminhão deixava o posto, Cui Jian e Duanmu aproveitaram para descer, usando o veículo como cobertura, e entraram no carro de passeio que estava parado na beira da estrada. O motorista, ao retornar do banheiro, ficou assustado e, ao mesmo tempo, radiante ao ver o maço de dinheiro que lhe foi entregue.
O motorista atravessou o cais, detectou a emboscada e seguiu em direção à Montanha Xifeng. Durante o trajeto, fecharam o negócio e Duanmu comprou o carro. Calculando a distância e a velocidade, a dupla planejou um contra-ataque. Eles pretendiam usar seus faróis altos para cegar os atiradores, mas, para sua surpresa, os criminosos já haviam feito o mesmo.
Faróis altos são, de fato, insuportáveis para a visão humana. O plano de reconhecimento e o contra-ataque foram ideias de Duanmu, enquanto o uso dos faróis foi sugestão de Cui Jian.
Com a cooperação perfeita, os atiradores foram derrotados. Duanmu permaneceu na retaguarda, enquanto Cui Jian contornou pelos lados, evitando a luz direta, e aproximou-se: "Larguem as armas, todos vocês." Eles poderiam chamar a polícia, mas, se o fizessem, Lemon não teria tempo de escapar antes da chegada das autoridades.
Minutos depois, um barco ao longe sinalizou com luzes — três longos e dois curtos — o sinal combinado. Hai Lan abriu a porta, conduziu Lemon e Laixi para fora e os levou até o píer. Um atirador tentou se mover, mas foi imediatamente neutralizado por Cui Jian e Duanmu. Os demais, feridos ou rendidos, já haviam largado suas pistolas e permaneciam deitados em silêncio.
Lemon e Laixi não tiveram tempo de se despedir de Duan e Cui antes de embarcarem. Eles ainda teriam que trocar de barco ou de transporte, mas isso já não era preocupação dos dois. Uma vez a bordo, os Nômades fariam o possível para garantir a segurança deles. O caminhão partiu primeiro, pois precisavam trocar os contêineres para ocultar a existência do esconderijo.
O resto seguiu o roteiro de sempre: a polícia chegou, as ambulâncias chegaram e os advogados da empresa também. Mas, desta vez, os policiais tinham algumas perguntas difíceis:
Primeira: "Onde estão seus empregadores?"
Duanmu e Cui Jian responderam em uníssono: "Não sabemos. Perdemos o rastro deles assim que o tiroteio começou."
Segunda: "Por que vocês estão aqui?"
Ambos responderam: "Por ordem do empregador."
Terceira: "Os criminosos disseram que vocês estavam no caminhão. Onde ele está?"
Eles responderam: "Mentira. Estávamos em um carro de passeio que alugamos na hora; temos até o telefone do dono."
Quarta: "De onde vieram as armas? Onde estão as suas?"
A resposta foi: "Tomamos dos bandidos. Nós não portávamos armas." A razão, naturalmente, era que as pistolas da empresa possuíam localizadores.
***
Uma má notícia: como o empregador desapareceu, a empresa pagou a Cui Jian apenas 200 mil dólares pelos dois dias de trabalho, sem o bônus do projeto. Os 2 milhões de dólares que ele já tinha na conta, recebidos como bônus durante o serviço, após o pagamento de 700 mil em impostos, somavam 1,3 milhão de dólares de renda legítima.
Com 1,5 milhão somado ao saldo anterior, Cui Jian tinha agora 1,7 milhão de dólares, cerca de 2,3 bilhões de won. Esse valor não comprava uma vila de luxo em Seul, nem uma mansão nos subúrbios, nem mesmo um apartamento de alto padrão.
O ideal para 2,3 bilhões seria uma grande casa no campo, ou uma vila nos arredores, mas as comodidades seriam escassas, servindo mais como refúgio de fim de semana para os ricos. Enquanto esperava na delegacia, Cui Jian vasculhou o celular e percebeu que o dinheiro não era suficiente e os problemas não eram pequenos o bastante.
***
Como o empregador desapareceu, o depoimento levou mais tempo. Eram quatro da manhã quando todos os trâmites foram finalizados. A empresa enviou um carro para levar Cui Jian e Duanmu de volta à cidade. Duanmu, exausto, não disse uma palavra durante todo o trajeto. Cui Jian foi deixado no parque logístico, de onde pegou o carro blindado que a empresa lhe havia destinado.
Ao entrar, ligou o celular e viu sete chamadas perdidas: três de Li Ran, três da secretária de Ye Lan e uma internacional de Yu Ming. Ao retornar a ligação, descobriu que era apenas uma consulta sobre compras no exterior. Como o fuso horário era diferente, não houve incômodo.
Cui Jian conectou o Bluetooth e, enquanto dirigia, conversou com Yu Ming sobre a compra da casa. Ao saber do interesse, Yu Ming exigiu profissionalismo, cobrando 2% de comissão. Cui Jian aceitou prontamente.
Suas exigências: dentro da cidade, com porão, quintais na frente e atrás, alta segurança e muita privacidade. Não se importava muito com a vista ou o tamanho. Ele achou a casa da nova esposa de Song Joong-ki bonita, mas Yu Ming avisou: a partir de 20 bilhões. Quando sugeriu algo como a casa de Kim Tae-hee, Yu Ming respondeu que custava 10 bilhões e era impossível de encontrar à venda.
Com base nos 2,3 bilhões, Yu Ming deu o veredito: subúrbios, imóvel de médio porte, 200 metros quadrados de terreno, 100 de construção e 100 de quintal. E mesmo assim, provavelmente teria que vir com um fantasma vingativo incluído. O melhor seria esperar Yu Ming retornar.
Chegou em casa quase às seis da manhã. Verificou a geladeira, descartou alguns alimentos e separou ovos e repolho. Cozinhou arroz, tomou banho, trocou de roupa, colocou as peças sujas na máquina e preparou ovos mexidos com repolho agridoce.
Cui Jian comeu feliz e foi dormir, acordando apenas às três da tarde com vontade de urinar. Após se lavar, tirou carne congelada para descongelar e foi até a empresa devolver o carro, a pistola e as munições. A arma usada no tiroteio havia sido confiscada pela polícia.
O clima na empresa estava tenso. Dizia-se que, na véspera, o conselho da Grande Prata, como acionista da Segurança Grande Prata, exigira a demissão de Li Ran, alegando erro profissional por ele ter sugerido o bloqueio do terraço sul durante a inspeção do Clube Jumu.
O Grupo Grande Prata possuía 27% da subsidiária, sendo o segundo maior acionista, atrás apenas de Ye Lan, com 51%.
Quando a notificação de demissão chegou, Li Ran simplesmente a ignorou, dizendo ao presidente executivo que apenas Ye Lan poderia demiti-lo. O presidente e os advogados insistiram nos termos do contrato, alegando prejuízos ao cliente e exigindo uma renúncia por culpa, sem indenização.
Li Ran respondeu: "Dez segundos para sumirem daqui, ou mando jogá-los pela janela."
O presidente e os advogados foram, de fato, expulsos, mas não havia muito a fazer. Como a empresa era um projeto pessoal de Ye Lan, todo o poder administrativo estava nas mãos dela. A assistente de Ye Lan, mesmo agindo em seu nome, recusou-se a demitir Li Ran. Contudo, como empresa do grupo, eles tinham o direito de expulsar a Segurança Grande Prata do edifício corporativo.
Ye Lan retornou apressadamente do Canadá e, na manhã seguinte, entrou em conflito com o presidente na reunião de cúpula. Ye Wen, o presidente do conselho, não se manifestou. Devido à firmeza de Ye Lan, um acordo foi firmado: ela compraria os 27% das ações do grupo, desligando-se dele e mudando-se em três meses.
Após a reunião, Ye Lan encontrou-se com Li Ran e, à tarde, já havia selecionado o novo local de trabalho. Em seguida, organizou uma reunião privada com Nangong, da Segurança Seul, para reestruturar o sistema de rede da empresa.
Naquele dia, diversos seguranças e funcionários do setor logístico solicitaram transferência. Ye Lan aprovou todos, enviando-os de volta ao departamento de recursos humanos do grupo.
Ao final do dia, a estrutura enxuta da Segurança Grande Prata estava definida: quatro seguranças, seis funcionários de finanças, recepção e administração, e um especialista em armas.
Os quatro guarda-costas eram Duanmu, Li Ran, Cui Jian e Diudiu. Ye Lan foi generosa, alterando a divisão de lucros de 4:6 para 3:7, e tentou ligar para Cui Jian várias vezes, sem sucesso.
Na noite anterior, Ye Lan reuniu a equipe. O maior problema era o departamento jurídico. Todos sabiam que Cui Jian era um "deus da morte" e um "ímã para o azar". O azar vinha das frequentes emboscadas; a morte, da sua capacidade de abrir caminho na bala. Sem um departamento jurídico forte, os seguranças estariam desamparados.
Alguns funcionários sugeriram buscar apoio nos departamentos jurídicos dos três grandes grupos.
Naquela manhã, Ye Lan encontrou-se com Ye Wen. Ele foi formal, sugerindo que ela negociasse com o presidente. Ye Wen não odiava Ye Lan e torcia por ela, mas o presidente estava furioso, e a reunião com ele só seria possível daqui a dois meses.
Ye Lan, sem conhecer Li Di, o verdadeiro dono das sombras da empresa, tentou contato com ele, mas foi recusada, pois a Jumu já tinha parceria com a Segurança Seul.
Restava apenas o Grupo Lin. Sem intimidade com o presidente, Ye Lan recorreu ao velho Ye, que a orientou a procurar Mo Ling. Convencer Mo Ling era convencer o departamento jurídico do Grupo Lin.
Quando Cui Jian foi encontrar Ye Lan, ela estava de saída para a casa da família Li. Convenceu Cui Jian a acompanhá-la para que pudessem discutir negócios no carro e ganhar tempo.
Aqueles que conheciam as duas empresas sabiam que, embora a Grande Prata tivesse poucos seguranças, sua eficácia era superior. Em contraste, a Segurança Seul frequentemente sofria baixas. A fama de Cui Jian era o pilar dessa percepção. Ye Lan queria conquistá-lo, além de agradecer pessoalmente por ele ter salvo Ye Zheng e sua mãe. Li Ran a aconselhou: "Dinheiro é apenas um detalhe, não o prenda. Apenas agradeça sinceramente e respeite sua liberdade."
Li Ran acrescentou: "De qualquer forma, ele não irá para a Segurança Seul." Não por medo, mas porque ele guardou rancor por ter sido demitido no primeiro dia de trabalho lá.
Ye Lan perguntou: "Li Ran sugeriu dobrar as taxas dos projetos da nova empresa, o que você acha?" Ela pretendia romper totalmente com a Segurança Seul.
Cui Jian pensava: "Para onde estamos indo? Por que me arrastou para cá? Por que falar disso no carro?" Ele respondeu: "O que eu acho? Vou olhar pelo celular."
Ye Lan não esperava por essa resposta e riu tanto que uma gota de saliva voou no rosto de Cui Jian.
Ye Lan pensou, em pânico: "Ele não viu, né? Posso fingir que nada aconteceu?"
Cui Jian pensou: "Limpar agora seria indelicado demais?"
Ye Lan mudou de assunto: "Os salários não são altos, preciso encontrar um equilíbrio. Decidi seguir uma estratégia de elite: aumentar as taxas e os honorários para atrair talentos. A Segurança Seul é grande, mas seu nível é irregular. Nosso problema é o número reduzido de seguranças."
Cui Jian, quase dormindo, despertou e disse: "A patroa está coberta de razão."
Ye Lan percebeu: Cui Jian não era Li Ran. Ele não tinha visão administrativa. Cui Jian tirou um chocolate branco do bolso e ofereceu a ela: "Por favor, pare de falar."
Ye Lan pegou o chocolate, sem saber se ria ou chorava. Pela primeira vez, um subordinado lhe dava um doce. Apesar de seu corpo forte e maduro, ele tinha um coração infantil.
Ye Lan continuou: "A nova sede..."
Cui Jian entregou-lhe silenciosamente o segundo chocolate: "Fique com tudo."