Capítulo 146: Sombra Negra (Cinco Mil)

Detetive de Los Angeles Visitar propriedades 6189 palavras 2026-04-01 13:51:13

Luke aproveitou a deixa para perguntar: — Então, descreva os detalhes do caso para mim, quero ver se ele se enquadra nos elementos de homicídio culposo.

Theodore confirmou: — Declaração hipotética?

Luke sorriu: — Vejo que você aprendeu bastante coisa estudando com advogados.

Theodore disse: — Não despreze os negros, nunca.

Luke virou-se para o parceiro e murmurou: — Estou com tanta vontade de bater nele.

O parceiro deu de ombros; ele também não gostava de ver tantos negros agindo o tempo todo como se estivessem sendo perseguidos.

Quanto mais alguém se colocava na posição de grupo vulnerável, mais era desprezado pelos outros.

— Pode fazer a sua declaração hipotética.

Theodore respirou fundo e ficou em silêncio por alguns segundos antes de falar: — Naquele dia, 10 de maio, pouco depois das três da tarde, fui à Escola Secundária Malaboria. Fui procurar a Josie, queria dizer a ela que eu tinha uma namorada, uma gata muito melhor do que ela. Depois ouvi tiros e me escondi no prédio de música. Não imaginei que teria tanto azar, o atirador entrou correndo logo atrás de mim e começou a disparar para todo lado. Fiquei apavorado. Eu sabia que não podia ficar sentado esperando morrer, então comecei a revidar. Mas eu tinha acabado de pegar aquela arma, nunca havia treinado antes, o recuo é realmente muito forte e era impossível controlar a mira; acabei atingindo um estudante. Um garoto branco que jogava futebol americano, eu gosto de futebol americano, já o havia visto no campo, era um garoto branco muito rápido. Estraguei tudo, foi isso que aconteceu. Eu só estava ferindo um inocente em legítima defesa, nada mais. Se vocês puderem me dar um acordo de delação premiada por homicídio culposo, estou disposto a confessar a culpa.

— Bom. — Luke assentiu. Era bom que o suspeito quisesse confessar; desde que conseguissem formar uma cadeia probatória completa, ele não se importava em encerrar o caso.

Ele acabara de descobrir suspeitas envolvendo Holip, e Theodore confessava logo em seguida, o que deixava seu coração um tanto inquieto. Luke pretendia verificar tudo minuciosamente para evitar que o caso sofresse reviravoltas no futuro e acabasse o incriminando.

— Diga o horário exato em que você chegou à Escola Secundária Malaboria, quanto mais preciso, melhor.

Theodore pensou um pouco e balançou a cabeça: — Só lembro que era pouco depois das três, não consigo me lembrar de um horário mais exato.

— Nem o seu relógio Rolex roubado marca a hora certa?

Theodore fuzilou Luke com o olhar: — Eu nem entendo de relógios, satisfeito?

— De novo: qual é o horário exato?

— Eu não sei.

— Alguém viu você entrar no campus?

— Claro, eu não sou invisível, mas não sou aluno da Escola Secundária Malaboria, eles podem não me conhecer.

— Então quer dizer que não há testemunhas oculares?

— Se vocês querem testemunhas oculares, vão procurá-las, essa não deveria ser a responsabilidade da polícia?

Tris Rile esteve na Escola Secundária Malaboria?

— Não, isso não tem nada a ver com ela.

— Como não tem nada a ver com ela? Você não ia dizer à Josie que tinha uma nova namorada? Por que não levou Tris diretamente com você? O efeito não seria melhor?

Theodore pensou um pouco: — Eu nunca namorei a Josie, só me gabawei para a Tris e fiquei com medo de que a mentira fosse descoberta, então decidi ir sozinho.

— Você foi para lá com aquele revólver Colt Python?

— Isso mesmo.

— Descreva a sua rota depois de entrar no campus e a situação após os tiros.

— Não me lembro com clareza.

— Então esforce-se para lembrar.

— Eu já concordei em confessar, por que estão dificultando as coisas para mim?

— Ninguém está dificultando. A premissa para fechar um acordo de delação é que os fatos do caso estejam claros. Se o que você relata for confuso, a promotoria jamais aceitará um acordo por homicídio culposo. Entendeu?

Theodore apertou a testa e suspirou: — Lembro que, depois de entrar na escola, fui direto para o prédio de música. Eu sabia que a Josie estaria lá praticando dança e fui mais cedo para esperá-la. Mas não encontrei ela, e sim o atirador.

— Quem estava presente quando você atirou?

— A situação estava muito confusa naquele momento, não tenho certeza se havia mais alguém no local. Depois, acabei ferindo por engano aquele garoto branco, fiquei apavorado e fugiu.

— Você costuma assistir aos jogos de futebol americano na Escola Secundária Malaboria?

— Não costumo, de vez em quando.

— Você conhece o Holip?

Theodore pareceu um pouco inquieto, com o olhar arisco, olhando para os lados de vez em quando: — Parece que ele é o quarterback da Escola Secundária Malaboria. Eu me lembro dele, é muito bom.

— Qual é a relação de vocês?

— Não temos relação nenhuma, eu apenas sei quem ele é.

— Achei que a relação de vocês fosse bem próxima.

— Não sei o que lhe deu essa impressão, mas você está errado.

— Na última vez que fomos à sua casa, encontramos sobre a sua mesa uma foto sua vestindo uma camisa de futebol americano com o número 9. Provavelmente era a camisa do Holip. Ouvi dizer que ele só dá a camisa para pessoas próximas, como você conseguiu?

A testa de Theodore cobriu-se de finas gotas de suor: — Lembro que, em uma das vezes em que a Escola Secundária Malaboria venceu uma partida, o Holip ficou muito feliz, tirou a própria camisa e a jogou na arquibancada. Tive sorte e a apanhei. No futuro, quando ele virar uma estrela do futebol americano, talvez dê para vender por um bom preço.

— Onde está o revólver que você usou?

— Joguei no mar.

— Escolheu bem o lugar para se livrar da arma do crime, hein?

— Obrigado pelo elogio. Podemos fechar o acordo de delação premiada agora?

Luke também queria encerrar o caso, mas o problema atual era que não haviam encontrado a arma do crime, não havia testemunhas oculares e o processo do crime havia sido descrito de forma vaga; ainda havia muitas dúvidas pairando sobre este caso.

— Você disse que foi atacado pelo atirador na sala de música?

— Sim.

— Descreva a aparência do atirador.

Theodore ficou visivelmente surpreso: — Ele estava usando uma máscara, chapéu e luvas, não consegui ver a aparência exata dele, e eu estava muito nervoso na hora, já não me lembro.

— Que tipo de máscara?

— Máscara de palhaço.

— Descreva detalhadamente.

— Aquele tipo de máscara de palhaço que a gente vê sempre, eu estava nervoso demais e não reparei direito.

Luke girou a caneta entre os dedos. Sempre que se tratava de detalhes, Theodore não conseguia explicar claramente; ou ele estava escondendo algo, ou não havia vivenciado aquilo pessoalmente. Claro, também havia a possibilidade de, como ele mesmo dissera, ter ficado apavorado e não se lembrar.

— Por enquanto, vamos encerrar o depoimento por aqui.

— Chegamos a um consenso sobre a delação?

— Vou entregar a sua confissão à promotoria. Se eles acharem que está tudo em ordem, o acordo de delação premiada poderá ser firmado.

— Quanto tempo... quanto tempo de prisão eu vou pegar?

— Você deveria perguntar ao seu advogado, não a mim. — Dito isso, Luke deixou a sala de interrogatório.

Ao sair, o parceiro o seguiu de perto e perguntou: — Você realmente pretende entregar aquela confissão à promotoria?

— Não, vou entregá-la ao capitão.

— Você acha que esse garoto está mentindo?

Luke devolveu a pergunta: — Você deveria entender melhor a situação dele, o que acha?

O parceiro franziu ligeiramente a testa: — Acho que há muita coisa por trás disso.

— Que tipo de coisa?

O parceiro esfregou o queixo e disse com uma expressão séria: — Duas possibilidades: uma é que ele foi ameaçado, e a outra é que está assumindo a culpa no lugar de outra pessoa.

— Você não acha que ele é o assassino?

— Já vi gente demais como ele. Eles defendem a liberdade, desprezam a lei, vivem um dia de cada vez e não fazem planos a longo prazo. Se não estivessem acuados, jamais confessariam o crime por iniciativa própria. Ele foi ativo demais, tão ativo que até me deixou sem graça.

Embora as habilidades do parceiro para investigar casos fossem apenas medianas, ele entendia muito melhor a comunidade negra.

— Então você inclina-se para a ideia de que ele está assumindo a culpa por Holip, ou que foi ameaçado?

O parceiro exibiu uma expressão séria, o que era raro: — É difícil dizer, pode ser até uma combinação dos dois. Acho que deveríamos ir ver a Tris; com certeza aquela mulher sabe mais do que nós. Acredite em mim, um bandido negro como o Theodore não consegue esconder nada na cama.

— Como quiser. — Luke deu um tapinha no ombro do parceiro, e os dois passaram pela sala do capitão antes de pegarem o carro rumo à casa de Theodore.

Tanto Theodore quanto o irmão de Tris não a haviam incriminado, e ela já havia sido solta.

Quando os dois chegaram à casa de Theodore de carro, já começava a anoitecer. O veículo estacionou em frente à residência, e Luke desceu pelo lado do passageiro.

Pouco adiante, dois homens negros fumando encaravam Luke.

Luke também virou a cabeça para encará-los, com a mão direita apoiada na coronha da arma, até que o olhar deles se tornou incômodo e eles decidiram ir embora.

O parceiro sorriu: — Não fique tão tenso, comigo aqui esses marginais não ousam fazer nenhuma gracinha.

— Eu até preferiria que fizessem, assim eu poderia testar a minha pontaria.

O parceiro ficou um pouco surpreso: — Tão sanguinário assim.

— Não precisa ser educado com essa corja. — Luke já havia compreendido essa verdade em sua vida anterior, só que naquela época ele não sacava a arma com tanta facilidade quanto agora.

O parceiro riu: — Cara, desde que você acertou aquele suspeito na oficina mecânica, tem ficado cada vez mais confiante na sua mira. Quero dizer que isso pode ser uma ilusão. Antigamente, a sua pontaria era pior do que a minha; da última vez provavelmente foi só coincidência. Se tivermos tempo, podemos marcar uma partida de aquecimento, daquelas valendo dinheiro.

Luke curvou os lábios: — Você vai perder até as cuecas.

O parceiro achou que Luke estava blefando e desprezou o comentário: — Obrigado por ser tão bondoso a ponto de me deixar uma cueca.

Luke parou de andar: — Chega de besteiras, bata na porta.

— Toc, toc...

— Quem está aí? A patroa aqui está muito irritada e com os nervos à flor da pele. Se não quiserem apanhar, metam o pé logo! — veio a voz xingando de Tris de dentro da casa.

— Creck... — A porta se abriu.

Tris arregalou os olhos, parecendo prestes a cuspir fogo: — Vocês dois idiotas de novo? O que afinal vocês querem? Vão me prender junto também?

O parceiro disse: — Tris, não fique tão nervosa assim, viemos para conversar.

— Não temos nada para conversar. Podem ir embora, eu nunca, nunca, nunca mais quero ver vocês.

— E o Theodore? Você não quer vê-lo?

— Foram vocês que o tiraram de perto de mim, ainda têm coragem de falar nisso? — Tris disse com a voz embargada. — Meu Deus, vocês são demônios. Prenderam o meu irmão, prenderam o meu namorado e agora vêm aqui caçoar de mim. Vocês destruíram a minha vida inteira, daqui a pouco vou ficar sem teto de novo, nem sei o que fazer daqui para frente. Estão satisfeitos?

Luke disse com seriedade: — Tris, não seja hostil conosco. Viemos para ajudar você e também para ajudar o Theodore. Acredito que você saiba de alguma coisa; se quiser que o Theodore saia logo daqui, vamos conversar direito.

Tris ficou em silêncio por um longo tempo e abriu espaço para eles passarem.

Luke e o parceiro entraram na casa e deram uma olhada em volta por hábito. Os dois sentaram-se no sofá.

Tris cruzou os braços na altura do peito: — Digam o que vieram fazer aqui diretamente. Se forem falar mais bobagens, não garanto que não vou expulsá-los à força.

Luke foi direto ao ponto: — Entre as três e vinte e as quatro da tarde do dia 10 de maio, você estava com o Theodore?

Tris respondeu friamente: — Não quero falar sobre isso.

— Isso é muito importante para o Theodore, vai decidir se ele vai ou não para a prisão.

— Então por que vocês não vão perguntar a ele? Ele mesmo deve saber melhor.

— Claro que ele sabe, já lhe fizemos perguntas, e viemos procurar você justamente para verificar o depoimento dele.

Tris suspirou: — Eu já disse isso da última vez.

— Você disse, mas o horário em que registramos vocês em um posto de gasolina foi às duas e quarenta da tarde. O Theodore tinha tempo de sobra para voltar correndo à escola e cometer o crime. Então, depois de sair do posto, para onde vocês foram?

Tris abaixou a cabeça, apertando a testa com força, exibindo uma expressão de conflito.

Luke a encorajou: — Só dizendo a verdade você poderá salvar o Theodore.

Tris ergueu a cabeça, respirou fundo, como se tivesse tomado uma decisão: — Nós voltamos pela Rodovia 1... — As palavras de Tris cortaram-se de repente. Ela olhou na direção da janela, com uma expressão de pavor.

Luke virou-se para olhar e viu um vulto escuro passar rapidamente pela janela.

Ele sacou a pistola e correu direto para fora da casa.

Luke chegou à porta, mas o vulto já fugia para longe.

O parceiro também saiu correndo atrás, gritando: — Polícia de Los Angeles, pare imediatamente!

Isso não adiantou muita coisa; o vulto correu ainda mais rápido.

— Cuidado, esse cara pode estar armado. — Luke avisou e saiu em perseguição.

— Merda! Esse grupo de negros irritantes! — praguejou o parceiro, que também foi atrás.

Ambos iniciaram mais uma corrida de perseguição.

O céu ia escurecendo cada vez mais, o que dificultava um pouco a captura.

Ainda bem que Luke e o parceiro já haviam estado ali duas vezes e tinham até a experiência de uma captura anterior, então conheciam bem o ambiente ao redor e não deixaram o suspeito escapar.

De repente, o vulto sacou uma arma do casaco e disparou para trás, sem sequer olhar.

— Bang! Bang!

Embora a mira estivesse fraca, Luke e o parceiro não ousaram descuidar. Luke também revidou com tiros.

— Bang!

Um único tiro acertou em cheio o braço direito do suspeito.

— Ah! — O indivíduo emitiu um grito de dor e, por estar correndo rápido demais, desabou no chão, dando alguns trambucos. O sangue em seu braço jorrou por todo o lado, e a arma caiu ao lado.

O parceiro ficou chocado, olhando incrédulo para Luke.

Com a luz fraca da noite, a precisão do tiro já ficava comprometida, e para piorar o alvo estava correndo rápido à frente; se fosse ele, muito provavelmente teria errado. Luke acertou o alvo com apenas um tiro, e ainda bem no braço. Incrível demais.

Será que foi coincidência? Sorte pura? Ou a pontaria dele realmente havia melhorado?

O parceiro não conseguia entender. Ele lembrava que a mira de Luke antes era pior do que a dele, então como de repente ele tinha ficado tão bom?

Luke guardou a pistola e ordenou ao parceiro ao lado: — Algeme-o.

— Eu levei um tiro, levei um tiro, preciso ir para o hospital, vocês não podem me algemar.

— Nós podemos. — O parceiro tirou as algemas e, em vez de algemar as duas mãos do suspeito, prendeu apenas a mão esquerda dele em uma grade de ferro.

Luke colocou a arma do homem dentro de um saco hermético.

O parceiro pareceu lembrar-se de algo e perguntou a Luke: — Você acertou ele logo no primeiro tiro?

— Começou a me venerar?

— Hã, como posso dizer? Talvez... um pouquinho. — O parceiro mediu com o polegar e o indicador.

Luke sorriu: — Não fique com vergonha, tem muita gente que me venera, tenha mais confiança.

— Por que a sua mira ficou tão boa de repente? — O parceiro sentia uma mistura de inveja e curiosidade. Sendo policial em Los Angeles, saber atirar era o primeiro meio de salvar a própria vida.

— Tenho treinado tiro com o Raymond ultimamente, ele é um bom instrutor e me ajudou muito. — Na verdade, Luke também havia usado um cartão de precisão; caso contrário, teria sido extremamente difícil acertar um homem correndo na escuridão da noite.

— Ok, hoje à noite você vai me pagar uma bebida e eu posso absorver um pouco da sua experiência de tiro, mas agora temos que ter uma boa conversa com esse sujeito. — Dito isso, Luke agachou-se para examinar o ferimento do suspeito negro, de onde o sangue continuava a vazar pelo braço.

— Ai! — o suspeito soltou um gemido de angústia.

O parceiro tirou a jaqueta do homem e usou a manga para amarrar o local do ferimento a bala, ajudando a estancar o sangue.

Luke sentou-se ao lado e acendeu um cigarro: — Por que atirou na polícia?

— Eu não atirei na polícia, só disparei para o alto, queria assustar vocês para irem embora.

— O que você estava fazendo na casa do Theodore agorinha? Pretendia entrar pela janela para roubar?

— Não, você está me difamando, eu só queria dar uma olhada pela janela.

— Olhar o quê?

— Ouvi dizer que o homem desta casa foi preso e fiquei com pena da mulher daqui, então quis vir consolá-la.

Ouvindo essa explicação, Luke sorriu: — Você é mesmo muito bondoso. Por que fugiu então?

— Porque vocês correram atrás de mim.

— Está fazendo stand-up comedy comigo?

— Não, vocês entenderam mal, eu não sou bandido, só estava dando uma olhada perto da janela, não fiz nada nem quis machucar ninguém. Juro.

— Qual é a sua relação com o Theodore?

— Nenhuma, eu nem sei quem é Theodore. Só ouvi dizer que o homem desta casa tinha sido preso e quis consolar a família dele.

— Soube por quem?

O suspeito negro respondeu: — Não me lembro, deve ter sido alguém por aqui mesmo, tenho bastante amigos.

Luke não acreditou em nenhuma daquelas bobagens e preparava-se para testá-lo mais quando o parceiro inclinou a cabeça, fazendo-lhe um sinal. Os dois se afastaram um pouco para conversar.

— Alguma descoberta?

O parceiro ergueu o queixo e disse em voz baixa: — Viu a tatuagem no braço daquele cara?

— Uma caveira preta?

O parceiro disse com convicção: — É a marca da Gangue da Caveira, esse garoto provavelmente é membro de facção.

Luke lembrou-se: — Gangue da Caveira, o nome me soa familiar.

O parceiro lembrou: — A Gangue da Caveira é a maior gangue da redondeza, e aquela área da Escola Secundária Malaboria também está sob o controle deles.

Luke ponderou brevemente: — Você acha que a Gangue da Caveira tem a ver com o tiroteio?

— Eu não sei, mas gente deles já está envolvida no caso, por que não investigar? Pela minha experiência, eles talvez tenham algumas pistas que a polícia desconhece. Esse sujeito é de gangue, com certeza não ousa falar à toa, vai ser difícil arrancar confissão dele. E mesmo que a gente consiga, talvez ele nem saiba tanta coisa assim.

Luke assentiu. Dentro da Divisão de Homicídios e Roubos, o parceiro era quem melhor entendia de gangues.

— Você consegue entrar em contato com o chefão da Gangue da Caveira?

— Posso tentar. — O tom do parceiro era incerto. — Mas é melhor irmos amanhã, encontrar com eles de noite não é uma boa ideia.