Capítulo 147 — Departamento de Polícia de Los Angeles (19/21, atualização extra)
Na manhã seguinte, Susan convocou uma reunião na sala de conferências para fazer um balanço do caso.
Luke relatou com toda a sinceridade o que havia descoberto na noite anterior.
— Luke, você fez um ótimo trabalho. Se precisar descansar, posso lhe dar alguns dias de folga — disse Susan, preocupada.
— Estou bem. Não preciso de folga alguma.
A investigação havia chegado a um momento decisivo, e Luke não queria abandoná-la no meio do caminho.
— Se precisar de acompanhamento psicológico, posso solicitar para você.
— Não. Não preciso mesmo.
Susan não insistiu e prosseguiu com a reunião, discutindo os detalhes do caso.
— O sujeito que encontramos ontem à noite pertence à Gangue dos Crânios. Marcus suspeita que o tiroteio possa ter ligação com a gangue. Depois, voltamos à casa de Theodore, mas Tris se recusou a abrir a porta novamente. É possível que esteja sendo vigiada e ameaçada pela gangue.
David alertou:
— Ouvi dizer que o FBI também está de olho na Gangue dos Crânios.
O subchefe ficou pensativo por alguns instantes.
— Se a Gangue dos Crânios for realmente a mente por trás do tiroteio, qual seria o objetivo deles? Não me venham dizer que foi por causa da violência no campus. Para matar um jogador de futebol americano, não havia necessidade de fazer tanto alarde.
Ele refletiu por um momento e continuou:
— Há ainda outra possibilidade: a agente do FBI, Fanny. Oficialmente, ela veio investigar a violência no campus, mas será que não tinha outra missão? Ou talvez tenha descoberto algum problema durante a investigação e, por isso, alguém a matou para silenciá-la. Pela minha experiência, o FBI certamente está escondendo alguma coisa.
Susan voltou-se para Marcus:
— Marcus, você tem certeza quanto a essa história da Gangue dos Crânios?
Blackie respondeu:
— Não posso dizer que tenho certeza, mas posso conversar com o chefe da gangue. Talvez descubramos alguma coisa.
— Precisa de reforços?
— Não. Não é necessário. Eu e Luke damos conta. Muita gente poderia provocar desconfiança e gerar um mal-entendido desnecessário.
Susan olhou para Luke.
— O que você acha?
— Por mim, tudo bem.
— Ótimo. Tomem cuidado e tragam boas notícias.
***
Dentro de um Ford Explorer, Blackie voltou a falar bobagens.
— Cara, não precisa se preocupar. Eu vou protegê-lo. Lido com gangues o tempo todo. Eles são todos tigres de papel. Basta observar meus sinais e agir de acordo.
Luke retrucou:
— Você já encontrou o chefe da Gangue dos Crânios?
— Não, mas conheço muito bem os chefes de outras gangues. Somos como irmãos. Eles me respeitam, entende? Além disso, depois do primeiro encontro, os próximos ficam mais fáceis. Tenho certeza de que, depois de algumas conversas, o chefe da Gangue dos Crânios também vai se tornar meu grande amigo.
— Você tem planos — disse Luke, assentindo.
Ele não tinha muito contato com gangues; aquela era a primeira vez que lidava formalmente com alguém da cúpula de uma delas.
Blackie estacionou perto de um edifício residencial de cinco andares.
Os dois verificaram as armas e desceram para observar a área.
Na entrada do prédio havia um grande barril de óleo. Alguns homens negros estavam reunidos ao redor, bebendo cerveja e conversando. Sobre o barril, assavam-se espetos de carne e asas de frango.
Luke e Blackie logo chamaram a atenção dos homens.
Um deles, usando um lenço na cabeça, gritou:
— Ei! Quem são vocês? O que vieram fazer aqui?
Blackie mostrou o distintivo.
— Sou o detetive Marcus. Este é o inspetor Luke. Temos um encontro marcado com o chefe Pike.
— Eu sei disso. Posso levá-los para dentro.
O homem examinou Luke e Blackie.
— Vocês estão armados?
Luke mostrou a pistola Glock presa à cintura.
— Algum problema?
— Para entrar no prédio, terão de entregar as armas.
— Pode esquecer. Ninguém toca na minha arma.
O homem do lenço respondeu com um forte sotaque de rua:
— Essas são as regras. Se não forem revistados, ninguém entra.
Luke enfiou um dedo no ouvido, como se limpasse a cera.
— Se chegar a menos de um metro de mim, vou estourar sua cabeça.
Os dois se encararam por alguns instantes. No fim, o homem do lenço recuou e conduziu Luke e Blackie para dentro do prédio.
Blackie pareceu surpreso e murmurou:
— Uau, você foi durão agora.
Luke sorriu.
— Eu só estava testando a atitude deles. Se a situação degringolasse na porta, ainda teríamos tempo de fugir.
Naquele momento, Luke finalmente entendeu por que os americanos não queriam abrir mão das armas. Com uma arma na mão, não havia motivo para entrar em pânico. Ele não teria medo nem de encontrar o chefe de uma gangue, nem mesmo o presidente.
Dentro do prédio, Luke observava atentamente tudo ao redor. Se houvesse um confronto, pelo menos estaria preparado.
Subiram de elevador até o quinto andar. Do lado de fora havia um homem negro fazendo guarda. Outro vigiava a escadaria, apoiado ao lado de uma tábua de madeira muito comprida. No fim do corredor, diante da porta do último apartamento, outro homem permanecia de sentinela.
Depois de passar por todos aqueles pontos de vigilância, Luke e Blackie finalmente encontraram o chefe da gangue: Pike.
Era um homem negro de mais de quarenta anos, careca, com uma corrente de ouro no pescoço. Estava sentado no sofá, fumando um charuto, enquanto uma mulher negra massageava seus ombros atrás dele.
No sofá menor ao lado, um homem negro de porte avantajado limpava uma pistola com um pano.
Pike se levantou e apontou para Marcus.
— Ei, você deve ser Marcus. Já ouvi falar de você. Parece estar se saindo bem na polícia. O que o traz aqui?
Blackie apontou para Luke.
— Este é o inspetor Luke. Na verdade, foi ele quem quis encontrá-lo.
Pike tragou o charuto e examinou Luke de cima a baixo.
— Não gosto de você.
— Por quê?
Pike soltou um anel de fumaça.
— Você é branco demais.
Na verdade, Luke gostava de tomar sol e tinha a pele bronzeada. Não era exatamente branco, mas, comparado aos homens negros ao redor, certamente parecia um “branco”.
— Eu, por outro lado, gostei de você.
Pike sorriu.
— Por quê?
— Sua cabeça careca daria um ótimo alvo.
Pike soltou uma risada e passou a mão pela própria cabeça.
O homem negro e corpulento que estava sentado no sofá se levantou e encarou Luke com expressão sombria, como se esperasse apenas uma ordem do chefe para acabar com ele.
Luke não se intimidou:
— Guarde essa pistola. Se voltar a limpar essa porcaria, não posso garantir que, num impulso, eu não atire em você. Não teste a minha paciência. Entendeu?
Pike pareceu descontente.
— Inspetor Luke, você veio até aqui apenas para se exibir e mostrar a autoridade da Polícia de Los Angeles? Se for isso, pode ir embora.
— Quem está se exibindo são você, o sujeito de lenço na porta e esse grandalhão que não para de limpar a arma. Todos eles estão me irritando.
— Eles sempre agem assim. Já me acostumei. Você é o primeiro a reclamar. Não estou fazendo isso contra você; é apenas o jeito ao qual eles estão acostumados. O fato de eu ter deixado vocês entrarem já demonstra minha boa-fé.
Pike fez um gesto, e o homem corpulento guardou a arma.
Luke mostrou-se satisfeito.
— Tudo bem. Também não sou rancoroso. Consideremos o assunto encerrado. Agora vamos falar de negócios.
— Sentem-se — disse Pike, apontando para o sofá à frente. — Querem beber alguma coisa? Aqui tenho de tudo.
Luke fez um gesto de recusa.
— Não, obrigado.
Blackie respondeu:
— Cerveja.
Luke ficou em silêncio.
Pike sorriu e disse à mulher ao lado:
— Traga uma cerveja para o detetive Marcus.
Pouco depois, a mulher balançou os quadris e entregou uma garrafa a Blackie.
— Obrigado.
Blackie abriu a garrafa, tomou um longo gole e sorriu para Pike.
— Boa escolha. Também gosto dessa marca.
Pike ergueu a própria garrafa em um brinde e então perguntou a Luke:
— Inspetor Luke, sobre o que quer falar comigo?
Luke devolveu a pergunta:
— Sobre o que você espera que eu fale?
— Foi você quem quis me encontrar.
— Você também quer obter informações de mim, não quer? Caso contrário, não teria aceitado nos receber.
Pike torceu os lábios.
— Você feriu um dos meus homens.
— Pensei que fosse fingir que não sabia disso.
— Quero saber o motivo.
— Ele atirou primeiro. Se fosse você, o que teria feito? Esse motivo é suficiente?
Pike assentiu.
— Pode dizer por que veio.
— Vim salvá-lo.
Pike riu.
— Está brincando? Quem você acha que poderia me ferir?
Ele apontou para o grandalhão negro e para os homens do lado de fora.
— Eu precisaria de um policial para me salvar?
Luke assumiu uma expressão séria.
— Você matou uma agente do FBI. Eles não vão deixá-lo escapar.
— Não me acuse injustamente. Não sou idiota. Jamais mataria alguém do FBI.
— A realidade é essa, e o FBI já está investigando você. A melhor forma de se proteger agora é cooperar com a polícia. Neste momento, apenas a Polícia de Los Angeles pode protegê-lo. Se cair nas mãos do FBI, nada do que existe neste apartamento continuará pertencendo a você.
Luke não estava realmente entregando informações confidenciais do FBI; apenas tentava intimidar Pike.
Se Pike tivesse de fato matado Fanny, então já teria se precavido contra uma retaliação do FBI. Luke dizer aquilo ou não não faria diferença.
Se Pike não tivesse matado Fanny, também não haveria problema em revelar a informação, pois isso não teria consequências.
Pike fechou a expressão.
— Não sou homem de me assustar com ameaças.
— Então você já está preparado para enfrentar o FBI?
— Vou repetir: nunca matei ninguém do FBI e não tenho qualquer inimizade com eles. Por que haveria de enfrentá-los?
— Mas o fato é que um agente do FBI morreu em seu território, e eles acreditam que você foi o responsável. Se quer limpar seu nome, terá de ajudar a polícia na investigação.
Pike insistiu:
— Investigar o quê?
— O tiroteio na Escola Secundária Malaboia.
— O que isso tem a ver com um agente do FBI?
— Havia um agente infiltrado no campus. Ele também foi morto, e o FBI já começou a suspeitar de você.
— O tiroteio na Escola Secundária Malaboia não tem nada a ver comigo. Mesmo que um agente tenha morrido, isso continua não tendo nada a ver comigo.
Luke sorriu.
— Não importa se foi você. O que importa é que eles acreditam que foi.
Pike ficou em silêncio por alguns instantes.
— O que preciso fazer para limpar meu nome?
— Conte à polícia todas as pistas que conhece sobre o tiroteio na Escola Secundária Malaboia. Quando eu encontrar o verdadeiro culpado, eles não terão mais motivo para persegui-lo. Pense nisso.
Pike recostou-se no sofá e fumou o charuto de olhos fechados. Depois de algum tempo, disse calmamente:
— Não vou cooperar com a polícia. Nunca.
— Então não há mais nada para conversarmos.
Luke terminou de falar e se preparou para sair.
— Uau, já vão embora? Parecia que estavam se dando tão bem. Pensei que ficariam mais tempo.
Blackie também se levantou, sem se esquecer de levar consigo o restante da garrafa de cerveja.
Pike levantou-se também.
— Marcus, seu amigo tem um temperamento difícil. Mas ainda gosto de você. Vamos manter contato.
— Sem problema. Este prédio é ótimo, muito adequado para festas.
— Você tem razão. Foi exatamente por isso que o escolhi.
Pike tirou um cartão de visita e o entregou a Marcus.
Blackie também tirou o próprio cartão e fez a troca.
Em seguida, Luke e Blackie deixaram o prédio.
Blackie disse, todo orgulhoso:
— Viu? Todo mundo gosta de mim.
Luke balançou a cabeça.
— Ele não gosta de você. Gosta da pele que você veste.
— Você também é policial. Por que ele não quis conversar com você?
Luke recordou a conversa que tiveram.
— Primeiro, ele não confia em mim. Também não acredita inteiramente no que eu disse sobre o FBI, e ainda não decidiu se quer cooperar com a polícia.
— Segundo, ele não pode discutir uma cooperação diante dos próprios homens. Se quiser colaborar, entrará em contato com você em particular.
— Terceiro, se ele for realmente o mandante do tiroteio no campus, não terá motivo para cooperar com a polícia.
Nosso objetivo principal hoje era apenas testar a atitude dele. Agora vamos esperar para ver o que fará em seguida.
Blackie refletiu por um instante antes de assimilar tudo.
— Você acha que Pike é o mandante do tiroteio?
— A chave está na agente do FBI, Fanny. Se Pike realmente recorreu a um método tão extremo para matar alguém, é porque precisava eliminar aquela pessoa. Matar um estudante teria sido fácil demais para ele.
— Se pretendia se vingar dentro da escola, o motivo certamente era aproveitar o caos para matar a agente Fanny.
— Além disso, pelo que descobrimos do homem que capturamos ontem à noite, mesmo que Pike não seja o mandante do tiroteio, ele deve ter alguma ligação com o caso e possuir pistas que desconhecemos.
Blackie assentiu.
— Você tem razão. Foi exatamente o que pensei.
Os dois deixaram o local de carro. Então perceberam vários veículos vindo na direção oposta. Luke reconheceu imediatamente a placa de um deles: era o carro de Anthony, agente do FBI.
— Faça o retorno mais adiante.
— O que aconteceu?
— Aqueles carros eram do FBI.
Blackie pareceu surpreso.
— O que eles pretendem fazer? Será que vão mesmo matar Pike?
Luke ponderou:
— Matá-lo, provavelmente não. Mas um agente do FBI morreu, e pessoas ligadas a uma gangue estão envolvidas. É claro que eles vão agir.
As gangues americanas raramente enfrentavam diretamente a polícia ou o FBI, e quase nunca ousavam matar policiais. Quando faziam isso, atraíam retaliações, e o preço a pagar era terrível.
Como Luke havia acabado de dizer, não importava se Pike era o responsável. O FBI ainda não havia capturado o assassino e precisava de alguém para descarregar sua fúria.
Pike estava envolvido e, confiando em sua posição de chefe, recusava-se a colaborar com a investigação. Se o FBI não fosse atrás dele, iria atrás de quem?
Blackie fez o retorno e voltou ao prédio onde Pike morava.
Vários Chevrolet estacionaram nas proximidades. Anthony e os demais agentes desceram usando coletes à prova de balas com a sigla do FBI. Alguns membros da gangue entraram em pânico e correram de volta para o prédio, fechando a porta com força.
— Ei, Anthony! O que vocês estão fazendo? — Luke aproximou-se para cumprimentá-lo.
— Fazendo aquilo que você quer fazer, mas não tem coragem — respondeu Anthony, enquanto verificava o rifle. — Como foi a conversa?
— Não muito bem. O chefe gosta de fazer pose.
— Ouvi dizer que exigiram uma revista na entrada. Deixaram revistá-lo?
Luke bufou.
— Ninguém tira minha arma. Nem mesmo o presidente.
— Não diga que não lhe dei uma chance. Você é que não soube aproveitá-la. Agora é a nossa vez.
Anthony pegou um megafone das mãos de um subordinado.
— Pessoas dentro do prédio, escutem! Vocês estão cercados pelo FBI. Terão um minuto para sair imediatamente. Não levem armas, não façam movimentos provocativos, mantenham as mãos sobre a cabeça e fiquem em silêncio junto à parede. Caso contrário, não nos responsabilizaremos pelo que acontecer.
Anthony repetiu o aviso, mas o prédio continuou em silêncio absoluto.
Ele largou o megafone de lado e ordenou aos subordinados:
— Preparem a operação do plano B.
Luke perguntou:
— Precisa de ajuda?
— Claro. Ajude a manter a ordem ao redor do prédio, por favor.
Depois disso, Anthony reuniu mais de uma dezena de agentes para os preparativos finais.
O celular de Blackie tocou.
Ele olhou para a tela e correu até Luke.
— É o número de Pike.
— Desligue.
— Por quê? Talvez ele queira cooperar conosco.
— Não sei se ele pretende cooperar, mas certamente quer que o FBI interrompa a operação. Você tem como impedir Anthony? Mesmo que queira cooperar, Pike precisa primeiro sobreviver a essa situação.
Luke pareceu se lembrar de algo e olhou para os andares superiores do prédio.
— Venha comigo.
Blackie não entendeu.
— Para onde?
***
No térreo, o FBI concluía os últimos preparativos. Então, sob uma ordem de Anthony, iniciou o assalto.
— Bum, bum, bum!
Sob o impacto do aríete, a porta principal do prédio logo foi arrombada.
Os agentes do FBI lançaram algumas granadas atordoantes para dentro.
— Bum, bum, bum!
Depois das explosões, agentes do FBI fortemente armados invadiram o prédio.
— FBI!
— Ninguém se mexa!
O FBI possuía equipamentos completos e agentes bem treinados. Avançaram como uma avalanche e quase não encontraram resistência digna de nota, apenas alguns disparos isolados.
Os agentes subiram do térreo para os andares superiores. Havia homens vigiando as entradas dianteira e traseira, enquanto policiais patrulhavam o entorno do prédio. Era quase impossível alguém escapar.
Naquele momento, a porta corta-fogo na lateral do terraço se abriu. De dentro do prédio, alguém empurrou uma longa tábua reforçada e a apoiou sobre o edifício residencial do outro lado.
A tábua era especial, revestida com uma camada de plástico rígido, extremamente resistente, e possuía ranhuras fixadoras na parte inferior.
Pike, o careca, já havia perdido toda a imponência de chefe. Rastejava pela tábua em direção ao prédio vizinho, praguejando:
— Malditos agentes do FBI! Eu vou...
Pike estava furioso, mas não tinha como resistir ao ataque do FBI.
As chances de vencer um tiroteio eram mínimas, enquanto a probabilidade de mortos e feridos era enorme.
E mesmo que vencesse, o que conseguiria? Só provocaria uma retaliação ainda mais violenta do FBI.
Além disso, supondo que tivesse coragem de lutar, seus homens estariam dispostos a acompanhá-lo?
Felizmente, Pike era inteligente o bastante para deixar uma rota de fuga. Bastava alcançar o prédio vizinho para ainda ter uma chance de escapar.
Ele logo chegou ao edifício ao lado. No instante em que saltou para o terraço, soltou um suspiro de alívio.
— Finalmente consegui sair! Seus idiotas do FBI, vão todos para o inferno!
Pike olhou mais uma vez para o prédio que antes lhe pertencia, sentindo uma mistura complexa de emoções.
Sem esperar pelos homens que ainda escalavam a tábua, correu em direção à saída do edifício. Quanto mais cedo deixasse aquele lugar, melhor.
No entanto, assim que abriu a porta do terraço, deparou-se com dois rostos conhecidos e ficou completamente atônito.
— Polícia de Los Angeles!
Diante dos canos apontados para ele, Pike ergueu depressa as mãos.
— Oficial Luke, eu pensei melhor. Estou disposto a cooperar com a polícia.
— Uma decisão sensata. Mas, antes disso, coloque as mãos sobre a cabeça e fique de frente para a parede.
Luke virou-se para Blackie e ordenou:
— Revise-o.