Capítulo 141: O Campus na Ilha

Diário da Busca pelo Dragão Veterinário 1488 palavras 2026-03-25 12:34:23

O passado de Mofe partiu-me o coração.

As palavras que ela pronunciou com tanta serenidade fizeram até mesmo a mim, um praticante das artes místicas, gelar a espinha.

Disse-lhe com um certo pesar: «Desculpa, eu não devia ter trazido este assunto à baila.»

Mofe sorriu e balançou levemente a cabeça. «Quando decidi voltar a acompanhar-te pelo mundo fora, já tinha tomado a firme resolução de fazer as pazes com o medo e os remorsos do passado.»

«Mais tarde, fui parar a um orfanato, esqueci os ensinamentos da linhagem Mo que outrora estudara, dediquei-me à pedagogia e, juntamente com a minha irmã, fui acolhida pelos meus atuais pais.»

«No entanto, fomos afortunadas, pois calhou-nos um par de pais adotivos excecionalmente bondosos.»

Não compreendia. «Mas que relação tem isso com o facto de me acompanhares?»

Os belos olhos de Mofe, outrora perdidos numa névoa de incerteza, adquiriram gradualmente uma seriedade solene. «Quero aproximar-me das artes místicas através de ti, trilhar o caminho da espada e seguir as pisadas dos meus pais!»

Ouvindo isto, vi-me submetido a um dilema.

«O teu talento natural é inegável, mas não percebo nada dos preceitos dos espadachins, pelo que não te poderei ajudar.»

«Estando contigo, poderei contactar com mais cultivadores místicos e terei maiores oportunidades de encontrar membros da família Mo.»

«Começarei por praticar com as bases de esgrima deixadas pelos meus pais e, assim que houver oportunidade, procurarei uma técnica mais adequada.»

Chegada a este ponto, Mofe suspirou. «Às vezes, é fácil passar do luxo à sobriedade, mas é penoso regressar da sobriedade ao luxo.»

«Depois de ter experimentado a oportunidade de transcender a condição mortal, já não me consigo conformar com uma vida vulgar de trabalho, rotinas e criação de filhos; o meu espírito simplesmente não descansa!»

«Quero caminhar livremente pelo mundo como os meus pais faziam, guiada pela minha própria consciência para fazer o que é correto, sem arrependimentos, mesmo que para isso tenha de morrer!»

O olhar de Mofe ostentava uma firmeza singular, que acabou por serenar o meu espírito.

Uma vez que partilhávamos as mesmas aspirações, certamente conseguiríamos ir mais longe.

Garanti-lo sem hesitação: «Assim que surgir a oportunidade, hei de ajudar-te a encontrar um manual de espada adequado.»

«Encontrá-lo-ei por minha conta.» Mofe voltou a calcar o acelerador, dizendo com um tom descontraído: «Ainda assim... saber que contas com isso traz-me uma grande paz de espírito.»

Eram por volta das cinco horas da tarde quando regressámos de automóvel à zona urbana.

Por melhor que fosse o veículo, conduzi-lo por estradas de montanha implicava sempre uma dose de solavancos.

Quando voltei ao quarto e me sentei na cama, sentia o corpo tão dorido que parecia desmembrar-se; mesmo imóvel, parecia que tudo em mim continuava a vibrar.

Em contraste, Mofe transbordava de entusiasmo. «Qianlong, conduzir um carro de luxo é completamente diferente! Basta carregar no acelerador para sentir o banco a empurrar-me para a frente!»

«Ainda bem que gostas.»

Ainda sob o efeito da euforia, Mofe sugeriu com expectativa: «Que tal irmos dar uma volta de carro logo a seguir? Conheço uma praia aqui perto que é fabulosa.»

Com os olhos semicerrados contra a cabeceira da cama, contava com a presença afetuosa de Fushang, que me massajava os ombros com extremo carinho.

«Minha querida, se queres tanto ir, vai sozinha; eu preciso de descansar.»

«Amanhã de manhã, teremos de seguir o carro da pequena Wenwen até à Escola de Correção de Comportamento Maria para investigar a questão da lâmpada de bronze que prolonga a vida.»

Privada de alguém com quem partilhar a alegria, Mofe assumiu uma expressão desolada. «Nenhum de vocês vai vir?»

«Claro que não. O tempo que a minha mulher passa comigo já é escasso, quanto mais para te fazer companhia.»

«Está bem, vemo-nos amanhã.»

Tanto o ato de conduzir como o de ser passageiro eram extenuantes.

Assim que Mofe saiu, fechei a porta, lavei-me e, aconchegado a Fushang, adormeci profundamente tomado pela exaustão...

Por volta das oito horas da manhã seguinte, o automóvel da pequena Wenwenveio pontualmente parar cá em baixo, aguardando-nos em silêncio.

Mofe conduzia atrás do seu cortejo automóvel, rumo à Escola de Correção de Comportamento Maria.

Contra todas as minhas expectativas, este estabelecimento de ensino estava construído numa pequena ilha situada bem longe da costa de Xangai.

Após sairmos do carro, ainda tivemos de apanhar um ferry.

Depois de uma hora a navegar pelo mar agitado, desembarcámos e prosseguimos de automóvel por uma estrada costeira que serpenteava a ilha.

Não resisti a comentar: «Transformar uma ilha inteira numa escola... É preciso ser-se imensamente rico para levar a cabo uma tal empreitada.»

«Pensas ao contrário. Julgo que foi precisamente para poupar dinheiro que construíram a escola numa ilha.»

Mofe abriu a janela, deixando que a brisa marinha soprasse com placidez enquanto dizia: «Existem imensas ilhas desertas como esta nas imediações de Xangai.»

«Ficam demasiado longe da costa e a sua superfície é exígua, pelo que não se prestam ao desenvolvimento turístico, restando apenas a opção de as vender a magnatas para construírem vilas privadas.»

«Adquirir uma ilha destas sai muito mais barato do que comprar um lote de terreno em terra firme, a uma proporção de várias vezes inferior.»