Capítulo 136: A besta sob a máscara da civilização
Oito anos atrás, em 1660, na cidade de Kaimon.
Num dia escaldante de verão, Fenasse dirigiu seu carro até o Distrito Inferior, aquele antro de imundície onde jurara jamais pisar novamente.
Naquela época, o velho prefeito Punk, exausto e debilitado após um acidente em uma exploração no Vazio, preparava-se para renunciar. Fenasse aproveitou a oportunidade para articular-se com vereadores e subornar funcionários públicos, decidido a conquistar o cargo. Foi também nesse período que fundou sua Galeria na Floresta, garantindo uma influência decisiva sobre a elite de Kaimon.
No momento crucial de sua campanha, porém, ele abandonou todos os deveres e cancelou reuniões. Sozinho, em um carro comum, parou na beira de uma estrada tão degradada que parecia brotar dejetos do próprio solo. Com o ar-condicionado no máximo e o cachimbo em mãos, ele observava um ateliê na esquina.
Era um ateliê de ogros, como tantos outros.
Aquela rua inteira era composta por ateliês de ogros; o fedor era insuportável, o que afastava qualquer possibilidade de valorização imobiliária.
A pintura a óleo era um talento nato dos ogros. Como essa espécie possuía, em média, um nível educacional equivalente ao de um feto, eles não buscavam desafios: se podiam usar o talento para vegetar, vegetavam até o limite.
Embora houvesse muitos profissionais, o setor não era competitivo; pelo contrário, havia escassez. Uma autêntica "pintura a óleo de ogro" era um item disputado.
A razão residia no fato de que, ao pintar, os ogros ocasionalmente entravam em ressonância com o Vazio. As obras criadas nesse estado permitiam que o observador elevasse lentamente seu nível de facção, funcionando como uma espécie de navegação pelo Vazio.
Contudo, tais pinturas tinham validade curta, perdendo o efeito em cerca de 60 dias. Portanto, não eram consideradas obras de arte, mas consumíveis — consumíveis que, por surtirem efeito em magistas, possuíam um valor exorbitante.
Mas isso dependia da capacidade de ressoar com o Vazio. Sem isso, o que produziam era apenas lixo.
Por essa razão, a maioria dos aprendizes trabalhava em ateliês por meses ou anos, aprendendo enquanto serviam até que conseguissem vender sua primeira obra. Quanto às tarefas dos aprendizes, não incluíam limpeza, afinal, poucos ogros prezavam pela higiene.
Se não fosse pela necessidade de manter as aparências, o próprio Fenasse teria rasgado aquela camisa branca, tão justa que parecia querer sufocá-lo.
*Fuu.*
Ao exalar uma nuvem de fumaça, Fenasse inclinou levemente a cabeça e viu um jovem ogro passar pelo carro.
O rapaz vestia uma regata que, embora devesse ser branca, estava encardida de marrom, e usava um short esburacado. Com um metro e noventa, era considerado baixo para um ogro, mas seus traços eram próximos aos do padrão racial, ostentando presas ferozes, porém não grotescas.
Ele carregava duas marmitas grandes nas mãos; essa era sua função como aprendiz: buscar a comida dos pintores.
Ogros sentiam fome a cada duas horas e detestavam comida fria. Como eram preguiçosos demais para ir aos restaurantes e o custo de entrega era proibitivo — nenhum entregador queria se arriscar na rua dos ogros, onde nem a seguradora cobria danos em caso de morte —, contratar um aprendiz era a solução ideal.
De qualquer forma, não precisavam pagar salário, apenas garantir a comida.
No instante em que viu o rapaz, Fenasse paralisou.
O jovem também olhou para dentro do carro, como se encarasse o ogro de meia-idade.
No entanto, após verificar que não havia ninguém por perto, o rapaz deu um sorriso de canto, cuspiu uma saliva espessa e fétida no vidro, urinou na porta do veículo e, antes de sair, arranhou a lataria com uma pedra. O som estridente atravessou os tímpanos de Fenasse como uma lâmina.
Os vidros eram blindados com película espelhada; de fora, nada se via lá dentro.
Observando o rapaz caminhar pela rua escaldante, assobiando enquanto carregava as marmitas até o ateliê, Fenasse viu-o ser repreendido pelo patrão logo ao entrar. O jovem acenou, curvou-se com uma expressão submissa e, escondido, cuspiu em uma das marmitas antes de entrar respeitosamente.
Durante todo o processo, Fenasse não se moveu, mantendo a mão na mesma posição.
Seu olhar seguiu as costas do rapaz até que ele desaparecesse.
Por fim, ele dirigiu de volta à prefeitura e registrou o carro como dano oficial.
Ele nunca comprou uma pintura daquele rapaz, não enviou ninguém para ajudá-lo e, de fato, nunca mais o viu.
Mesmo para obter informações recentes sobre o rapaz, Fenasse agiu sob o pretexto de "prevenção a crimes hediondos de ogros", encomendando ao Departamento de Caça aos Crimes uma investigação sobre uma dúzia de indivíduos, entre os quais o rapaz estava incluído.
Naquele momento, com apenas um vidro fino separando-o do rapaz, mas sem coragem de baixá-lo, aquele homem que ascendeu das camadas mais baixas ao topo do poder em Kaimon compreendeu, enfim, a natureza doentia e aterradora daquela nação.
Oito anos depois, em 1668, no local do Julgamento da Lua Sangrenta no Lago Estilhaçado.
Fenasse olhou para Andraye, que estava pálido, e disse: "Sabe, na grande maioria das nações, as diversas raças mantêm a família como unidade básica..."
Kenmon respondeu instintivamente: "Isso porque são atrasadas."
"Não tenho interesse em discutir se o sistema familiar é atrasado ou avançado, apenas apresento um ponto." Fenasse exibiu um sorriso cruel: "Em outras nações, também existem raças dominantes, mas elas podem se reproduzir autonomamente, dando origem a famílias reais e nobreza!"
Os rostos dos presentes ficaram cada vez mais pálidos, tingidos pelo brilho carmesim da Lua Sangrenta. Kenmon suplicou quase em desespero: "Por isso a estratificação social deles é rígida, eles são atrasados! A nação da Lua Sangrenta é a única verdadeiramente civilizada..."
"Nós proibimos a família porque nossas raças dominantes são incapazes de se reproduzir autonomamente! Eles nascem como seres sem lar!" Fenasse rugiu: "Através da Transfusão de Sangue Sagrado e da Purificação da Lua Sombria, ao mudarem de raça, perdem a capacidade reprodutiva. Para gerar novos descendentes, precisam obrigar outros membros de outras raças a aceitarem sua transformação!"
"As raças da Lua Sangrenta são como parasitas que não podem sobreviver sozinhos. Eles sugam os melhores talentos de cada raça para se tornarem membros de si mesmos, absorvendo a nutrição de todos para se fortalecerem e, assim, escravizarem a todos por milênios!"
"Por que não podemos ter famílias? Porque os Santos do Sangue e as Sombras da Lua abandonaram os laços de sangue, e por isso nos proíbem de tê-los! Assim, não podemos nos unir como um todo através de laços de sangue, amor ou afeto."
"Por que enfatizam os direitos humanos e a liberdade racial? Porque os Santos do Sangue e as Sombras da Lua são monstros sem gênero, sem raça e sem idade; eles são, por natureza, um coletivo coeso, enquanto nós nos digladiamos por causa de raça, gênero, idade e instrução! Eles instigam deliberadamente o conflito entre nós! Assim, não podemos nos unir por interesses comuns."
"A 'Lei dos Direitos Humanos Raciais' ergueu muros altos ao redor de cada um de nós, e a 'Lei de Proibição de Laços de Sangue' impede qualquer tentativa de romper essas barreiras. A partir de agora, somos todos indivíduos isolados, forçados a enfrentar sozinhos os gigantes que são o Instituto de Pesquisa e a Igreja!"
Fenasse ergueu a mão esquerda, presa por correntes, e apontou para a prisão.
"Existe alguma diferença entre nós e aquele bando de condenados à morte? Nenhuma." O ogro disse com frieza: "Os condenados à morte extraem valor para a prisão; nós somos drenados pela Lua Sangrenta. Os condenados têm suas palavras e atos controlados por chips; nós somos controlados pelo pensamento a vida inteira!"
"Na nação da Lua Sangrenta, só há dois caminhos desde o nascimento até a morte: tornar-se um Santo do Sangue ou Sombra da Lua, ou tornar-se o alimento deles."
"A Lua Sangrenta é uma fera vestida com a pele da civilização; é a mais bárbara das civilizações."