Capítulo 151 — Brilho Dourado Cintilante

O Mar Misterioso A pena da cauda de raposa 2494 palavras 2026-04-01 16:02:46

Na ensolarada Ilha da Esperança, sentado numa cabana de palha no alto de uma pequena colina, Carlos, de torso nu, examinava atentamente o mapa da ilha que haviam elaborado.

— Esta área pode ser planejada como zona residencial; esta outra será o porto. Aqui o terreno é relativamente plano e pode ser usado para cultivar alimentos. No entanto, o azevém do Mar da Terra certamente não resistirá a uma luz solar tão intensa. Será preciso encontrar plantações adequadas.

Desenhar mapas era brincadeira de criança para Carlos. Em pouco tempo, ele havia concluído o planejamento de toda a ilha. Em circunstâncias normais, aquela tarefa deveria ser realizada por um profissional, mas, infelizmente, não havia ninguém assim na ilha. Carlos só podia, a contragosto, fazê-la sozinho.

Já fazia um mês desde que enviara as fotografias. Sem nada melhor para fazer, Carlos começara a desempenhar o trabalho de governador da ilha.

Não era apenas porque agora era o governador da Ilha da Esperança. Ele também tinha outro plano em mente: caso encontrasse a família e o lugar de onde vinham não fosse habitável, levá-los para lá seria uma alternativa.

Carlos saiu da cabana de palha com o mapa cuidadosamente planejado nas mãos.

Ao olhar ao redor, viu cabanas de palha construídas pelos tripulantes espalhadas por toda parte. Vistas de cima, pareciam uma centopeia gorda e tortuosa deitada entre as árvores.

Uma ilha tão bela já não satisfazia os tripulantes, que não queriam mais ficar confinados nas cabanas. Muitos deles, usando enormes chapéus em forma de guarda-sol feitos de folhas, corriam excitados de um lado para o outro.

Provavam todo tipo de fruto e, mesmo depois de se envenenarem várias vezes, continuavam se divertindo como se nada tivesse acontecido.

Aquelas grandes sombrinhas percorreram a ilha inteira e também trouxeram a Carlos informações sobre a Ilha da Esperança.

A ilha era enorme, ainda maior do que Carlos imaginara: tinha sessenta e três quilômetros de comprimento e quarenta e dois de largura, com um formato semelhante ao de um losango irregular.

A maior parte do relevo era formada por florestas e arbustos. O terreno era, em geral, plano, sem montanhas dignas de nota. Quanto ao local ideal para construir, sem dúvida eram as antigas ruínas da Fundação. Carlos pretendia erguer ali o centro da ilha.

Enquanto observava seu território, Carlos percebeu que alguns tripulantes ainda derrubavam árvores ao longe. Franziu a testa e desceu rapidamente.

Assim que chegou ao local, viu Dip, usando um enorme chapéu de folhas, gritando animado enquanto trabalhava.

— Parem todos! Eu não disse que a derrubada de árvores estava proibida?

Dip virou-se com um sorriso.

— Capitão, estamos planejando construir uma residência oficial para o senhor. O carpinteiro da Navalha das Ondas é um sujeito incrível! Com certeza conseguirá erguer a residência governamental mais imponente de todo o Mar da Terra!

— A residência pode ser construída quando houver tempo. Mas ninguém mais deve cortar as árvores restantes. Não estou brincando. Esta é uma ordem.

Cortar árvores era fácil; replantá-las, porém, dava muito mais trabalho. Carlos não queria que, em pouco tempo, sua ilha se transformasse numa terra completamente desmatada.

Ao ver Dip caminhando desanimado de volta à cabana, Carlos chamou-o. Precisava arranjar alguma tarefa para aquele sujeito; caso contrário, o rapaz certamente não conseguiria ficar parado.

— Leve alguns homens e registre todas as plantas da ilha. Anote com cuidado, principalmente, todas as que forem comestíveis.

Vender carvão estava fora de questão. Se havia algo que a Ilha da Esperança podia oferecer no Mar da Terra, além da luz do sol, eram aquelas frutas. Talvez ali estivesse uma oportunidade de negócio.

— Relatório! Solicito a extensão do período de atividade em duas horas.

A voz frívola de Ricardo ecoou na mente de Carlos.

— O que você pretende fazer agora?

— Estou preparando presentes para minha irmã. Já estamos fora há tanto tempo que não podemos voltar de mãos vazias. Precisamos levar alguma especialidade local, não acha?

— Então ontem à noite, quando foi à praia, também estava preparando uma especialidade local para sua irmã?

Assim que Carlos terminou de falar, Ricardo ficou em silêncio.

Carlos também não continuou pressionando-o. Já havia entendido as intenções daquele sujeito, e fazer mais perguntas não mudaria nada.

Mais cedo ou mais tarde, os dois teriam de travar uma batalha. Mas pelo menos não seria naquele momento.

Quando Carlos se preparava para voltar à cabana e acrescentar mais detalhes ao mapa, ouviu o apito de um navio a vapor vindo do litoral.

Não fora apenas um apito. Mais de dez navios haviam soado ao mesmo tempo. De acordo com o código combinado, aquilo representava o mais alto nível de alerta.

“Em que situação os homens que vigiam o mar soariam o alarme máximo?”

A imagem sufocante de Sodoma passou pela mente de Carlos.

Os tripulantes, que ainda há pouco festejavam alegremente pela ilha, correram em direção à costa o mais depressa que podiam, passando entre as cabanas de palha.

Quando chegaram à praia, todos ficaram paralisados.

No horizonte ao sul, parecia ter surgido um novo sol.

Carlos arrancou o telescópio das mãos de um tripulante ao lado e finalmente viu a verdadeira aparência daquela “estrela”.

Era um gigantesco navio de quatrocentos metros de comprimento, brilhando como ouro. Uma luz ofuscante saía continuamente dos espelhos instalados em seu casco, perfurando a escuridão ao redor.

O coração de Carlos, que ainda estava apertado, relaxou de imediato. O evidente símbolo triangular no navio revelava sua identidade. Não eram os piratas de Sodoma, mas sim um navio da Igreja do Deus da Luz.

Ao redor daquele gigantesco navio dourado navegavam embarcações de todos os tamanhos.

Aquela frota avançava pelo mar em direção à Ilha da Esperança. O espetáculo era magnífico, fazendo Carlos sentir-se como se estivesse assistindo a um desfile militar.

Mas, quando se tratava de ficar maravilhados, as pessoas a bordo certamente estavam muito mais impressionadas que Carlos. Suas reações eram iguais às que ele tivera quando chegara à ilha: alguns permaneciam imóveis, atônitos; outros batiam repetidamente no próprio rosto, como se quisessem confirmar que não estavam sonhando.

Quando os navios se aproximaram cada vez mais e estavam prestes a encalhar, Carlos ordenou que o Unicórnio-Marinho emitisse sinais sonoros para alertá-los.

O gigantesco navio dourado começou a baixar barcos de desembarque em rápida sucessão, como bolinhos caindo de uma panela, e eles avançaram diretamente para a praia.

Alguns que não tinham embarcações nem sequer esperaram: saltaram na água e começaram a nadar desesperadamente em direção à ilha.

Vendo o estado de excitação em que se encontravam, Carlos e os homens na praia gritaram às pressas:

— Não se aproximem da luz do sol! Vocês vão morrer! Entrem nas cabanas de palha!

Embora o aviso de Carlos tivesse sido imediato, no fim ainda houve mais de dez pessoas que caíram na areia. Em seus rostos havia sorrisos serenos, como se tivessem retornado ao abraço da própria mãe.

Milhares de pessoas desembarcaram aos poucos dos navios, espremendo-se nas cabanas de palha construídas por Carlos até não restar espaço.

Naquele momento, estavam extremamente agitados e olhavam ao redor, falando de maneira incoerente. Por isso, encontrar alguém com quem conversar tornou-se uma tarefa dificílima para Carlos.

Enquanto observava, com certa dor de cabeça, aqueles sujeitos exaltados, um homem de bigode usando uma lente monocular aproximou-se dele, visivelmente emocionado.

— Senhor Carlos, é um prazer conhecê-lo. Sou Jorge, vice-presidente da filial da Associação de Exploradores da Ilha de Coral. Por favor, assine aqui. A propriedade desta ilha será registrada nos arquivos da associação.

Carlos pegou o documento.

— Se bem me lembro, não avisei vocês.

Ele já havia notado que, além do grande navio dourado, as pessoas que desembarcavam dos barcos menores não eram fiéis da Igreja do Deus da Luz. Também não sabia por que haviam corrido até ali com tamanha urgência.

O homem de bigode observava a paisagem fantástica ao redor e respondeu distraidamente:

— Temos uma parceria com a Igreja do Deus da Luz. Quando ouvimos que eles haviam encontrado a Terra da Luz, achamos aquilo um absurdo completo. Mas nunca imaginamos que fosse verdade.

Compartilhe este site com os amigos que precisam dele! Se não encontrar o livro, deixe uma mensagem!

Encontrou um erro no capítulo? Clique aqui para comunicá-lo, sem necessidade de cadastro.

Depois do envio, a equipe de manutenção corrigirá o conteúdo do capítulo em até dois minutos. Aguarde com paciência.