Capítulo Cento e Vinte e Sete: A História
Página (1/3)
— Vovô, como sabe que eu sou uma menina? Todo mundo acha que sou apenas um rato — perguntou Lili, erguendo a cabeça com curiosidade para o velho que lhe entregava a boneca.
A dúvida não interessava apenas a Lili; Charles também queria saber. Como aquele homem podia ter tanta certeza de que Lili era uma humana transformada em rato, e não um rato que possuía memórias humanas?
— Então você sabe como me transformar de volta? — perguntou Lili, tensa.
Tuba, porém, pareceu não ouvir a pergunta. Enfiou a boneca que segurava diretamente no meio do monte de ratos e, em seguida, começou a remexer rapidamente entre eles.
— Tome, isto é para você.
Tuba tirou de lá meio livro esfarrapado, rasgado ao meio, e o estendeu para Feuerbach.
O jovem de cabelos verdes, que até então nunca parecera nervoso, de repente disparou porta afora como um rato que avista um gato.
— Jogue isso fora! Agora!
Os olhos de Feuerbach se arregalaram, enquanto seus lábios perdiam completamente a cor.
— O que foi?
Charles, que tinha uma visão aguçada, notou o conteúdo daquele livro sem capa.
“Ingredientes principais para sopa de cogumelos para três pessoas: uma peça de presunto curado, duzentos gramas de cogumelos brancos. Ingredientes adicionais: cinco gramas de raiz-da-terra, vinte e cinco gramas de algas fatiadas, cinco mililitros de óleo de cozinha, caldo de galinha...”
Charles pegou o livro e folheou-o casualmente. Algumas ilustrações sujas de alimentos apareceram diante de seus olhos.
— É apenas um livro de receitas. Por que você ficou tão nervoso?
Feuerbach encarou o livro de receitas e forçou um sorriso desagradável.
— Hehe... Eu me enganei. Achei que ele estivesse segurando...
Sua frase morreu pela metade.
Ao lado, Tuba viu Charles pegar o livro e pensou que ele estivesse tentando roubar o presente.
— Calma, não roube o presente dele. Eu também preparei algo para você. Ora, onde foi parar?
— Pare de procurar por enquanto.
Charles agarrou Tuba e o colocou rapidamente em posição.
— Afinal, quem é você? Por que aqueles piratas têm medo de você?
— Eles não estão com medo. Eu fiquei invisível; eles apenas não conseguem mais nos ver.
Mais uma vez, Tuba tirou uma cruz e a exibiu orgulhosamente sobre a própria cabeça.
Charles simplesmente ignorou aquilo. Havia tantos olhos voltados para ele até aquele momento que era impossível Tuba ter ficado invisível.
Percebendo que era impossível conversar com o velho louco à sua frente, Charles também não tinha tempo para continuar fazendo perguntas. Não havia se esquecido do motivo que o levara à ilha.
Página (1/3)
Página (2/3)
— De qualquer forma, obrigado. Considere que estou em dívida com você. Se surgir uma oportunidade, retribuirei.
Charles se virou e se preparou para partir. Não tinha tempo para conversar com um velho maluco, por mais que aquele louco parecesse extraordinário.
Ele já havia alertado os piratas. Precisava encontrar, antes que eles reagissem, o local onde o combustível era armazenado naquela ilha.
— Vocês vieram à ilha para procurar alguma coisa, não foi? Eu posso ajudá-los! Estou nesta ilha há muitos anos.
Tuba exibiu um sorriso tolo e ingênuo, revelando os poucos dentes que ainda lhe restavam.
Charles, que acabara de chegar à porta, virou-se com uma expressão surpresa.
— Você sabe onde fica o local que armazena o combustível? Não brinque comigo.
— Sei, sei. Combustível... É aquilo que os navios comem, não é? Eu sei de onde essas coisas vêm. Também posso contar a vocês, mas, seguindo as regras, primeiro você precisa me pagar.
Ao ouvir que teria de pagar, Charles sentiu-se aliviado. Contanto que pudesse obter a informação, qualquer preço seria aceitável.
— Quanto você quer? Quantas reverberações?
Tuba agitou as mãos e balançou a cabeça com força.
— Não, não. Não quero dinheiro. Quero uma história. Você precisa me contar uma história que eu nunca tenha ouvido antes!
Uma história? Que exigência estranha. Charles ficou extremamente confuso.
Nesse instante, Richard assumiu rapidamente o controle do corpo.
— Deixe comigo. A prática leva à perfeição. Quando se trata de lidar com loucos, sou um especialista.
— Que história você quer ouvir? Já ouviu a história da Chapeuzinho Vermelho? — perguntou Richard, num tom usado para acalmar uma criança.
— Era uma vez uma moça muito bonita. Certa vez, no dia de seu aniversário, deram-lhe um capuz vermelho feito de penas de ganso...
A curta história para dormir terminou rapidamente. Lili a ouvira com grande interesse, mas Tuba, agachado sobre o lixo, balançava a cabeça com o rosto desanimado.
— Não é essa a história que quero ouvir. Eu já conheço essa. Você não deveria ter contado essa história; deveria contar outra.
— Então o que você quer ouvir? Você não consegue prever o futuro? Se conseguiu prever que viríamos até aqui, não poderia prever qual história eu lhe contaria? Descubra a história e eu a repito para você — disse Richard, coçando a cabeça, completamente impotente.
— Não sei. Só sei que você certamente vai me contar uma história, e que ela será muito interessante. Depois de ouvi-la, vou rir bastante.
— Ora, esse velho...
Richard lançou a Tuba um olhar sombrio, calculando mentalmente qual seria a probabilidade de conseguir arrancar dele, por meio de ameaças, a localização do combustível.
Página (2/3)
Página (3/3)
No entanto, ao lembrar-se de como Tuba havia intimidado aqueles piratas, Richard não conseguia determinar se aquele sujeito era realmente tolo ou se apenas fingia ser, muito menos qual era a extensão de seu poder.
— Eu tenho uma história que pode servir.
Charles retomou o controle do corpo, respirou lentamente e começou a falar com calma.
— Era uma vez um homem que vivia em seu próprio mundo. Ele era apenas uma pessoa comum, levando uma vida absolutamente comum. De repente, um desastre inesperado caiu sobre ele. As águas do mar engoliram seus colegas de classe, mas o levaram para um mundo desconhecido. Ali, tudo era mar; não havia luz...
Charles falou devagar, enquanto Tuba, agachado no meio do lixo, escutava com toda a atenção.
Feuerbach, que antes estava do lado de fora do beco, entrou em algum momento sem que ninguém percebesse. Ao ouvir a história, observou pensativo as costas de Charles.
— Depois de nove longos anos e de enfrentar incontáveis dificuldades, ele finalmente encontrou o caminho de volta para casa. Mas o navio que o levaria de volta estava sem combustível. Ele precisava encontrar combustível, e naquele momento havia um ancião que conhecia sua localização. Se ele conseguiria voltar para casa dependeria de o velho decidir ajudá-lo ou não.
— Essa história é boa! É uma história excelente!
Tuba bateu as mãos com entusiasmo, saltando de um lado para o outro como um macaco.
— Não pode ser! Uma história tão boa precisa ser registrada, senão com certeza vou esquecê-la de novo.
Tuba virou a mão e tirou do monte de lixo um caderno amarelado. Então começou a rabiscar rapidamente suas páginas com uma pedra negra.
Ele claramente não sabia escrever. Desenhava no caderno todo tipo de traço desordenado e, em poucos segundos, cobriu de preto uma folha inteira.
— Pronto, já anotei. Vamos. Vou levar vocês até o combustível, e então você poderá voltar para casa.
Sorrindo alegremente, Tuba enfiou o caderno junto ao peito, levantou-se e caminhou em direção à porta.
Lili e Feuerbach lançaram a Charles olhares interrogativos. Charles não disse nada; apenas acenou com a mão e saiu atrás de Tuba.
Página (3/3)
Erro no capítulo. Clique aqui para enviar uma denúncia, sem necessidade de registro.
Após o envio, a equipe de manutenção corrigirá o conteúdo do capítulo dentro de dois minutos. Aguarde pacientemente.