Capítulo Cento e Trinta e Seis: Partindo Novamente
«O navio inimigo está vindo! Todos a postos! Cuidado com a abordagem pirata!» Deep, de pé no convés, rugia ordens aos seus subordinados.
Não havia como não gritar; o mar tornara-se um campo de batalha caótico e, como esperado, a frota fora cercada pelos piratas mais velozes. Eles só haviam conseguido resistir até ali porque o inimigo estava sem liderança. Quando os piratas de Sodoma investiram, todos pensaram que o fim era certo, mas, por algum motivo desconhecido, o navio do capitão pirata parara e não se movia mais. Aqueles piratas, que não aceitavam a autoridade uns dos outros, acabaram dando à tripulação uma chance de respirar.
Vendo a proa ameaçadora colidir contra eles, Lily, que operava o canhão do convés, guinchava enquanto girava a peça rapidamente, disparando contra o navio que estava a poucos metros. A explosão foi tão próxima que a onda de choque fez o Narval balançar violentamente. A crise imediata fora contornada, mas a tensão permanecia, pois a situação ao redor continuava grave. Bandagem manobrava o Narval, desviando-se dos disparos.
Aldric, que sobrevoava a área, pousou rapidamente no convés e disse ansioso aos outros: «O cerco a leste foi rompido! Os outros navios de exploração estão recuando por lá!»
Kord, envolto em sua substância semitransparente, disse entusiasmado: «Isso é ótimo! Vamos segui-los imediatamente.»
«Não! O capitão ainda não voltou!» Deep negou prontamente.
«Se ele pudesse sair, já teria saído! Por que esperar por ele?» Assim que Kord disse isso, sentiu uma hostilidade profunda vindo de todos os lados.
Deep, transbordando intenção assassina, confrontou-o: «Se você disser isso mais uma vez, não me importo com quem você seja, não me culpe se eu te jogar ao mar!»
«Vocês vão ficar parados aqui esperando a morte só porque ele não voltou? Abram os olhos e vejam a situação ao redor!»
Um projétil sobrevoou suas cabeças, caindo no mar com um estrondo e levantando uma coluna de água.
«O capitão não voltou, e eu não vou a lugar nenhum!»
«Você...!»
Kord lamentava amargamente por estar naquele navio. Foi então que uma cabeça de tubarão vermelho surgiu ao lado, com Charles, exausto e à beira da morte, deitado sobre suas costas.
«É o capitão!»
Deep saltou do convés para a água e rapidamente içou Charles de volta. O ferimento em seu abdômen já não sangrava, a ferida circular tornara-se pálida devido à água do mar.
«Médico! Onde está o médico?!» gritou ele, impotente ao ver o ferimento.
«Saiam da frente! Por que estão cercando ele? Afastem-se!»
O médico aproximou-se mancando, carregando medicamentos que já preparara, prevendo que aquele momento chegaria quando Charles partira.
«Naveguem... naveguem...» disse Charles com o resto de suas forças.
«Naveguem! Rápido! O capitão voltou!» Kord gesticulava freneticamente para Bandagem na cabine de comando.
Uma fumaça espessa saiu da chaminé do Narval, e a velocidade da embarcação aumentou rapidamente. Ouvindo o som incessante de disparos ao redor, Charles, fragilizado, perguntou ao médico: «Existe algum remédio que me ajude a recuperar as forças para lutar?»
O médico lançou-lhe um olhar severo. «Ainda quer lutar? Você está nesse estado e ainda quer se envolver? Quer morrer mais rápido?» Ele aumentou a pressão sobre o ferimento ao costurar. «Dois de vocês, levem-no para dentro! Preciso operá-lo!»
Deep ajoelhou-se ao lado dele, com uma expressão firme: «Não se preocupe, capitão. Deixe o resto conosco.»
Charles foi levado para dentro do navio em uma maca. Do lado de fora, a voz de Deep ecoou: «Irmãos! O capitão já fez a sua parte! Agora é nossa vez de protegê-lo!» Os tripulantes responderam em uníssono.
Enquanto o médico operava, o som de explosões continuava lá fora, mas, como prometido, todos mantiveram o perigo à distância. Quando o barulho diminuiu e a cirurgia terminou, Charles foi trazido para o convés em uma cadeira de rodas e viu que os navios piratas haviam desaparecido; eles haviam recuado. Ao verem Charles, os capitães dos outros navios retiraram seus chapéus em um gesto respeitoso. Todos testemunharam que ele havia contido aquele monstro terrível; sem Charles, nenhum deles teria sobrevivido.
Charles conquistou o respeito de todos com suas ações. Kord, incapaz de esconder a empolgação, aproximou-se esfregando as mãos. «Charles, conseguimos! Podemos seguir para a Terra da Luz!»
Charles arqueou os lábios em um sorriso radiante, uma felicidade genuína que não sentia desde que caíra no Mar Profundo. «Sim, nós conseguimos.»
No mar escuro, dentro de um luxuoso navio de passageiros de três andares que partira da Ilha de Algum Lugar, Anna, deitada em uma poltrona enquanto era massageada por uma criada, lia o jornal calmamente.
«Notícias importantes de 30 de abril: o Ministro das Finanças da Ilha de Algum Lugar, Pete, está inesperadamente paralisado na cama. Grandes somas de ativos foram transferidas do cofre central, e todas as pistas apontam para sua nora, Anna. O Governador de Algum Lugar está furioso e ofereceu uma recompensa de 10 milhões de Ecos pela captura da antiga socialite. A polícia local afirma que o recente desaparecimento de pessoas está fortemente ligado a ela, e há razões para suspeitar...»
Anna tocou sua foto no jornal com o dedo. «O desenho é bem parecido. Vou ter que cobrir o rosto ao sair.»
A criada perguntou confusa: «Mestra, você não disse que pode mudar sua aparência? Por que não assume uma nova?»
Anna inclinou a cabeça. «Hmm... eu não gosto.»
A criada lançou um olhar para o retrato de Charles ao lado e, sem dizer nada, continuou a massagear os ombros de Anna. Após folhear o jornal, a mão esquerda de Anna estendeu-se inconscientemente para o retrato de Charles. Ela observou por um tempo e, irritada, virou a imagem sobre a mesa. «Martha, guarde isso.»
A criada assentiu obedientemente, guardou o retrato e colocou-o no guarda-roupa. Ela sabia que ele logo seria retirado de lá novamente; aquela situação já acontecera várias vezes.
«Mestra, por que vamos para a Coroa do Mundo? Mesmo que não possamos ficar em Algum Lugar, existem outras ilhas grandes... Ouvi dizer que a Coroa do Mundo, apesar do nome pomposo, não tem muita gente e é um lugar remoto e pobre.»
«Lugares grandes têm olhos demais em todos os lugares, qualquer coisa que se tente fazer é um estorvo. Lugares pequenos são bons; não há tanta gente prestando atenção. Agora que o dinheiro está em mãos, é hora de realizar grandes feitos.»