Capítulo Cento e Quarenta e Dois: Luz Solar
Página (1/3)
Vendo o jeito delirante de Code, Carlos já não teve vontade de lhe dar atenção. Virou-se e caminhou até as pessoas que permaneciam imóveis, rígidas como estacas de madeira.
Primeiro, arrancou o telescópio das mãos do imediato e bateu com ele em sua cabeça.
— Você é mesmo extraordinário. Entre todas as pessoas do mundo que já olharam para o sol através de um telescópio, certamente é o primeiro.
— Capitão, o... o que é aquilo? — perguntou Nona, apontando, trêmulo, para o vazio.
— O sol. O que mais poderia ser?
Carlos enfiou o telescópio nos braços dele, agachou-se e apanhou o rato branco, que permanecia imóvel no chão. Segurou-o pela pata e começou a apertá-lo de leve.
— Pare de olhar. Se continuar, vai acabar virando um rato cego.
— Senhor Carlos, então lá em cima é a sua casa? O lugar da televisão e do computador? — perguntou Lili, cuja cabecinha peluda surgiu, excitada, entre os dedos.
Sorrindo, Carlos a lançou para o alto e, em meio ao grito dela, tornou a segurá-la pelas mãos.
— Lili, você está certa. Lá é a minha casa.
Carlos ainda estava tomado pela alegria quando ouviu atrás de si o som pesado de algo despencando sobre a areia.
— Hã?
Virou-se e viu Code, que antes estava sentado no chão, agora estendido de bruços sobre a areia.
Carlos sentiu que havia algo errado. Ainda segurando o rato, correu até ele e o ajudou a se levantar.
— Ei, ei, o que aconteceu? O que houve?
Diante das perguntas de Carlos, Code parecia não ouvir nada. Mantinha no rosto um sorriso sereno e permanecia imóvel.
O coração de Carlos deu um salto. Ele aproximou o dedo das narinas de Code e descobriu que não havia mais qualquer sinal de respiração.
Pof.
Pof.
Pof.
O som de corpos pesados batendo contra a areia continuava a ecoar atrás dele. Embora estivesse banhado pelo calor do sol, Carlos sentiu um frio percorrer todo o corpo.
Virou-se depressa e viu pessoas caindo uma após outra no meio da multidão, tombadas na areia, incapazes de se mover novamente.
A alegria em seu coração desapareceu sem deixar vestígios. Com os lábios trêmulos, Carlos gritou desesperadamente:
— Todos de volta ao navio! Todos de volta ao navio! Essa luz está matando as pessoas!
Página (1/3)
Página (2/3)
Só então, depois do grito de Carlos, os tripulantes perceberam que havia algo errado com os companheiros ao redor. Em cada rosto, a expressão passava da euforia à hesitação e, por fim, ao terror.
A multidão começou a se mover. Todos correram para o navio em uma velocidade ainda maior que a da chegada. Alguns caíam enquanto corriam; bastava alguém tocar o chão para jamais conseguir se levantar outra vez.
O ágil Dipe foi o primeiro a retornar ao convés do Unicórnio. Postado junto à amurada, puxava com todas as forças os companheiros que chegavam. Depois de contar todos os presentes, percebeu que faltava alguém.
O rapaz ergueu os olhos para a praia e viu o próprio capitão parado na fronteira entre a luz e a escuridão: metade de seu corpo banhada pelo sol, a outra metade mergulhada nas trevas do Mar Subterrâneo.
— Capitão! Venha depressa! É perigoso aí! — gritou Dipe, aflito.
Vendo os tripulantes clamarem por ele do convés, Carlos fez um gesto com a mão pedindo que esperassem. Então recuou a perna esquerda.
Peça após peça, tirou as roupas, expondo por completo o corpo coberto de cicatrizes à luz resplandecente do sol.
Carlos abriu os braços e permaneceu imóvel sob o olhar de todos. Seus olhos estavam cheios de determinação.
Ele sabia que a atitude mais sensata seria retornar ao navio e procurar a origem do problema. Mas Carlos não podia mais esperar. Já não conseguia suportar aquilo.
Se a luz da superfície realmente fosse capaz de matá-lo, então preferia morrer ali mesmo, sob o sol.
Passou-se um minuto, depois dois, depois três. Além de sentir o corpo um pouco aquecido, Carlos não percebeu qualquer anormalidade.
Fitando o brilho no firmamento, os cantos de sua boca se ergueram levemente. Ele estava certo. Havia tomado sol inúmeras vezes na superfície; não acreditava que, depois de nove anos, aquela luz pudesse deixar de reconhecê-lo.
Carlos abaixou os braços e contemplou o navio sobre o mar escuro ao longe, assim como os inúmeros olhos voltados para ele. Seu coração estava tomado por sentimentos indescritíveis.
As palavras de Code ecoaram em seus ouvidos: a Terra da Luz era o reino divino do Deus da Luz, um lugar que rejeitava toda sujeira e escuridão.
Carlos não sabia quem havia inventado aquilo, mas, pelo que acabara de testemunhar, não eram apenas os vampiros. Os próprios seres humanos do Mar Subterrâneo também faziam parte daquilo que era rejeitado pela luz do sol.
— Talvez os humanos do Mar Subterrâneo tenham permanecido tempo demais na escuridão. Algumas coisas já devem ter se fundido ao corpo deles — murmurou Carlos, ainda parado no mesmo lugar.
Depois de permanecer algum tempo sob a luz do sol, Carlos reuniu os cadáveres espalhados pela areia. Ao fazer a contagem, descobriu que setenta e nove pessoas haviam morrido na praia. Somando-se a elas Code, um dos líderes, as perdas eram realmente enormes.
Antes, Carlos se perguntava por que o rei de Sodoma, sabendo da existência daquele lugar, nunca havia enviado piratas para ocupá-lo. Agora, finalmente, compreendia o motivo.
Página (2/3)
Página (3/3)
Com pesar, Carlos fechou os olhos de Code, cujas pupilas estavam dilatadas. Depois ergueu a cabeça e lançou mais um olhar para a luz ofuscante antes de se virar e nadar até o Unicórnio.
Assim que Carlos subiu ao convés, viu que os capitães das doze embarcações de exploração restantes e os demais tripulantes já o aguardavam.
Ninguém disse uma palavra. Todos o encaravam com expressões variadas.
Aquele lugar não era a Terra da Luz? Então por que tantas pessoas haviam morrido de repente? Por que Carlos não havia sofrido nada? Afinal, qual era o verdadeiro objetivo daquela missão? Inúmeras perguntas surgiam na mente de todos.
Carlos pegou a toalha que Dipe lhe estendeu e enxugou o corpo. Em seguida, disse diretamente:
— Não vou repetir o que todos já viram com os próprios olhos. Code não mentiu para vocês. Viemos até aqui em busca da Terra da Luz. Na verdade, esta ilha não é a Terra da Luz. Ela fica dentro daquela fenda no céu.
O murmúrio da multidão ainda não havia durado muito quando Carlos voltou a falar, interrompendo a discussão.
— E eu vim de lá. O fato de a luz do sol não ter conseguido me matar é a prova.
Carlos havia repetido aquelas palavras inúmeras vezes no Mar Subterrâneo, mas aquela era a única vez em que os ouvintes não riam dele.
— Nosso próximo objetivo é encontrar uma maneira de subir até lá.
— Mas a luz divina do Deus da Luz vai nos matar! Por que deveríamos subir? As lendas da Igreja do Deus da Luz são todas mentiras! Lá em cima só existe uma luz assassina. Ninguém pode viver naquele lugar! — alguém retrucou.
— Não, vocês ainda não entenderam. O fato de a luz do sol poder matá-los é, de fato, um problema. Mas todo problema pode ser resolvido. Aqui embaixo não encontramos uma solução, mas lá em cima existem muitas pessoas inteligentes. Alguma solução haverá. Mesmo que precisemos usar trajes de proteção o dia inteiro, ou só possamos sair à noite, ainda assim aquele lugar será dezenas, centenas, milhares de vezes melhor do que este inferno!
— Todos sabem o que aconteceu com a Ilha das Sombras. Vocês realmente pretendem continuar vivendo sob o medo de que estas ilhas possam afundar a qualquer momento? Pois eu lhes digo: é lá em cima! — Carlos apontou para o brilho no céu.
— Na lendária Terra da Luz existe um continente maior do que todo o Mar Subterrâneo. A terra é extraordinariamente fértil e abundante, e jamais afundará!
Erro no capítulo. Clique aqui para denunciá-lo. Não é necessário cadastro. Após o envio, a equipe de manutenção corrigirá o conteúdo do capítulo em até dois minutos. Aguarde pacientemente.
Página (3/3)