Capítulo cento e vinte e oito: Do outro lado da montanha
Página (1/3)
Quanto a Tuba, Carlos ainda confiava nele, pelo menos por enquanto.
Aquele sujeito era realmente meio maluco, mas, considerando o modo como o havia ajudado antes, não parecia ter intenções hostis. Caso contrário, poderia simplesmente não ter interferido e deixado que os piratas os capturassem.
Caminhando pelo corredor de pedra, Carlos conseguia ver, lá embaixo, os piratas no cais, pequeninos como formigas, e, ao longe, os navios de guerra sobre o mar, parecidos com barcos de brinquedo.
Os corredores da cidade montanhosa eram bastante estreitos. Alguns piratas passavam esbarrando neles, mas não demonstravam qualquer intenção de atacá-los. Depois de lançar um olhar para Tuba, simplesmente continuavam cuidando de seus próprios afazeres.
Era como se o amassado crucifixo que Tuba mantinha erguido acima da cabeça realmente tivesse surtido efeito.
— Senhor Carlos, nós realmente ficamos invisíveis? Por que eles pararam de nos atacar?
No ombro de Carlos, Lili estendeu curiosamente a pequena pata e tentou agarrar a roupa de um pirata que passava ao lado.
— Não.
Carlos sabia que eles não estavam invisíveis, mas ainda assim não conseguia entender como aquele velho lunático conseguia fazer aquilo.
Seguindo Tuba, eles deram voltas pela cidade montanhosa durante quase meia hora, até chegarem diante de uma caverna baixa.
— Se atravessarmos este lugar, veremos aquilo que você está procurando — disse Tuba com um sorriso, curvando-se para entrar primeiro.
— O combustível que você mencionou não está enterrado dentro desta montanha, está?
Carlos olhou para Tuba.
Se o combustível realmente estivesse tão para dentro da montanha, seria mais fácil reunir seus homens e invadir o mercado clandestino que haviam visto antes. Pelo menos ali ainda haveria alguma esperança de tomá-lo à força.
Se tivessem de transportar o combustível de dentro daquela montanha, era bem provável que os piratas os cercassem antes mesmo que terminassem o trabalho.
— Não. Fica do outro lado da montanha. É de lá que todo o combustível sai — respondeu Tuba, com a voz abafada no interior da caverna.
O ambiente lá dentro era baixo e abafado. Para atravessá-lo, era preciso andar quase agachado, o que tornava tudo extremamente opressivo.
Depois de caminhar por quase dez minutos naquele lugar, Carlos, cuja resistência física era excelente, e os ratos de pequeno porte ainda estavam bem. Feuerbach, porém, já começava a não aguentar.
Ao ouvir a respiração cada vez mais pesada atrás de si, Carlos perguntou:
— Como está? Tudo bem?
Feuerbach enxugou o suor da testa com a manga.
— Estou bem! Só me sinto um pouco sufocado. Comparado a um lugar como este, o vasto oceano é, sem dúvida, onde pertenço.
Página (1/3)
Página (2/3)
Aquela sensação desagradável não durou muito. Cinco minutos depois, eles saíram pelo outro lado da montanha.
A paisagem diante deles se abriu de repente. Parado na encosta, Carlos olhou para baixo e viu grupos de construções de vários tamanhos espalhados pelos vales entre as montanhas.
No entanto, seu olhar não se deteve nos edifícios. Em vez disso, voltou-se para a costa distante, onde se encontravam as ruínas de uma gigantesca estrutura circular, impossível de ignorar.
Era uma instalação industrial colossal, quase tão grande quanto as montanhas ao redor. Embora o tempo já a tivesse corroído e deixado em estado deplorável, Carlos ainda ficou profundamente abalado com sua imponência.
— Uau, os piratas certamente não poderiam ter construído algo tão grande. Deve ter sido obra da Fundação outra vez. Como é que essa gente está em todos os lugares? — exclamou Ricardo, surgindo de repente.
— Ali. É dali que o combustível sai — disse Tuba, apontando para um conjunto de construções sob a estrutura circular.
O local indicado por Tuba era um galpão negro com aproximadamente o tamanho de quatro campos de futebol. Visto de cima, não era possível distinguir o que havia em seu interior. Apenas se viam várias torres erguidas ao redor, enquanto refletores iluminavam toda a área com intensidade. A segurança era extremamente rigorosa.
Por estar em um ponto elevado, Carlos também conseguiu notar alguns detalhes. Atrás do galpão havia vários trilhos de ferro, dispostos de maneira desordenada e entrecruzada.
Não eram trilhos de trem, mas trilhos para vagonetes de mina. Alguns vagonetes transportavam materiais em direção ao outro lado de uma montanha localizada em outra parte da ilha.
Como estavam muito distantes, Carlos não conseguia enxergar o que havia nos vagonetes. Só podia ver que as rochas eram negras.
— Vamos descer — disse Tuba, visivelmente satisfeito, enquanto começava a descer pela íngreme estrada de pedra.
— O combustível daqui é carvão ou óleo residual produzido pela fervura de gordura de baleia?
Quanto ao carvão vegetal, Carlos nem sequer perguntou. Num lugar onde nem mesmo a vegetação crescia, como poderia haver combustível feito de madeira?
— Carvão? Óleo de baleia? O que é isso? Não faço ideia. Nós chamamos aquilo de bolas negras. Estamos aqui há tanto tempo que sempre usamos aquela coisa para queimar.
Carlos refletiu por um instante.
“Parece carvão. Então esta ilha deve possuir vastas reservas desse minério.”
Depois de descerem a montanha, aproximaram-se cautelosamente da gigantesca instalação.
Seguiram em silêncio ao redor da estrutura circular por alguns minutos. A essa altura, já estavam muito perto do conjunto de galpões negros. Carlos conseguia até ver o vapor branco saindo da boca dos piratas que patrulhavam a plataforma elevada.
Quando Tuba estava prestes a caminhar até o portão de ferro negro do complexo, Carlos o segurou.
— O que você está fazendo?
Página (2/3)
Página (3/3)
— Não há problema. Eu vou ficar invisível, não precisa ter medo! Eles não conseguem nos ver.
Tuba bateu no peito e tirou novamente o amassado crucifixo.
Carlos, porém, não podia permitir que ele continuasse fazendo aquilo. Antes, tratava-se apenas de piratas comuns, mas aquele lugar era claramente uma área importante da ilha. Entrar ali daquele jeito seria o mesmo que apostar a própria vida.
Se Tuba cometesse o menor erro, toda a missão de Carlos iria por água abaixo. Ele não podia se arriscar naquele lugar.
— Lili, peça aos seus amigos que deem uma olhada no caminho — disse Carlos ao rato em seu ombro.
Em comparação com humanos chamativos, ratos pequenos eram evidentemente mais adequados para se infiltrar e investigar. Esse era também o motivo pelo qual Carlos havia trazido Lili consigo.
— Guincho, guincho, guincho!
O rato castanho-escuro ao lado deles saltitou rapidamente por alguns instantes. Em seguida, os quatro ratos correram pelos cantos sombrios em direção ao conjunto de construções.
— Senhor Carlos, pode ficar tranquilo. Eu ensinei muitas coisas a eles antes. Desta vez, Saltitão certamente conseguirá explicar tudo direitinho.
Com a expressão séria, Carlos assentiu.
Desde que descobrissem se aquilo era realmente uma fábrica de combustível, a missão deles na ilha estaria concluída.
O tempo passou pouco a pouco. À medida que sua ansiedade aumentava, Carlos tirava de vez em quando o relógio de bolso para verificar as horas. Nunca sentira o tempo passar tão devagar.
— Companheiro, não seria melhor entrarmos ali para dar uma olhada? — perguntou Ricardo, fazendo os olhos se voltarem para a gigantesca estrutura circular ao lado.
— Pare de arranjar problemas. Você ainda não causou confusão suficiente? — respondeu Carlos, espremendo as palavras entre os dentes.
— Como assim, “arranjar problemas”? Aquilo está tão destruído que nem teto tem mais. Que perigo poderia haver? Olhe, há até teias de aranha.
Carlos não se deixou convencer e permaneceu parado, observando o relógio de bolso.
— Assim você acaba com toda a diversão. Essa instalação pertence à Fundação. O que haveria de errado em dar uma olhada lá dentro? Eles vieram da superfície. Talvez exista alguma informação crucial sobre a saída.
— Não fique falando bobagens. Não quero discutir com você agora.
— Então vamos fazer um acordo. Que tal mandar os ratos da Lili entrarem? Assim está bom para você, não está?
Página (3/3)