Capítulo Cento e Quarenta e Três: O Método de Ascensão
— Qual é o desejo de vocês? Conquistar uma ilha com água doce? Pois eu lhes digo: na Terra da Luz, a água doce corre como a água do mar; lá, as pessoas usam água potável até para se banhar.
— Co... como o povo do Coração da Ilha? — perguntou Krona, com os olhos brilhando de expectativa.
— Exatamente. Assim que chegarmos à Terra da Luz, ninguém mais precisará lutar por sua vida neste mar insano. Todos poderão viver como o povo do Coração da Ilha.
As palavras sedutoras de Charles dissiparam o medo da morte, e todos começaram a discutir com entusiasmo. Aqueles que ganham a vida no mar sempre encararam a morte com naturalidade; afinal, os covardes nem chegariam a embarcar em um navio explorador.
Contudo, nem todos eram cegamente otimistas. O capitão da embarcação anfíbia, vestido com seu uniforme militar negro, questionou Charles com sobriedade:
— Capitão Charles, mesmo que o lugar seja tão maravilhoso quanto o senhor descreve, como faremos para subir até lá?
Pois é, como subir? Essa era uma questão que também perturbava Charles. Pelo que ele sabia, o Mar Subterrâneo não parecia ter investido muito em tecnologias de voo.
— Algum dos seus tripulantes possui a habilidade de voar? — perguntou Charles aos capitães.
Eles trocaram olhares, mas acabaram voltando a atenção para Charles.
— Sr. Charles, o senhor não tem aquela relíquia que permite se transformar em um morcego gigante?
Charles tirou o Espelho do Morcego do bolso, hesitou por um momento e o guardou novamente.
— Receio que isso não funcione. O antigo dono deste objeto era um vampiro, e as coisas de vampiros costumam temer ainda mais a luz do sol.
— Só saberemos se tentarmos! Deixe comigo, Sr. Charles! — um jovem com um olho artificial branco saiu da multidão, ansioso para agir.
Charles lançou-lhe um olhar, não disse nada e entregou-lhe o espelho. O resultado foi decepcionante: assim que o morcego gigante alçou voo, transformou-se em uma bola de fogo e, em poucos instantes, reduziu-se a cinzas que se dispersaram com o vento.
Com a testa franzida, Charles recolheu o espelho, que ainda brilhava na areia. Ele pensou que, ao encontrar a saída, estaria livre, mas não esperava que ela estivesse no céu.
— É verdade, com um sol desse tamanho, como vamos subir? E se lá fora for um deserto onde nunca chove, será que ficaremos presos aqui para sempre?
Ao ouvir o comentário sarcástico de Richard, os olhos de Charles brilharam. Ele percebeu que havia caído em uma lacuna de conhecimento. Passara tanto tempo no Mar Subterrâneo que, por um momento, esquecera-se de que o sol da superfície não brilha o tempo todo.
Richard compreendeu imediatamente a linha de raciocínio de Charles.
— Cara, você é muito esperto! Como pude esquecer que não há sol à noite? Assim, precisaremos esperar no máximo doze horas para voltar à superfície!
Charles assentiu, olhando para o espelho em sua mão com um brilho de empolgação.
Era uma notícia excelente, e ele a compartilhou prontamente com todos. Ao ouvirem a novidade encorajadora, os rostos dos tripulantes se iluminaram; isso significava que em breve chegariam àquela terra lendária. Ninguém conseguia manter a calma diante de tal informação. As reviravoltas daquele dia eram inéditas para os marinheiros, representando um verdadeiro desafio para a musculatura de seus rostos.
Entre os tripulantes que assobiavam em celebração, o imediato, conhecido como Bandagem, cuspiu sangue discretamente no mar. Charles notou o gesto prontamente e aproximou-se:
— O que houve? Está ferido?
Bandagem balançou a cabeça e abriu a boca para mostrar que estava com a mucosa oral bastante machucada.
— Não é nada... comi peixe demais... a boca ficou um pouco irritada...
Charles compreendeu na hora: Bandagem provavelmente sofria de escorbuto por deficiência de vitamina C. Ao recordar a condição do médico de bordo, concluiu que não era apenas ele; todos os outros tripulantes deviam estar passando pelo mesmo, apenas com sintomas de intensidades diferentes.
Olhando para a ilha brilhante ao longe, Charles pensou por um momento e deu um tapinha no ombro do imediato:
— Espere-me aqui.
Charles retornou à ilha e começou a procurar na floresta densa. Havia uma grande variedade de plantas, e logo encontrou algumas frutas familiares: bananas de quase meio metro de comprimento e abacaxis do tamanho de punhos. A maioria das frutas continha vitamina C, o que resolveria o problema facilmente. Quanto a testar se eram venenosas, os ratos de Lily fariam esse trabalho com perfeição.
Ele coletava as frutas sem parar, mas, à medida que avançava, notou que a distribuição delas na ilha era densa demais, nada como uma floresta comum. Ao subir em um tronco, avistou, entre a vegetação cerrada, ruínas quase inteiramente cobertas por plantas, e finalmente entendeu quem as havia trazido.
Charles aproximou-se e, embora os edifícios estivessem em ruínas, ainda era possível reconhecer o estilo minimalista da Fundação. Não o surpreendeu encontrar construções da organização ali; com aquele estilo de se infiltrar em qualquer lugar, seria estranho se não tivessem notado um ponto de saída para a superfície.
Nas ruínas, uma estrutura de vidro em forma de longo corredor chamou sua atenção. Pedaços de vidro estavam espalhados pelo chão, e uma armação retangular de aço, sem um pingo de ferrugem, adentrava a floresta como o esqueleto de um verme gigante.
— Uma estufa? — Charles descartou a ideia ao ver uma cabine de aço no interior.
— Essa Fundação é incrível, conseguir instalar um elevador a essa altura... — disse Richard, olhando para a fenda na cúpula.
A cabine de aço era o elevador, e aquelas armações de ferro eram o que restava do elevador que a Fundação construíra para acessar a fenda no céu. Charles não sabia se havia outras saídas, mas suspeitava que aquele fosse um dos principais pontos de acesso da Fundação à superfície.
— Vamos voltar.
Charles agarrou as frutas, amarradas por trepadeiras, e saltou rapidamente pelos galhos em direção à praia. A maioria das frutas que ele trouxe não tinha um sabor muito agradável; os abacaxis verdes eram anestesiantes e adstringentes. As bananas pareciam grandes, mas a polpa não tinha doçura e estava cheia de sementes enormes. Apenas o coco era minimamente aceitável.
De qualquer forma, a reposição de vitamina C estava garantida. As frutas eram pesadas e, após várias viagens, Charles estava exausto. Não havia outra opção; ele era o único que podia se mover sob a luz do sol.
Com os óculos de sol que surrupiara do vampiro, Charles deitou-se na areia, bebendo água de coco e tomando sol. Depois de tanto tempo, ele não queria voltar àquela escuridão.
— Squeak! — O som de um rato soou ao seu lado. Charles levantou a cabeça, confuso, e viu Lily com seus amigos roedores, roendo um dos cocos que ele havia colhido.