Capítulo Cento e Cinquenta e Cinco: Queda

O Mar Misterioso A pena da cauda de raposa 2430 palavras 2026-04-01 16:02:48

Charles esfregou as palmas das mãos cobertas de suor contra as próprias roupas, enquanto sua mente girava rapidamente.

Será que essas coisas eram o desastre? Que tipo de desastre poderia existir na superfície? Seria possível que os horrores da superfície tivessem sido causados pelos próprios seres humanos?

— Peles-claras, afastem-se! Subir só trará desastres para vocês!!

As mantis gigantes continuavam a vibrar as asas, repetindo as mesmas palavras monotonamente.

Vendo os insetos de seis metros de comprimento espalhados por todas as direções, Charles sabia que a prioridade absoluta era não irritá-los.

Pesando cuidadosamente suas palavras, ele perguntou:
— Quem são vocês? Por que não nos deixam subir?

Se era possível dialogar, talvez conseguisse extrair alguma informação útil delas.

Contudo, as mantis não demonstravam a menor intenção de conversar com Charles, e o zumbido de suas asas tornou-se cada vez mais frenético.

— Peles-claras, desçam, agora mesmo!! O último desastre foi causado por vocês! O pacto acabou! Nunca mais acreditaremos nas suas palavras! Nunca!! — Todas as mantis revelaram suas lâminas em forma de foice.

— Que diabo de desastre é esse do qual vocês falam? O que aconteceu afinal na superfície? Eu não sei quem foram os humanos que entraram em contato com vocês da última vez, não tenho nada a ver com eles! — Charles gritou de volta.

O som das asas batendo cessou abruptamente. As mantis, aglomeradas em formação circular, pendiam na rocha escarpada como estátuas.

O tempo parecia ter congelado naquele instante; tanto os humanos quanto os monstros na parede permaneceram perfeitamente imóveis.

Nesse momento, Charles sentiu a luz do sol vinda de cima intensificar-se ainda mais. Ele agarrou as cordas com ambas as mãos e escalou o balão com a agilidade de um macaco.

Firmando o corpo, cerrou os olhos e olhou para cima, percebendo que a no máximo trezentos metros de distância havia um canto azulado brilhando com a claridade solar. Era a superfície, o seu lar de origem.

Foi exatamente nesse milésimo de segundo que, com um zumbido estridente, as mantis abriram suas asas aterrorizantes e precipitaram-se ferozmente para o ataque.

As lâminas afiadas rasgaram o invólucro do balão como se cortassem tofu. Em meio ao som incessante do couro rasgando e da madeira estilhaçando-se, todo o Vingador dos Ares desfez-se em pedaços — e entre os destroços estavam também os corpos de alguns tripulantes.

Porém, por alguma razão inexplicável, as mantis não atacaram Charles. Elas apenas pendiam das paredes rochosas ao redor, fitando o homem em queda livre com suas cabeças em formato de botão floral.

Charles ajustou rapidamente sua postura no ar, tencionando aguardar que os fiéis sobreviventes da Igreja da Luz viessem resgatá-lo.

Contudo, seus cálculos falharam desta vez. Os tripulantes sobreviventes do Vingador dos Ares não caíram com ele; em vez disso, avançaram com obstinação resoluta em direção ao túnel perigoso.

— A missão do bispo deve ser cumprida! Longa vida ao Deus Sol!!

Na perspectiva de Charles, naquele momento eles pareciam mariposas lançando-se contra as chamas.

Quando ele finalmente despencou para fora da fenda, sob a luz ofuscante do sol, avistou uma multidão incontável de mantis atirando-se sobre os fiéis.

***

A velocidade de queda de um corpo humano é vertiginosa. Charles já não dispunha de tempo para se preocupar com os outros; se caísse diretamente na água daquela altura, o impacto seria praticamente idêntico a se chocar contra o concreto.

A pressão do vento sibilante fustigava seus cabelos, enquanto sua mente trabalhava freneticamente em busca de uma solução para salvar a própria vida.

Vendo a superfície do mar aproximar-se velozmente, Charles sacou seu espelho de morcego e o esfregou contra a mão direita ensanguentada.

Um monstro grotesco em forma de morcego bateu as asas rapidamente, amortecendo a força da queda. Apenas a vinte metros da superfície do mar, Charles conseguiu finalmente deter sua descida.

Infelizmente, no segundo seguinte, sem qualquer aviso prévio, um som abafado ecoou e chamas vermelhas o envolveram por completo. Charles sentiu seu corpo inteiro arder com uma dor lancinante semelhante a milhares de agulhas espetando sua pele.

A luz do sol era a néclase dos vampiros; bastavam poucos segundos para que o destino de Charles passasse de uma morte por queda para uma morte na fogueira.

Tomado pelo desespero, Charles recolheu as asas e mergulhou diretamente nas águas gélidas do oceano.

Observando algo cair da fenda em direção ao mar, todos na Ilha da Esperança ficaram extremamente apreensivos, e aqueles que nadavam melhor correram prontamente para a água na tentativa de resgatar o sobrevivente.

Pouco depois, um Charles moribundo era amparado por Feuerbach ao entrar na cabana de palha.

Hoon foi o primeiro a se aproximar à frente de uma comitiva de fiéis, perguntando com visível tensão:
— O que diabos aconteceu lá em cima? Você viu o Deus da Luz?!

Com o corpo carbonizado e negro, Charles balançou a cabeça debilmente e respondeu:
— Não... O que nos atacou foram criaturas que vivem no teto da caverna, foram elas que nos impediram de subir.

— Como eram essas coisas? Eram muitas? — continuou Hoon, ansioso.

Contudo, ele não obteve a resposta: Charles tombou a cabeça para o lado e desmaiou.

***

Ninguém sabe quanto tempo se passou até que Charles recuperasse a consciência vagarosamente. Ele estava deitado em uma cama macia e limpa, com o corpo inteiramente envolto em espessas ataduras brancas.

Ao se mover levemente, sentiu uma dor latente irradiar de seu corpo.

— Não se mexa — disse a voz envelhecida do médico vindo do lado esquerdo.

Com esforço, Charles virou o pescoço e avistou o médico de bordo ajustando alguns frascos de remédio, enquanto Bandage estava sentado silenciosamente ao lado.

— Eu não disse para você não se mexer? — O médico segurou a cabeça de Charles e a endireitou bruscamente.

— Há quanto tempo estou apagado?

— Sete ou oito dias. Seus ferimentos desta vez foram graves, grande parte da pele do seu corpo sofreu queimaduras severas.

— Hehe, tão grave assim? Parece que vou ficar com bastantes cicatrizes pelo corpo.

Ouvindo o tom despreocupado de Charles, o rosto feio do médico expressou certo espanto:
— Com ferimentos tão sérios, você ainda parece estar de bom humor.

Relembrando aquela paisagem magnífica, os lábios de Charles curvaram-se levemente. Era a primeira vez em nove anos que contemplava o mundo exterior.

Apesar de não ter conseguido enxergar com total clareza devido à intensidade da luz, aquela vista era a coisa mais bela que já guardara em seu coração.
— Desde que eu esteja vivo, valeu a pena.

O médico exibiu uma expressão de repulsa no rosto.
— Entendi. Não pare, continue correndo para a morte; no dia em que você perder a sua vida de vez, eu finalmente poderei me aposentar deste navio.

Charles não tinha tempo para amenidades. Ele havia obtido informações cruciais dentro da fenda e precisava transmiti-las imediatamente aos fiéis da Igreja do Deus da Luz.

Se aquelas mantis eram apenas seres vivos comuns, tudo ficaria muito mais fácil: bastava encontrar um meio de eliminá-las e o caminho rumo à superfície estaria livre.

— Doutor, chame o Hoon aqui, preciso falar com ele.

— Não amole. Nas suas condições atuais, você não pode receber visitas. Cuide-se e recupere-se em paz.

Dito isso, o médico aplicou uma injeção de líquido escuro no braço de Charles, cujas pálpebras pesaram instantaneamente até que ele perdeu a consciência de novo.

Mancando, o médico saiu da enfermaria. Na porta, um fiel da Igreja do Deus da Luz que aguardava ansiosamente levantou-se de imediato e perguntou aflito:
— O senhor governador Charles já acordou?

— Que pressa é essa?! Não acordou! — rosnou o médico, empurrando-o rudemente antes de se afastar.

Deixando para trás o corredor estreito, o médico subiu ao convés do Narval, olhou melancolicamente para a iluminada Ilha da Esperança ao longe e ergueu o cantil para dar um trago longo de bebida.

— Capitão... Ele acordou... Por que o senhor... não contou a eles...?

Ouvindo a voz arrastada vindo de trás, o médico nem sequer virou o rosto.
— Deixe-o descansar um pouco. No momento, a única coisa capaz de mantê-lo quieto é a doença.